Mini tela da Positivo no Linux

me salvou. acabei de migrar para o fedora :two_hearts:

eu consegui acessar os arquivos no share e parece que algumas coisas podem ser modificadas. pra quem gosta

eu consegui alguns arquivos no share que TALVEZ tenha como modificar

1 curtida

Show, espero que consigam destrinchar e conseguir algum método de controlar essa telinha sem precisar de app propietário da Positivo.

ja existe amigo , da uma olhada no Alternativa não official para interagir com a minitela do Positivo Vision R15M

2 curtidas

Nossa, foram rápidos dessa vez, vou dar uma olhada, Obrigado por avisar!

eu encontrei uma coisa interesante. uma vez eu quebrei a grub e ele ficava procurando um boot por um cherry usb e agora que estava passando um gif para a minitela o fedora disse: cherry usb detected

talvez a mini tela tenha ligação de usb soldada na placa

1 curtida

Será que da pra fazer rodar no manjaro? a minha tela foi de F quando instalei

da sim mano , e so abaixar o SideCar

Olá, pessoal.

Amadurecendo a reflexão que sugeri anteriormente, e aproveitando que o assunto sobre o Linux está em alta, talvez este seja um bom momento para voltar nesse assunto e tentar avançar um pouco nessa discussão.

A mini tela em si já é um problema conhecido, mas acho que ela também representa algo maior: a forma como muitas empresas ainda tratam hardware vendido com Linux.

Infelizmente, em muitos casos, parece que o Linux é colocado no equipamento apenas para baratear custo e deixar o produto mais competitivo. A experiência do usuário fica em segundo plano. Vem uma distro OEM que muitas vezes ninguém sabe direito quem mantém, onde baixar a ISO, onde conseguir suporte ou como reinstalar sem perder funcionalidades do próprio notebook.

E isso é ruim principalmente para quem está tendo o primeiro contato com Linux. A pessoa compra um equipamento achando que vai ter uma experiência normal de uso, mas acaba encontrando limitação, falta de suporte e recurso quebrando. No fim, a culpa sobra para o Linux, quando muitas vezes o problema está na forma como o fabricante entregou o produto.

Nesse ponto, acho que seria razoável discutir alguma forma de responsabilizar melhor a fabricante. Se ela vende o equipamento com Linux e anuncia determinados recursos, então deveria também garantir os meios mínimos para manter aquilo funcionando.

Se a fabricante não desenvolve isso sozinha, tudo bem, mas então ela precisa ter uma parceria mais séria com quem desenvolve, como aparentemente é o caso da Policorp. Isso poderia até fortalecer mais as distros e softwares nacionais e dar mais confiança para quem compra.

Outro ponto que acho absurdo é que, até hoje, o pessoal ainda precise praticamente implorar para a Positivo enviar o pacote .deb da mini tela por e-mail. Sinceramente, isso não faz sentido. Por que esse pacote ainda não está disponível no site para download? Ou, melhor ainda, por que isso não foi aberto ou ao menos melhor documentado até hoje?

Não estamos falando de algo ultra secreto ou revolucionário. É apenas um componente necessário para manter funcionando um recurso físico do equipamento.

Pensando nisso, me veio a ideia de tentar provocar esse debate em algumas frentes:

• elaborar um texto mais estruturado, talvez até como base para alguma proposta legislativa;

• fazer alguma cobrança formal à Senacon - A Secretaria Nacional do Consumidor , pedindo ao menos uma posição sobre esse tipo de prática;

• ou buscar apoio de pessoas da área jurídica, especialmente colegas da comunidade, para entender melhor se existe alguma medida possível do ponto de vista do consumidor.

Talvez não dê em nada, talvez seja difícil, mas acho que pelo menos valeria tentar organizar melhor esse tipo de problema em vez de continuar tratando como “mais uma gambiarra do mundo Linux”.

Ao mesmo tempo, também penso no risco disso ter o efeito contrário: as fabricantes acharem mais fácil parar de vender com Linux, ou repassarem isso no preço do equipamento. Esse receio existe, e acho justo considerar.

Mas, por outro lado, também não me parece certo aceitar que notebook com Linux continue sendo vendido com suporte incompleto, recurso preso a software não disponibilizado e o usuário tendo que se virar sozinho.

Quem sabe não surge uma “Lei @Ytalo_Santos_Aragao:grimacing: :sweat_smile:

Enfim, deixo isso mais como isca para o amadurecimento da reflexão mesmo.

1 curtida

Olá, tenho o Positivo Vision R15M e estou usando Garuda Linux (baseado em Arch). Tentei instalar os arquivos do Drive mas o dispositivo USB da minitela (ID 0324:0324 CherryUSB) aparece com bConfigurationValue vazio e não cria porta ttyACM. Alguém conseguiu resolver no Arch/Garuda?

Estou no CachyOS (Também Baseado em ARCH) e estou conseguindo desligar a tela por meio da ttyACM.
Qual o output do comando “ls /dev/“ ? de preferência quais são os dispositivos tty que aparecem pra você?
E a minitela aparentemente não é USB mas sim Serial, ao que tudo indica…

Mn, pprt tu me ajudou muito. Tu é brabo

O do próprio site deles não funciona em algumas distros

Pô mano só sei python, será que a positivo não dá alguma informação se entrar em contato? O Lipe mal estar fez um vídeo em call com um dos engenheiros responsáveis

Depois vou testar no meu, eu uso mint cinnamon

O meu vision r15m já veio com uma dica de instalação do Windows kkkkkk mas eu botei o Mint nele e por causa dos arquivos do Google drive lá em cima resolvi meu problema com a minitela, mas vou testar o app q criaram

1 curtida