Se optar pelo Debian, tem esses 2 link que podem ajudar bastante:
Dorival, esses dois tutoriais acima cobrem praticamente 99% de todas as suas possíveis dúvidas. Mesmo assim, permaneço a disposição para lhe ajudar caso seja necessário.
Dica: Para fazer o pendrive bootável, acredito que a forma mais fácil seja baixar a iso e usar o Balena Etcher para criar a midia, pois é a forma mais fácil de fazê-lo.
Contribuíndo mais um um pouco. Hoje eu vejo como uma excelente alternativa para quem está saindo do mundo Windows, o Zorin OS e o Linux MInt. Elas são distros bem estáveis, com uma ampla base de aplicações e suporte da comunidade.
No que tange ao visual e usabilidade seguem o jeito Windows de ser, sem esforço. Possuem instalação intuitiva e simples. Reconhecem tudo com muita facilidade e de maneira bem automatizada.
Depois de instaladas é só usar. O ambiente te passa uma sensação de conforto desde o primeiro momento. O usuário, ao meu ver, não se sente em um mundo estranho. Ele se sente em casa, pois as coisas estão onde ele está acostumado a encontrá-las. O “menu iniciar” está ali no mesmo lugar do Windows. O explorador de arquivos está ali, com a mesma essência do Explorer do Windows. O navegador de internet está ali, da mesma form que no Windows. O “pacote office” está ali, você não precisa de um, é só usar. Se bem que nesse caso eu faço uma ressalva, pois acho o Libre Office mais confuso para quem vem do Office da Microsoft. Contudo é muito simples você ter o Office 365 da Microsoft nessas distros. Ou baixar um Only Office da “loja”, com apenas poucos cliques.
No Mint você pode instalar o Office 365 Webdesktop SNAP. No Zontin, por ser base Ubuntu (também) eu acredito que seja possível tê-lo dessa forma também.
É tudo muito simples e a curva de aprendizado é “quase nula” ao usar um destes dois sistemas.
Aqui na minha cidade, mesmo, eu tenho percebido que muitas empresas estão usando o Linux Mint em seus equipamentos. Até nos caixas.