Mozilla implora aos tribunais para que o acordo de busca com o Google continue

O futuro do Firefox está em risco devido a uma possível decisão judicial que pode cortar drasticamente sua principal fonte de receita, ou seja, a ação antitruste do Departamento de Justiça (DOJ) contra o Google, para acabar com seu monopólio nas buscas e publicidade online.

A Mozilla encara uma séria ameaça à sua sustentabilidade financeira, pois o processo antitruste pode proibir o Google de pagar para outros navegadores tenham seu mecanismo de busca como a principal opção.

A dependência da Mozilla em relação ao Google sempre preocupou e a atual crise é a consequência inevitável dessa situação. Atualmente, o acordo representa mais de 80% da receita da Mozilla e essa decisão acarretaria cortes drásticos nos investimentos do Firefox.

image

Sendo obrigada a cortar custos, tal medida resultaria em um Firefox menos competitivo e funcional. E a versão para Linux pode ser a primeira a sofrer cortes, devido à menor base de usuários e maior dificuldade em monetizá-lo.

Com o declínio do Firefox, o Google Chrome se tornaria ainda mais dominante no mercado de navegadores, limitando as opções dos usuários e concentrando ainda mais poder nas mãos das grandes empresas de tecnologia.

O autor alerta para a necessidade de encontrar alternativas ao Firefox e ao Chromium, mas reconhece que essa tarefa é complexa e demorada. A comunidade Linux como um todo precisa se preparar para um futuro onde o Firefox pode não ser mais uma opção viável.

Fonte: links no texto ena imagem

2 curtidas

Será ese o fim de Mozilla?

1 curtida

acho que o fim já veio nessa crise financeira de séculos.

O fim veio mesmo quando a Mozilla tinha oportunidade de extinguir esse engine ruim(Gecko) e migrar de vez pra base chromium
Agora e torcer pra comunidade fazer melhor usando os restos dessa tralha

1 curtida