Quando comprei o computador, ele veio com o sistema operacional chamado Policorp Linux, e, surpreendentemente, a telinha funcionava perfeitamente.
No entanto, ao desinstalar o Policorp para instalar o Fedora, não consegui mais encontrar os drivers da telinha. Por curiosidade, decidi baixar novamente o Policorp Linux, colocar em um pendrive e rodá-lo no computador, apenas para testar se a telinha funcionaria novamente.
Infelizmente, a telinha não funcionou.
Verifiquei na loja de aplicativos do Policorp Linux, procurei pelo driver da telinha, mas não o encontrei.
Também busquei no terminal e nos repositórios, e não obtive sucesso. Em resumo, a versão do Policorp Linux que veio com o computador já tinha o software da telinha, mas agora não consigo encontrá-lo em lugar nenhum.
comprei essa máquina de presente, mas ela teria que rodar windows, já fiz a instalação do os, mas os drivers estão sendo um problema. Já que não estou conseguindo baixar da loja oficial da Positivo. Alguém sabe como eu faço para baixar sem usar o serial code? (já que o meu consta como inválido) Um deles é o de wi-fi então estou sem internet na máquina.
Você fez o download do windows 11 diretamente pelo site oficial da Microsoft? É muito estranho que o driver genérico do windows não esteja funcionando, geralmente você não realmente precisa instalar os drivers listados na página de suporte da fabricante do notebook, o windows já faz a instalação do driver adequado para o PC.
No seu caso, tenta conectar na internet por conexão cabeada, e roda o windows update, aplica todas as atualizações que estiverem disponíveis e reinicia, vou no windows update e verifica novamente por atualização, e repete o processo até ele não indicar mais nenhuma atualização. Acessa o menu de atualização opcioanis e verifica que tem agluma coisa realacionada ao wifi. Na dúvida, instala todas as atualizações opcionais.
Se a conexão de internet cabeada não funcionar, tem alguma coisa errada com o PC ou com o processo de instalação do windows que você fez.
Na dúvida entra em contato com o suporte da positivo. Não é um bom sinal o número de série constar como inválido no site da fabricante.
Caso alguém ainda tenha o Policorp instalado, eu diria para verificar os processos em execução e ver se encontra algum com alguma linha de comando sugestiva contendo palavras como screen, tela, positivo, Policorp, display, mini, etc.
Também seria uma boa usar o comando lsusb e ver se retorna como se a mini tela fosse um dispositivo usb.
E seguindo a ideia do processo em execução pelo Policorp eu editaria as informações dessa telinha e acompanharia no gerenciador de processo quais os processos tiveram uso de CPU ou RAM no momento que eu cliquei em salvar/atualizar a mini tela.
Dessa forma talvez de para descobrir onde esta o programa/drive desta tela no Policorp.
Se houvesse como no mínimo baixar a minitela pelo sudo, snap, flatpak, pacman, tanto faz, seria mil vezes mais fácil. Não tenho certeza se é especificamente o fato de eu estar no linux, e só abrir para Windows, mas no note e no celular o app da minitela aparece só pra copiar link.
Chegou agora meu R15M, antes de mais nada, formatei e instalei Ubuntu, sem saber que não existia opção para reinstalar o software da telinha. Alguém teve algum avanço nisso?
Tentei usar o “suporte” pelo whatsapp e perguntei por uma forma de desativar a minitela pelo terminal e recebi essa mensagem:
“Beleza! Para desativar a minitela pelo terminal no Linux Debian, você pode usar o comando xrandr, que gerencia as telas conectadas.
- Abra o terminal.
- Digite o comando xrandr para listar as telas conectadas e identificar o nome da minitela (exemplo: HDMI-1, eDP-1).
- Depois, para desativar a minitela, use o comando: xrandr --output NOME_DA_MINITELA --off (substitua NOME_DA_MINITELA pelo nome correto que você viu no passo anterior)…”
Não sei se é uma resposta genérica da IA que eles usam ou se realmente funciona (não comprei o notebook ainda e precisaria saber se é possível desativa-la pela bios ou pelo terminal, já que pretendo usar ele com Manjaro/Arch)
No próprio manual é mencionado que a tela é um “display secundário" mas provavelmente não funcionaria da mesma forma que uma tela de monitor (???)
Se alguém tiver uma versão desse notebook com o Linux de fábrica poderia usar alguns comandos tipo lsmod pra ver se algum driver em específico é carregado pra permitir a interação com a tela, já que parece ser conectada na placa internamente.
Obs: Aparentemente a única forma de desligar a minitela é colocando o brilho em 0 pelo próprio aplicativo, a única forma de conseguir ele é ou encontrando o .deb/ou outro tipo de programa que eles usaram no Policorp Linux modificado deles.
O aplicativo pode ser encontrado no Windows no diretório “C:\Program Files\WindowsApps\PositivoInformticaS.A.PositivoMinitela_1.0.41.0_x64__6yhrh9dmgepzj“
Ao que tudo indica, o programa foi feito com .NET 8 e principalmente “Electron” então deve ser possível em teoria portar do windows pro linux sem precisar comprar um notebook novo de fábrica só pra ter o app
Achei um arquivo chamados ports.js, provavelmente a comunicação entre o computador e a minitela é feita de forma Serial.
Pessoal, consegui colocar as mãos em um notebook aqui rodando esse Policorp Linux com os drivers já pré-instalados e acho que consegui extrair o .deb do driver da minitela.
Coloquei o download aqui: positivo-minitela - Google Drive. Mas ainda não tenho certeza se funciona fora do Policorp, então queria saber se alguém se voluntaria pra testar esse .deb em alguma outra distro baseada no Debian. Se não funcionar posso tentar refazer o pacote incluindo alguma dependência que tá faltando ou algo do tipo.
Segui esses passos pra conseguir o arquivo:
Primeiro verifiquei se realmente existia algum pacote relacionado à essa minitela: dpkg -l | grep -i tela
E realmente tinha:
usuario@policorp:~/Downloads$ dpkg -l | grep -i tela ii minitela 1.0.20 amd64 Minitela Positivo
Consegui testar aqui num ubuntu no live cd e esse .deb tá funcionando, mas o botão de minitela do notebook não funciona, aí não dá pra alternar entre os modos. Vou tentar entender o porquê disso.
Tava reclamando que tava faltando o flatpak, porque eu tava no ubuntu, mas nada relacionado ao botão. E eu não tô conseguindo achar de jeito nenhum onde que esse botão tá sendo mapeado aqui no Policorp.