Montar um PC gamer

Eu vou comprar na Terabyteshop ou Pichau

Eu vi esses aqui na Pichau é bom?

Eu procurei Ryzen 3 2200 mas não achei em lugar nenhum, nem 5 2400g.

oq é overclock?

Nessa faixa aí você já encontra com o Ryzen 5 4600G, pelo visto. Ele é excelente.

Overclock é o aumento da frequência do componente para além dos limites estipulados pelo fabricante. Comentei porque algumas pessoas se interessam por essa possibilidade.

1 curtida

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-amd-ryzen-5-4600g-8gb-ddr4-ssd-240gb-32403 querendo pegar esse aqui olha aí se vale a pena por favor, e do monitor ali eu vou fazer um jogo com meu irmã eu vou dar aquele para ela e vou pegar o dela de 1600x900.

Também não tem nenhuma promoção de processador :cry:

Bem, o caminho que você está escolhendo vai bem. Sobre essa máquina específica, vamos lá:

  • Processador: Ryzen 5 4600G. Ótima escolha. Se trata de um 6/12 com vídeo integrado poderoso. Você teria um ótimo desempenho já usando o vídeo integrado e um processador sensacional caso quisesse adicionar uma placa de vídeo potente no futuro.
  • Cooler: AMD original. Atende. Nada a declarar.
  • Placa-mãe: AsRock A320M-HD R4.0. Básica. Contudo, isso é de se esperar nessa faixa de preço, e acho que você não vai conseguir escapar disso. Não seria uma boa escolha caso você quisesse fazer algum upgrade de processador futuramente (pois o circuito regulador de tensão tende a ser muito exigido), mas deve atender bem no caso do Ryzen 4600G.
  • Memória: Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB 3200 MHz. Marca bacana, frequência alta, bom produto. Contudo, trata-se apenas de um pente de 8GB. Conforme comentei, isso vai prejudicar bastante o desempenho do vídeo integrado no início (embora mesmo assim seja inifinitamente melhor que aquele outro PC antigo que você havia comprado). Você pode adicionar mais um pente usando o próprio configurador (o preço sobe para R$ 2.435,04) ou então deixar para comprar futuramente caso não encaixe no orçamento. O dual channel (dois pentes de memória trabalhando juntos) faz muita diferença para quem usa vídeo integrado.
  • SSD: Team Group GX2 256GB. Básico, provavelmente DRAMless, mas mesmo assim infinitamente mais rápido que um HD. Se o espaço atender, vale a pena. No futuro você poderia adicionar um disco rígido de 1TB, por exemplo, para aumentar o espaço para armazenamento de arquivos e alguns jogos. Ou então, quem sabe, adicionar outro SSD.
  • Fonte: Pichau Gaming Nidus 500W. Ótima escolha, uma das melhores fontes de entrada à venda no mercado nacional. Muito bacana nessa parte. E já vai vir com o cabo de energia.
  • Gabinete: Mancer Argon. Nesse ponto deram mancada. Trata-se de um gabinete bem apertado e com fonte posicionada na parte superior. Vai atender de início, mas não terá bom desempenho de refrigeração. Além disso, parece vir sem a ventoinha traseira, de 12 cm, que deveria operar como exaustor (e ela é muito importante). Só suporta essa ventoinha e mais duas na frente. Bem… É uma caixa, os componentes cabem dentro, então atende, mas definitivamente é um gabinete ruim. No mínimo compre uma ventoinha de 12 cm para colocar atrás.

Enfim, é uma boa máquina sim. Se puder adicionar outro pente de memória - usando o próprio configurador da loja, bastando clicar em “configure este produto” -, melhor ainda. Você vai se surpreender com o desempenho em jogos e certamente vai ficar bastante satisfeito. Para tentar trocar o gabinete você teria que enviar uma mensagem para a loja e ver se é possível, creio eu (esse daí vai atender, mas não será bom caso, no futuro, você coloque alguma placa de vídeo com TDP muito alto).

Quanto ao monitor… O que você pretende comprar ou passar para a sua irmã? Aquele que você tinha indicado neste tópico não compensa.

E o mouse e o teclado, vai usar os que já tem?

1 curtida

Existe algum teste do Teclab ou afins? Sempre fico com o pé atrás com fonte e acabo comprando: Corsair ou Cooler Master

@JG22 Sim:

A fonte foi extremamente bem (dada a faixa de preço). É uma fonte superior às Corsair VS e CV em alguns pontos, por exemplo.

Quanto à Cooler Master, recomendo cautela. Eles têm boas fontes, mas também têm algumas que são verdadeiras tranqueiras.

1 curtida

Se não me falha a memória, tô com uma MWE 650 Wite - V2. Tive uma VS600 da Corsair que queimou em menos de três anos pois meu PC vivia dando crash devido ao C-State no Linux por se tratar de um Ryzen de primeira geração, o que me fazia desligar o PC na marra muitas vezes

Mouse teclado ainda tô escolhendo, Eu também achei a configuração desse PC aí muito melhor do que a minha outra né que não tem nem comparação.

Essa configuração aí eu consigo jogar um GTA V?

Vou negociar com a loja também ver se eu consigo isso aí que tu falou, mas o parte de memória vai ter que deixar para a próxima vez e a placa de vídeo também :sob::sob:

Sim, pois o GTA V é um jogo de 2015 (para PC) e ele pede um hardware mais modesto do que o seu (em nível de placa gráfica). Eu rodava numa 940 MX, que apesar de dedicada, é bem inferior na prática em relação a Vega integrada deste processador que você escolheu.

1 curtida

Você não teria outros para ir usando por enquanto? Pois assim sobraria dinheiro para investir no segundo pente de RAM…

Sim e muitíssimo bem. Você poderá inclusive jogar jogos muito mais pesados. O chip gráfico integrado a esse processador, com memórias em dual channel, se aproxima de uma GT 1030 GDDR5 / GTX 750Ti.

A MWE é bacana.

Eu aqui uso uma OCZ ModXStream Pro 600W desde 2014, rs. E vai longe ainda.

1 curtida

Não tenho mouse teclado.

esse vai ser meu primeiro PC gamer sempre tive vontade de ter, aí eu comprei esse na Americanas mas isso aí não pode nem chamar de PC direito eles falaram que ia me dar meu estorno em 10 dias úteis agora é só esperar que Deus abençoe que dê tudo certo :pray:

Eu quero pegar esse processador mesmo AMD Ryzen 5 4600g

E obrigado se não fosse vocês eu ia cair nesse golpe aí tava até agora aí sem saber de nada, vlw.

1 curtida

VS é uma linha mais básica que só faria sentido se fosse para potências mais baixas, computadores mais simples.
Eu digo por experiência própria… em 2008 ou 2009, comprei uma Corsair 550VX (CMPSU-VX550W). Até hoje ela funciona, e muito bem, aguentou várias configurações diferentes e não dá nem sinal de que pretende se aposentar.
Esta linha ficou muito famosa por suportar, tranquilamente, cargas bem maiores que as rotuladas, mantendo padrão de eficiência para rotular. É uma coisa de doido.

Por isto, fica o aprendizado que tem hora que o caro sai barato.

Atualizar BIOS da placa mãe é difícil mano?

Olha a configuração que eu fiz tá boa?

Cara na Pichau tá bem mais barato do que a Terabyteshop, a Pichau confiável alguém sabe?

Sim, ela e a Terabyte são as lojas referências aqui no Brasil.

Creio que a BIOS já vem atualizada ao montarem a máquina, ainda mais que é um processador que, sem atualizar a BIOS da placa mãe antes, não funcionará. Então não se preocupa com isso.

O SSD desconheço e a fonte também, se não me engano a linha “Warrior” é uma subsidiária da “Multilaser”. Só não recomendo que use single channel com APU, ainda mais em processador Ryzen devido ao infinity fabric…

1 curtida

Dessa vez você escolheu teclado, mousepad e mouse de escritório com LEDs (mesmo contexto dos anteriores). Monitor formato 4:3 (o mesmo da época dos monitores de tubo) com resolução baixa (1280 x 1024), muito ruim de usar nos dias de hoje. Fonte bomba (potência falsa, distribuição de cabos incompatível com a potência, sem PFC ativo e apenas 200V ~ 240V), memória de baixa frequência (2666 MHz) e gabinete ruim (apertado e com fonte em cima, como o anterior). Por sinal, esse Windows 10 aí também não vem ativado (é apenas uma versão de testes).

Não está legal e nem mais barato (há componentes inferiores). Melhor voltar para a configuração da Terabyte.

1 curtida

Verdade pô mais tá TD caro AMD Ryzen 5 4600g tá 990$ :scream:
se tem alguém q conhece alguma loja aí com AMD barato passar o link aí.

acho que eu vou montar esse aqui depois eu faço
upgrade

Qual é o melhor, Intel Core i3 10100F ou AMD athlon 3000g?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11709/computador-t-gamer-plataforma-amd-ryzen-3000?spec=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

Core i3 10100F não tem vídeo integrado… E o Athlon 3000G é bem fraco perto do Ryzen 5 4600G que você tinha olhado.

Se você pegar a máquina com o 4600G, vai ter um processador bastante poderoso e não precisaria trocá-lo por muitos anos, mesmo se colocasse uma placa de vídeo dedicada. O Athlon é um dual core com SMT, o tipo de processador que só se compra quando não há outra opção.

Aquela configuração da Pichau com o 4600G estava bem legal. Acredito que não há mais algo a acrescentar na discussão. Seria difícil encontrar algo melhor pelo valor.

1 curtida

Eu também queria esse mano​:cry:, Mas ainda tem que pegar o monitor e os periféricos aí ia ficar faltando 300 ou r$ 200 :cry: eu vou ter que pegar o AMD athlon 3000g mesmo, da uma bad mas é a vida.

E mesmo que tivesse, a Intel HD 630 toma uma surra da Vega 3. E novamente: APU != GPU dedicada