Na última postagem do blog oficial do Linux Mint, esta que foi feita no dia 1 de junho, está escrito algumas novidades com relação ao relacionamento do Mint e os Snaps, já que o Mint 20 está para ser lançado esse mês com sua nova base, o Ubuntu 20.04. Segue o que foi dito por Clement Lefebvre, líder e dono do Mint.
Ouvimos suas perguntas sobre o snapd. Este é um tópico importante para nós e já explicamos nossa posição no ano passado:
[…] Ao instalar as atualizações do APT, o Snap se torna um requisito para você continuar usando o Chromium e se instalando pelas suas costas. Isso corrobora uma das principais preocupações que muitas pessoas tiveram quando o Snap foi anunciado e quebra uma promessa de seus desenvolvedores de que Snaps nunca substituiriam o APT.
Uma Snap Store de instalação automática que sobrescreve parte de nossa base de pacotes do APT é um completo NÃO NÃO. É algo que precisamos parar e pode significar o fim das atualizações do Chromium e o acesso à loja de snap no Linux Mint.
Um ano depois, na base de pacotes do Ubuntu 20.04, o pacote Chromium está realmente vazio e agindo sem o seu consentimento como um backdoor ao conectar seu computador à Ubuntu Store. Os aplicativos nesta loja não podem ser corrigidos ou fixados. Você não pode auditá-los, retê-los, modificá-los ou até apontar o snap para uma loja diferente. Você tem tanto poder quanto se estivesse usando um software proprietário, ou seja, nenhum. Isso é de fato semelhante a uma solução proprietária comercial, mas com duas grandes diferenças: ele roda como root e se instala sem perguntar.
Primeiro, fico feliz em confirmar que o Linux Mint 20, como as versões anteriores do Mint, não será enviado com nenhum snaps ou snapd instalado. Segundo, para resolver essa situação, faremos exatamente o que dissemos que faríamos:
- No Linux Mint 20, o Chromium não será um pacote vazio que é instalado como snap pelas suas costas. Será um pacote vazio que informa o motivo de estar vazio e indica onde procurar o Chromium;
- No Linux Mint 20, o APT proibirá a instalação do snapd.
Você ainda poderá instalar o snapd por conta própria e nós o documentaremos nas notas de versão, mas, por padrão, o APT não permitirá que pacotes de repositório façam isso em seu nome.
Bem, o que acham?