Minha opinião sobre o firefox (Quero a de vocês)

O firefox sempre foi meu browser principal, insisti muito e o defendi muito, mas ele está muito para trás, principalmente em relação ao edge, eis os motivos que o me fez abandona-lo:

1- Versão para android com desempenho bem abaixo dos browsers baseados em chromium, principalmente em exynos (ISSO SEM EXTENSÕES)

2- Falta de suporte a passkeys de forma funcional como no chrome e edge

3- Sem implementação do protocolo chromecast/google cast (eu sei, é proprietario, mas um protocolo alternativo como DLNA seria bem vindo para transmitir meus videos e streaming online para minha TV Android)

4- Sem um recurso importantíssimo do chrome de criptografia de sincronização do lado do cliente, onde eu defino uma senha mestra para sincronização a parte da conta google, sempre que logo no browser preciso além de logar com a conta do browser, ainda preciso digitar a senha mestra para sincronizar meus dados, principalmente mantém meus cartões de creditos seguros pois só eu tenho a chave privada ( NÂO, A proteção local do firefox não substitui essa camada)

MENÇÃO HONROSA: Depois de ser uma função praticamente antiga, FINALMENTE vai suportar webapps, porquê a demora dessa implementação no gecko?

uso o firefox pq ele ja vem instalado no linux mint, o que esta usando atualmente?
no windows uso o “ghost browser” https://downloads.ghostbrowser.com/GhostBrowser-2.4.1.2_x64.exe

Pra meu uso o firefox atende bem, no seu caso parece que a solução passa pela base chrome, embora uma coisa não exclui a outra, podendo usar os dois, caso o firefox continue sendo mais útil em algum contexto do seu uso.

No smartphone tenho o ironfox e o cromite, infelizmente os baseados em firefox não funcionam tão bem quanto os base chrome no Android, mas o firefox ainda tem suporte a extensões que pra mim são indispensáveis (noscript e ublock origins). No desktop uso o Librewolf que é base FF exclusivamente, tenho o Brave instalado só caso algum site quebre no librewolf mas raramente uso, me atende bem.

Sobre os pontos que você comentou, nunca precisei dessas funções, então não sei opinar. A questão de passkeys uso o Bitwarden pra gerenciar universalmente. Webapps realmente faz falta, no meu HTPC uso o Brave pra criar os webapps e mando abrir em tela cheia automaticamente no inicio, é uma mão na roda. Se tivesse pro firefox essa opção seria bom.

2 curtidas

Fui usuário do Firefox por muito tempo, não um defensor ferrenho, porém é nítido a queda da qualidade/estabilidade no desenvolvimento do mesmo desde que ocorreram demissões em massa de muitos devs principais a um tempo atrás.
Por conta disso o Firefox foi ficando cada vez menos lapidado e o que de fato me fez o abandonar de vez foi o alto consumo de recursos (CPU, RAM e Alta escrita de disco) nos meus dispositivos onde navegadores base Chromium rodavam de forma muito mais otimizada. Não sou um desenvolvedor Web, portanto não posso listar aqui as limitações dele nesse campo (HTML, CSS e JavaScript) frente a outros navegadores, mas nunca tive enormes problemas para usar sites no geral. É isso.

1 curtida

Também uso o IronFox, pra mim é o melhor fork e sim as extensões são indispensáveis, para ter o melhor dos dois mundos a alternativa foi o kiwi browser (suporta qualquer extensão da chrome store) e o edge beta já aceita muitas extensões.

Webapps chegou no pc na versão beta.

Muito obrigado pelo seu ponto de vista.

Infelizmente quem tem RECUR$O$ vai ficar mais a frente por ter um time específico de desenvolvimento. Eu tenho o Chrome devido a alguns sites que o exigem, mas continuo usando o Firefox porque sei que, se não houver esforço da comunidade para mantê-lo relevante, será questão de meses até seu fim.

Uma vez que não haja alternativa relevante nos motores dos navegadores da web, o Google terá carta branca para fazer o que quiser. Não precisa pensar muito para saber que os usuários comuns, tanto aqueles que defendiam o Firefox quanto os que os renegaram, serão os principais impactados por práticas abusivas de um motor monopolista.

Portanto, aceito não ter algumas facilidades, mas continuo lutando para eu poder ter alternativa. E mais, minha luta também é para vocês que preferem o Chrome também não sejam engolidos pelo monstro que estão alimentando.

5 curtidas

Eu sempre gostei do ff, mas tenho usado ele cada vez menos por conta de falta de recursos ou demora para implementação. Eu ainda uso ele mas hoje é meu navegador secundário

Olá!
Desde sempre, independente do sistema, sempre uso 2 navegadores, para evitar qualquer tipo de problema, quando 1 falta o outro complementa.
Sobre o Firefox sempre preferi ele ao Chrome, Toda distro que usei sempre trouxe o Firefox como padrão, então sempre faço meu login, baixo os meus favoritos e extensões e está pronto para o trabalho, nunca senti muita diferença entre o Firefox e os outros, não sei se porque sempre usei o Chromium e o Firefox.
Recentemente migrei para o Biglinux, onde estou usando o Brave e estou gostando bastante, mas o Firefox continua instalado firme e forte. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Pro meu uso, o firefox developer edition me atende muito bem, meu uso e simples, apenas pra codar minhas pages, e navegação básica, me atende mt bem, eu não noto nenhuma diferença dee perfarmance em relação ao chrome. No mobile eu não uso a um tempo, pois uso o DuckDuckGo Browser.

A questão é recursos financeiros.

Como é complexo o ciclo de investimento para open source, não é só montar um produto e vender. As pessoas tendem achar complicado e preferem comprar algo cômodo que não dará lhes tantos problemas; é um instinto humano, falha 50%.

Sendo assim, projetos open source tem uma dificuldade gigantesca para arrecadar fundos, e muitos usuários não querem fazer doações; algo da natureza humana, diferente das formigas/abelhas que trabalham unidas para o bem do formigueiro/colmeia, humanos pensam primeiro no bem próprio e do núcleo familiar próximo.

Eu gosto do Fire Fox devido a maior facilidade de usar outro computador, por exemplo, de um colega para o trabalho e assim que terminar, posso ter a segurança que deslogando meu perfil, o meu colega não poderá usar meus bens digitais.

2 curtidas

Opa :waving_hand:

Tanto no PC com o Librewolf como no Android com o Iceraven, estou satisfeito. E disso que você comentou, posso comentar 2 pontos:

Eu sinceramente não ligo para isso, até porque os sites carregam e funcionam como esperado, e essa “demora” (se existe) não me afeta.

Bem, eu consigo usar Passkeys graças a uma extensão fornecida pelo meu gerenciador de senhas, o KeePassXC, ou seja, tendo o programa aberto no desktop, a extensão instalada e tudo configurado, os Passkeys funcionam, e é bem prático.

E, no caso desse recurso de Passkeys em especial, pra mim só faz sentido se eu consigo armazená-los no gerenciador de senhas, porque depender de um único dispositivo é um risco gigantesco.

Firefox foi por mais de 10 anos meu navegador principal, No Windows 98 (PC Secundário) lá em 2006, me livrou do IE6.
Sinto que ele infelizmente ficou pra trás, até mesmo por causa do mercado, a Google fez uma jogada que facilitou a vida de todo mundo, tornou o motor do seu famoso Chrome codigo livre, isso foi uma facada pro Firefox, agora o Gecko tinha um competidor que já nascia com todas os privilégios possíveis.

O Zorin OS abandonou o Firefox, agora vem instalado por padrão com o Brave, melhor navegador alternativo existente, usa sim o motor do Chrome mas tem modificações pensando em privacidade, alem disso, alguns sites passam a ter pequenas, mas irritantes, incompatibilidades com o Firefox, repetindo em menor escala o que ocorreu nos anos 90 com IE x Netscape, 90% dos navegadores usam o motor do Chrome, não tem pra onde correr

Como foi falado, no mobile o Firefox nunca foi bem, acho que a tendência é piorar pro lado do Firefox, uma pena.

como uso apenas para navegar, nada mais, me atende bem.

1 curtida

Aqui eu uso o Firefox, só ele, e ele me atende perfeitamente. Tenho o Chromium instalado e atualizado apenas como becape, mas nunca preciso usar.

2 curtidas

Após passar um ano e pouco afastado do Firefox, voltei a usá-lo porque as últimas atualizações chamaram minha atenção.

Tirando o fato de eu precisar usar a extensão Chrome Mask em alguns sites, o Firefox tem me atendido bem.

1 curtida

Tenho um problema bastante incômodo no Firefox para Android. Quando acesso o site ge.globo.com, o site do Globo Esporte, carrega normalmente. Contudo, depois de um tempo ou se eu fechar o aplicativo e depois entrar de novo nele e clicar na aba em que o site estava aberto, simplesmente não carrega. Então, é necessário excluir os dados e cache, fechar o aplicativo e depois abri-lo novamente para que o site carregue. Até o momento não sei como resolver esse problema. Mas é bastante irritante!

Usei por um bom tempo, depois fui para o Brave e voltei para o Firefox recentemente. Entretanto, percebo que não vai durar muito tempo devido a demora da implementação de funcionalidades que outros navegadores entregam (exemplo, webapps que navegadores base chromium já entregam a anos e ele vai implementar agora).

Há navegadores baseados nele que implementam as mudanças e novas funcionalidades, já ele fica parado no tempo e a “novidade” vem depois de meses ou anos que já estão implementadas em outros.

Gosto de sua interface, da forma como funciona, mas com o tempo tenho a sensação de que vai ser abandonado. Pelo visto vou voltar ao Brave novamente… :sweat_smile:

1 curtida

O Firefox sempre foi, e continua sendo, o meu navegador principal no dia a dia — tanto na época em que utilizava Windows quanto agora, no Linux. Para o meu uso, ele atende muito bem. Como opção secundária, utilizo o Chrome. Apesar de perceber que o Firefox é um pouco mais lento em comparação ao Chrome, ainda o prefiro pela familiaridade, já que o utilizo há muitos anos, além de curtir a sua interface mais simples e direta. A única função que sinto falta é a dos webapps, recurso que aparentemente chegará em breve.

2 curtidas

Os web apps já chegaram.

A implementação do Firefox deixa a desejar, mas dá para o gasto.

2 curtidas