Difíci não citar mas lá vai:
A única coisa que eu realmente abomino é a falta de privacidade e controle com o manifest do chromium.
Dito isso, sou analista de sistemas e aqui na empresa, desenvolvo sistemas voltados para internet. E no meu dia dia uso firefox com uma única extensão que começa com u.
Como desenvolvedor de aplicativos web, não vejo a necessidade de implantação de alguns padrões da web por aí.
Mesmo fora da bolha do desenvolvimento, eu no meu dia dia de uso não consegui identificar uma função moderna que realmente me impeça de navegar em sites do dia a dia. Sequer que atrapalhe a navegação no firefox.
No Mobile ou Desktop? Realmente não entendo essa mania de ficar contando desempenho no navegador, mesmo uso de memória e abertura de 50 abas por sessão, absurdo!! É o mesmo que ficar tentando encontrar diferença de FPS de um sistema pra outro.
No Linux:
Uso Arch, talvez o firefox não tenha o melhor empacotamento nessa distro, não sei dizer mas normalmente quando sai uma major version do firefox de tempos em tempos ele sofre sim com travamentos, mas daí sai aquela versão de 142.0.0 pra 142.0.1 e bum! Problema resolvido. Talvez seja o mesmo no Linux com outros navegadores.
No Windows: Não uso esse sistema, mas ele atualiza legal pelo próprio aplicativo, e sinceramente não vejo diferenças entre sistemas, a única coisa que percebi é que a fonte dos sites mudam de um sistema para outro, é a única coisa que realmente noto.
O quê eu faltou pra mim como desenvolvedor?
Um protocolo para leiturs da porta serial, pra pegar o peso que vem da balança. Sim o chromium tem essa função via JavaScript, talvez outras coisas nesse sentido que nunca me aprofundei.
O legal do Firefox é que ele segue a risca o que está no MDN, então utilizando ele pra desenvolver nossos sistemas aqui na empresa, eu consigo ter certeza do que está sendo criado pelo nosso time para Web.
De ante mão, em 5 minutos consigo deixar o Firefox do jeito que preciso sem fazer malabarismos pra colocar a página inicial em branco, ou remover toda aquela telemetria que o Chrome insiste em esconder de nós, ou exigir login pelo Google para poder alterar algumas opções.
Caso de uso do dia a dia:
4 abas, whatsapp web, um site de tarefas, um outro de mensagens de atendimento e de vez enquanto um Spotify de fundo