Olá pessoal, recentemente o @Kobreq, me recomendou o solus, uma distro que ele usa. Dei uma olhada, testei, e agora vou falar como foi:
O Sistema
O sistema, interface, essas coisas em geral; eu gostei bastante, não tive problemas de desempenho não, muito pelo contrário, o sistema é MUITO rápido e eu gostei demais disso.
O Gerenciador de Pacotes
Depois de pesquisar, vi que o Gerenciador de Pacotes do Solus é o “eopkg”, pra mim não foi difícil de se utilizar, instalar algumas coisas que eu uso foi super fácil.
Agora, irei listar algumas coisas que gostei e que não gostei (infelizmente):
Desempenho
Eopkg
Wallpapers bonitos por padrão
Usabilidade
O Tema (Esse tema é lindo demais.)
Agora, o que eu não gostei:
Alguns travamentos ao fechar janelas
Firefox as vezes, dá um “tempinho” pra abrir
Bem, é isso, o bom é que tiveram mais pontos positivos do que negativos, concluindo:
Estou usando essa distro atualmente no meu computador e está tranquilo.
O Solus usa as otimizações de kernel que a Intel implementa no Clear Linux, sendo assim se você tem um processador da Intel pode ganhar um pouco de desempenho.
Caso goste de operar pelo Terminal, o eopkg possui algumas abreviações para os comandos padrões, como “it” para “install” ou “up” para “upgrade” (ao digitar eopkg -h ele mostra tudo)
Caso tenha usado uma versão com Budgie, GNOME ou MATE, o tema padrão é o Plata. No Plasma é o Breeze com uma paleta de cores mais azulada.
Qual DE você usou? Eu testei o Solus com Budgie e Plasma, ambos excepcionais em desempenho e não experimentei tais travamentos.
E o desempenho com Plasma, alguém sabe? Vou dar mais uma chance ao Gecko na VM, se der problema - a primeira tentativa de instalar falhou -, vou de Solus como sistema secundário, mas dessa vez com Plasma, pra ver se aprendo a usar
Estou usando o Solus com Budgie na máquina secundária (um Mac Mini de 2011). Estou bem satisfeito. Notei que alguns programas demoram um pouquinho pra abrir, mas nada “trágico”.
Só acrescentando… Acredito que Solus deve desempenhar muito bem em hardwares AMD também, visto que a AMD recomenda Clear Linux OS:
Tá certo que Clear Linux OS e Solus não são os mesmos sistemas operacionais, mas levando em consideração que ambos foram desenvolvidos pelo mesmo desenvolvedor, e Solus recebeu muitos patches de otimizações do Clear Linux OS, com certeza Solus em AMD também deve desempenhar muito bem.
O Solus 4.3 eu comecei a testar em live em meu notebook com Celeron e 4 Gb de RAM, e fiquei MUITO impressionado com a velocidade e a fluidez! Talvez seja o sistema mais rápido que já vi nessa máquina usando um desktop convencional (Puppy Linux e AntiX podem tê-lo superado, mas são “montados” apenas com gerenciadores de janelas, com as devidas limitações).