Mini tela da Positivo no Linix

Vi numa postagem que a Positivo vai lançar (ou já lançou) o notebook Vision R15M e que ele virá com uma minitela para notificações e widgets, fotos, etc. Ele pode vir de fábrica com Windows 11 ou Debian Linux. A pergunta é: Alguém sabe algo sobre o suporte dessa minitela no Linux? No windows vai ser um aplicativo proprietário, será que no Debian vão colocar um app por conta deles? Será que vão deixar sem suporte na cara dura? Será que vai para os repositórios de alguma Distro? Quem sabe do próprio Debian…

1 curtida

Conhecendo a Positivo, provavelmente eles vão criar um app código fechado que depois de um tempo você não vai achar em lugar nenhum.

4 curtidas

Comprei esse computador essa semana e estou apenas aguardando a entrega. Confesso que escolhi principalmente pelo processador AMD Ryzen 7, pelos 32 GB de RAM e pelo ótimo preço.

Sobre essa telinha, acredito que ela não vá funcionar, já que uso Fedora. Pelo que sei, ela é compatível com Windows e Ubuntu/Debian, mas não com Fedora. Assim que o computador chegar, faço os testes e volto aqui com mais informações.

3 curtidas

experimente num pendrive, sem instalar, se possível. talvez venha com o policorp linux

Faço isso quando o computador chegar

4 curtidas

Vi no site que ele vem com Debian. Uma baita evolução. :star_struck:

Será que eles iriam vender a versão com Linux sem a telinha funcionar? :thinking:

Estou curioso para saber como seria instalar alguma outra distro como Opensuse ou Fedora.

1 curtida

pela minha experiencia com o positivo vision c15, se trocar de linux pode ser que os recursos no NoBo não sejam ativados po rpadrão, como a janelinha. deve ser o policorp. o bicho até que funfa bem. instalei a versão 13.1 e tá de boa, pra eu brincar em casa. mas dá para usar também.

1 curtida

consigo imaginar um adesivo sendo colado em cima da tela.

1 curtida

:joy:

Mas pelo que andei vendo a telinha funciona, sim, no Linux.

A mini tela não está funcionando no Fedora, mas funciona no Policorp Linux, que é a distro pré-instalada no dispositivo. Tentei baixar os drivers no site da Positivo, mas só encontrei versões compatíveis com o Windows 11.

2 curtidas

Essa era uma coisa que eu temia que poderia acontecer.

Entrou em contato com o suporte? Se eles disponibilizarem o pacote, creio que dê pra fazer funcionar em outra distro.

Mas no geral, como é a máquina?

1 curtida

No geral, a máquina é muito boa. Quando comprei, já sabia que a telinha não funcionaria no Linux e que provavelmente só teria suporte no Windows. Isso não chega a ser um problema para mim, mas entendo que pode incomodar outras pessoas.

Em termos de desempenho, tanto o processador quanto a memória RAM entregam muito bem — especialmente considerando o preço. Estou usando um Ryzen 7 (não lembro exatamente a série) com 32 GB de RAM, e o desempenho é excelente. Fiz até um teste rápido com Resident Evil 4 HD, só para ter uma noção de performance, e o jogo rodou perfeitamente. Claro que essa não é uma máquina voltada para games, mas sim para trabalho.

Sou programador e utilizo bastante o VS Code e Docker, e nesse aspecto a máquina atende perfeitamente às minhas necessidades.

Os únicos pontos negativos que notei foram o Wi-Fi, que não tem um desempenho muito estável (mesmo no Windows), e o áudio dos fones, que parece um pouco baixo. Fora isso, estou muito satisfeito com a compra.

2 curtidas

Conversei com o suporte da positivo e essa foi a resposta oficial:

”””
Seu Positivo Vision R15M com Linux Fedora está com a mini tela que não abre, né? :blush:

Sobre o Linux, o suporte oficial da Positivo é para Debian, então pode ser que não tenha driver específico para Fedora. Isso pode limitar o funcionamento de alguns recursos, como a mini tela.

Se quiser, posso ajudar com dicas para tentar configurar ou verificar se o sistema reconhece a tela, mas não há garantia de suporte oficial para Fedora.

Quer que eu te guie nesses passos para tentar ajustar? :wink:

1 curtida

O máximo que pode acontecer é não funcionar.

Se é do suporte, veja o que eles tem a dizer.

1 curtida

Então , mas é um app em .deb? Se for não dá pra converter em rpm e tentar instalar?

Não consegui encontrar o aplicativo para download em nenhum lugar.

Já entrei em contato com o suporte, mas eles apenas orientam a verificar o manual.

Até o momento, o aplicativo da mini tela parece estar disponível apenas na loja de software do Windows — pelo menos foi o único local onde o encontrei.

Na manual ele manda para esse site aqui:

2 curtidas

Fiz o que o suporte pedido e verifiquei o manual, no manual ele apenas mostra como instalar o programa usando a loja do Windows

Segue o link do manual:

1 curtida

É que já tá com Fedora, se tivesse com o Policorp (Debian) instalaria o synaptic(gerenciador de pacotes) e pesquisava sobre essa minitela nele.

1 curtida

Caramba, post cresceu, heim.

Em parte, foi bom saber que tiveram a decência de fazer funcionar no Debian.

Pena que não deixaram disponível em canto algum essa versão de Linux.

Pior que se liberam o .deb, a comunidade logo logo daria um jeito

2 curtidas

O problema é que a maioria das pessoas que compram a versão com Linux, o fazem apenas para pagar mais barato, depois instalam Windows mesmo. Então o suporte não está bem preparado para atender clientes que são usuários de Linux. Mas creio que em breve eles deverão disponibilizar a versão para Linux desse aplicativo da telinha para download.

2 curtidas