Mini tela da Positivo no Linux

Muito obrigado pela forca e por recomendar o applicativo. Fico feliz em ver que e de utilidade pra a galera :slight_smile:

To com o mesmo problema que você amigo, se eventualmente você encontrar alguma solução por favor compartilhe aqui no forum

Contexto:Tentei enviar uma imagem pelo aplicativo side car citado acima e a tela piscou e agora fica a tela information

Reniciar não ajuda, nem usar o side car para dar reboot

Inclusive agora a minitela fica piscando na bios, se alguém souber uma solução por favor compartilhe

Por favor actualiza o aplicativa ate a ultima release lanzada, ese bug ja foi corrigido, Muito obrigado pelo Feedback

pessoal conseguiram verificar se a tela funciona com o ubuntu ?
se alguem tiver alguma coisa sobre o ubuntu coloca ai pra gente poder solucionar. o windows e o linux policorp eu consegui fazer funcionar essa mini tela

Nesse fórum tem o arquivo .deb do app da minitela. Funcionou no mint(baseado em Ubuntu)

esse comportamento dos montadores nunca foi nenhuma novidade, até com o windows. quem se preocupa com a “experiencia do usuário”? isso fica a cargo da microsoft. nada mais “natural” que seja o mesmo, com nosso querido isfenicídio. as empresas de dispositivos programáveis projetados para o processamento de dados, não passam de MONTADORAS. como as fábricas de automóveis. pegam peças aqui e acolá, para dar um produto final. ou já compram pronto e botam um SO localizado, para um determinado lugar. então não se preocupam com mais nada além disso.

bingo,meu amg

Esse tópico vai envelhecer bem demais! :joy: Tópico da telinha da Positivo. Que trabalho god rapazeada. Parabéns @Nayetdet !

Só comecei a participar do diolinux plus por causa deste tópico kkkkkkk

Boa tarde! Esse tópico deveria ser pinado como eternamente aberto pelos moderadores, pois traz uma ajuda imprescindível para todos os usuários de linux que são proprietários de notebooks positivo com essa telinha auxiliar! Um trabalho extremamente bem feito e digno de louros!

Funcionou aqui no meu com linux mint. Obrigado.

Tenho um notebook Positivo com Mini Tela e uso Fedora. O app da Positivo vem num .deb, feito para Debian. Não instala num RPM sem adaptação: ele espera dpkg-query e iwgetid, que normalmente não existem no Fedora, e precisa da biblioteca de bandeja libayatana-appindicator-gtk3.

Fiz um instalador para resolver isso. Ele extrai o .deb com ar e tar, sem instalar o `dpkg` de fato. Resolve as dependências via dnf, cria shims para dpkg-query e iwgetid, e adiciona um lançador (minitela-show) que traz a janela à frente mesmo se o processo já estiver rodando em segundo plano.

Também há proteções para SELinux: o script verifica os contextos de /etc, /usr, /usr/lib e /usr/share antes e depois da instalação, usa uma área de estágio controlada e não copia xattrs ou metadados do pacote para diretórios do sistema.

Repo: GitHub - eduardoaugustolb/minitela-linux-compat: Community compatibility installer for running Positivo Minitela on Fedora and RPM Linux distributions. · GitHub

Não tem .deb nem binário da Positivo lá dentro, só scripts e documentação. Baixem o instalador original por uma fonte oficial e sigam a partir daí.

Sendo honesto: só testei em Fedora GNOME Wayland. Rodou bem, com SELinux enforcing e sem precisar desabilitar nada. Em KDE ou X11 acho que funciona, já que o app é GTK3 e pode usar XWayland, mas não tenho como confirmar porque não uso esses ambientes no dia a dia.

Uma coisa que notei: de vez em quando um GIF enviado para a Mini Tela fica com um glitch visual. Nada grave; normalmente enviar de novo resolve. Ainda não está 100% redondo.

Duas formas de instalar.

Se quiserem deixar um agente de IA cuidar disso, instalem o OpenCode e abram-no com um diretório de trabalho em ~. Peçam para clonar o repositório, por exemplo em ~/minitela-linux-compat, e seguir o LLMS.md do próprio projeto. Ele tem instruções específicas para agentes, checklist de validação (ldd, pgrep, iwgetid -r) e regra para abrir uma issue formal se algo relevante quebrar. Só precisam informar o caminho do .deb.

Se preferirem sem IA:

git clone https://github.com/eduardoaugustolb/minitela-linux-compat.git
cd minitela-linux-compat
./scripts/install-fedora.sh ~/Downloads/minitela_1.0.20_amd64.deb

Depois abram pelo menu Minitela ou diretamente:

/usr/local/bin/minitela-show

Se aparecer dpkg-query: package not installed no log, ou o processo cair antes de criar /tmp/minitela_socket, rode:

sudo ./scripts/repair-fedora.sh

O sudo é usado somente para instalar dependências, criar arquivos gerenciados pelo projeto, atualizar udev/hwdb e aplicar/verificar os contextos SELinux necessários.

Para desinstalar:

./scripts/uninstall-fedora.sh

A remoção usa o manifesto criado pelo instalador e só remove arquivos gerenciados pelo próprio projeto.

Preciso de gente testando em outros ambientes. Só validei Fedora GNOME Wayland. Se alguém rodar em KDE, X11 ou outra distro RPM, me avisa como foi. Deu problema? Abram uma issue no GitHub com distro, versão, sessão gráfica e log sanitizado sem SSID, serial ou token.

PRs também são bem-vindos, principalmente para suporte a outras distros.

Já aproveito para avisar: estou fazendo minha própria aplicação para controlar a Mini Tela, escrita do zero em Go: https://github.com/eduardoaugustolb/minitela-control

Ainda é um protótipo inicial, com interface para diagnosticar dispositivo serial, bateria, Wi‑Fi e Bluetooth. Ela ainda não envia comandos ao hardware. Se tiverem interesse, acompanhem o repositório e mandem sugestões ou contribuições.

Qualquer coisa, respondo aqui ou pelos repositórios.