Fala gente, tb? Fiz esse post, pra vc colocarem aqui, seus Shell Scripts favoritos, tanto os utéis quanto os inúteis, kkk…
Bem, eu começo, aqui tem alguns meus:
ascii-art.sh
Converte imagens em arte ASCII no terminal usando o utilitário jp2a. Mostra instrução de uso, verifica pré-requisitos e permite salvar o resultado em arquivo.
colorbars.sh
Exibe barras de cor (color bars) no terminal, simulando o padrão SMPTE, útil para testar cores do terminal.
dna.sh
Mostra as cores do terminal em formato de DNA
colors.sh
Mostra exemplos das cores básicas, fundos e brilhantes do padrão ANSI no terminal, útil para visualizar a paleta de cores suportada.
pipes.sh
Mostra uns pipes bacanas no terminal
commits.sh
Gera mensagens de commit convencionais com base nas alterações já preparadas (staged) no git, sugerindo o tipo apropriado (feat, fix, chore, etc).
gitignore-gen.sh
Gera um arquivo .gitignore adequado para uma ou mais linguagens/frameworks informados, usando templates externos, além de adicionar customizações locais.
lofi.py
Um reprodutor de músicas Lo-fi no terminal com interface TUI (curses), que toca músicas do arquivo .music.json usando o player mpv. Permite navegar, pausar e avançar faixas. Tá, esse e python, mas e mt legal.
logo.sh
Exibe um logo em ASCII com gradiente de cores RGB, (apenas se o terminal for suficientemente grande).
password-gen.sh
Gera múltiplas senhas seguras com comprimento definido pelo usuário, exibindo dicas de gerenciamento de senhas.
port-scan.sh
Realiza um escaneamento simples de portas TCP abertas em um host usando o bash e redirecionamento para /dev/tcp.
qrcode.sh
Gera um QR Code no terminal usando o utilitário qrencode, a partir de texto ou URL informado pelo usuário.
rain.sh
Exibe uma animação de “chuva” estilo Matrix no terminal, usando caracteres verticais e variações de cor.
repos.sh
Permite ao usuário selecionar e clonar múltiplos repositórios públicos de um usuário do GitHub, usando as ferramentas gh (GitHub CLI) e gum para seleção interativa.
weather.sh
Exibe a previsão do tempo para uma cidade informada, diretamente no terminal, usando o serviço wttr.in e mostrando dicas para alias no shell.
O inSANE, que é um Script que fiz para automatizar o funcionamento do comando scanimage, quando o Epson Scan e o Simple Scan pararam de funcionar.
E o batBench, que é um Scrpt para reunir o tempo restante, consumo e a bateria restante num único local. E ele ainda tem a capacidade de fazer logs e medir quanto tempo a bateria leva para chegar nos 20%:
E tenho mais alguns outros Scripts que fazem parte do Nippybox, mas esses eu posto depois por aqui.
Fala aí galera, posso participar da brincadeira com vocês ?
Esse é o meu script favorito que uso no winamp com o wine
“winamp-iniciar.sh”
Esse script corrige os “stuttering” de som do winamp com o wine.
Para aqueles que querem testar, aqui está a base
Instala o hyprland com meu config
TB não deve funcionar mais graças ao ddos no arch
Autobringup
O pior de todos esse renomeia todos os arquivos dentro da device tree do meu celular exemplo converte tudo q é aosp para lineage e renomeia os arquivos TB, faz tempo q não uso