Minha experiência usando Solus

Olá pessoal, recentemente o @Aghbi, me recomendou o solus, uma distro que ele usa. Dei uma olhada, testei, e agora vou falar como foi:

O Sistema

O sistema, interface, essas coisas em geral; eu gostei bastante, não tive problemas de desempenho não, muito pelo contrário, o sistema é MUITO rápido e eu gostei demais disso.

O Gerenciador de Pacotes

Depois de pesquisar, vi que o Gerenciador de Pacotes do Solus é o “eopkg”, pra mim não foi difícil de se utilizar, instalar algumas coisas que eu uso foi super fácil.

Agora, irei listar algumas coisas que gostei e que não gostei (infelizmente):

  • Desempenho
  • Eopkg
  • Wallpapers bonitos por padrão
  • Usabilidade
  • O Tema (Esse tema é lindo demais.)

Agora, o que eu não gostei:

  • Alguns travamentos ao fechar janelas
  • Firefox as vezes, dá um “tempinho” pra abrir

Bem, é isso, o bom é que tiveram mais pontos positivos do que negativos, concluindo:
Estou usando essa distro atualmente no meu computador e está tranquilo. :slight_smile:

3 Curtidas

Solus é uma ótima distro, usei durante um tempo sai em abril.

2 Curtidas

Pois é, comecei a usar agora, vou tentar me acostumar.

1 Curtida

O Solus usa as otimizações de kernel que a Intel implementa no Clear Linux, sendo assim se você tem um processador da Intel pode ganhar um pouco de desempenho.


Caso goste de operar pelo Terminal, o eopkg possui algumas abreviações para os comandos padrões, como “it” para “install” ou “up” para “upgrade” (ao digitar eopkg -h ele mostra tudo)


Caso tenha usado uma versão com Budgie, GNOME ou MATE, o tema padrão é o Plata. No Plasma é o Breeze com uma paleta de cores mais azulada.


Qual DE você usou? Eu testei o Solus com Budgie e Plasma, ambos excepcionais em desempenho e não experimentei tais travamentos.

1 Curtida

Usei o MATE, agora não trava tanto quanto antes.

1 Curtida

E o desempenho com Plasma, alguém sabe? Vou dar mais uma chance ao Gecko na VM, se der problema - a primeira tentativa de instalar falhou -, vou de Solus como sistema secundário, mas dessa vez com Plasma, pra ver se aprendo a usar

2 Curtidas

Pra mim, o plasma não é tão ruim no desempenho, eu só não uso porque não fui muito com a cara dele.

Muito tempo atrás, também testei com budgie, fiquei uns dias e saí. Bora ver se dá certo agora.

1 Curtida

Estou usando o Solus com Budgie na máquina secundária (um Mac Mini de 2011). Estou bem satisfeito. Notei que alguns programas demoram um pouquinho pra abrir, mas nada “trágico”.

1 Curtida

Pois é, principalmente o firefox, mas isso não me incomoda.

1 Curtida

Só acrescentando… Acredito que Solus deve desempenhar muito bem em hardwares AMD também, visto que a AMD recomenda Clear Linux OS:

Tá certo que Clear Linux OS e Solus não são os mesmos sistemas operacionais, mas levando em consideração que ambos foram desenvolvidos pelo mesmo desenvolvedor, e Solus recebeu muitos patches de otimizações do Clear Linux OS, com certeza Solus em AMD também deve desempenhar muito bem.

O bom é que uso intel, ou seja: muito desempenho.

1 Curtida