Eu estou usando o Linux Mint desde janeiro desse ano. Como instalei apenas para testar, deixei pouco espaço para ele no SSD. Tenho ele em dual-boot com o Windows 10.
Entretanto, só tenho usado ele. Como não tenho perspectiva de precisar do windows de novo, gostaria de saber uma coisa:
Como remover a partição do windows e passar o espaço livre ao Mint ?
Quem gerencia o seu boot? Se for o GRUB é só usar o GParted pra remover a partição do Windows 10 e usar o espaço dela pro Mint, e ajustar o GRUB no GRUB Customizer para remover a entrada do Windows.
Cuidado ao mexer no GParted e no GRUB Editor. Se não quiser não precisa mexer no GRUB, mas daí fica aparecendo a seleção de sistema quando iniciar o pc.
Se mexer errado nas partições não venha me culpar depois, só mexa se souber a partição certa.
Você tem que ter certeza de quais são as partições correspondentes ao Windows. Geralmente são as NTFS, mas é melhor ter certeza para não acabar apagando a partição do GRUB… O GRUB que detecta o seu Mint e o coloca para funcionar.
OK! Agora, pelo que entendi, a sda2 é o disco C:, e a sda7 é um disco para arquivos? Essa sda3 é a “Reservada pro sistema”, e a sda1 eu acho q seja um partição EFI do Windows. Confirma?
Devido a bagunçada intercalação de partições dos dois sistema, pelo menos na minha visão*, acho mais simples você formatar a máquina por completo, salva tudo num HD externo ou algo do tipo, apaga geral, reinstala o sistema em modo UEFI. É possível?
*Acho que quando apagar as partições, os espaços que serão livres não ficaram disponíveis para você adicionar mais espaço a sua partição “/” e partição “Home”, por isso, recomendo apagar tudo e reinstalar.
Outra coisa que posso acrescentar para que realize uma nova instalação é que a sua atual instalação não é muito recomenda, veja, você criou apenas 3 partições: / EFI e Swap. E, normalmente é mais recomendado instalar o /home separado, visto que se o sistema, por algum motivo qualquer dar “pau”, você não precisará se preocupar com a integridade dos seus arquivos pessoais, e pode reinstalar o sistema apagando apenas a partição “/” que deu o problema. Enfim, o particionamento adequado (e que está no link pro vídeo) é:
EFI - separe uns 500mb, mas nem precisa disso tudo
/ - esse você pode separar uns 40gb, ou no mínimo uns 30gb.
swap - pode ser 2gb, mas o ideal, mesmo tendo um bom PC, pode por 4gb
/home - esse, obviamente, pode deixar o máximo que sobrar.
Essa está bem fácil de resolver! Formate a partição do windows e use-a como partição /home.
Formate a partição sda4 como ext4.
Logout do ambiente gráfico.
Entre no terminal virtual, login como root
Crie uma pasta temporária e monte a partição recém formatada mkdir ~/newhome mount /dev/sda4 ~/newhome
Copie todos os arquivos da pasta /home para sua nova homa cp -pr /home ~/newhome
Renomeie o antigo home e crie uma nova home mv /home /home.backup mkdir /home
Desmonte o newhome e monte-o no local correto umount ~/newhome mount /dev/sda4 /home
Agora você já pode voltar à interface gráfica e ver se consegue dar o login sem problemas. Caso você se desespere, desmonte o novo home e “desrenomeie” a pasta home. Tudo deverá estar normal de novo. Mas não reinicie o computador enquanto não finalizar o procedimento ou então voltar para como estava, pode ser que não suba a interface gráfica.
Agora já na interface gráfica e seu computador igualzinho antes (mas com uma partição especial para o home), descubra o UUID da nova partição e atualize o /etc/fstab pelo seu programa favorito do terminal: sudo blkid (copie o valor UUID respectivo ao sda4) sudo nano /etc/fstab (crie uma entrada semelhante às demais mas especificando o ponto de montagem /home)
Reinicie o computador. Se tudo deu certo você dá login normal no seu usuário. Se houver erro no fstab você vai cair no prompt de manutenção! Mas tem jeito de garantir que o fstab está correto sem correr risco do computador não iniciar? SIM!
Refaça o passos 2 e 3, desmonte manualmente a partição /home e monte-a automaticamente usando o fstab: umount /home mount -a (esse comando monta todas as partições do fstab. Se estiver algo errado, vai dar erro agora. Corrija o fstab antes de reiniciar!) df (verifique q a partição /dev/sda4 está montada em /home)
Prova de fogo: Reinicie o computador!
Tudo certo até aqui, agora é limpar o menu do grub para tirar o windows sudo update-grub
Limpe o lixo do bootloader na partição EFI (opcional, se quiser mais informações depois cria outro tópico!)
Molezinha né! Não precisaria sequer reiniciar o computador pra decepar o windows. Aquelas partições pequenas (sda3 e sda1) recomendo nem mexer agora, só quando quiser zerar o ssd.