Minha experiência com Windows 11

Eu ia esperar a atualização pelo Windows Update mas fiz antes utilizando o Assistente de Atualização há alguns dias. O meu notebook que comprei recentemente possui o seguinte hardware e atendia a todos os requisitos para o Windows 11, por isso fiz a atualização.

image

A minha primeira impressão no primeiro boot após atualização é que o sistema parecia mais pesado mas com o tempo de uso se mostrou mais rápido que o Windows 10 nas tarefas diárias. No geral, a experiência tem sido estável, apresenta alguns pequenos bugs, nada grave o suficiente para atrapalhar o uso.

A interface nova me agradou muito por ser mais limpa que o Windows 10 mas sinto que ainda precisa de melhorias. O sistema é bem responsivo e agradável de usar. Apesar de algumas alterações na barra de tarefas, dá para se acostumar com elas e talvez mudem nas próximas atualizações.

Percebi também que para abrir apps, está mais rápido também, apesar de estar rodando em HD convencional. Por enquanto é isso, conforme vou utilizando o sistema, vou atualizando esse post.

O que acharam da nova versão?

4 curtidas

Não vi muita diferença comparado com o W10, estou testando numa máquina virtual.
Estou recebendo os updates normalmente.

Achei o visual muito parecido com o KDE.
Não estou conseguindo mudar a resolução na VM…

O desempenho achei melhor que o W10.

2 curtidas

como já disse em outro tópico.
o consumo de recursos (ram+cpu+HD) está exatamente igual o win10. esse pessoal que fala que o consumo do win11 é alto ou é haters ou não usou o mesmo e está indo pelos maus comentários da net.

agora em relação a melhorias está bem a frente do win10, que ja era bom!
o meu win11 em um i3 7th e HD mecânico está iniciando em no máximo 15seg em comparação com o win10 que inicia em 8 seg no ssd nvme.

Os reinicios de atualização do win11 tbm estão muito mais rápidos. E já na instalação limpa com a Internet habilitada o win11 já instala junto os drivers proprietários (intel, realtek, qualcom) automaticamente já pro sistema fazer a primeira inicialização pronto.

4 curtidas

Ben lembrado, para instalar atualizações e reinicializar para instalar atualizações está bem mais rápido mesmo.

1 curtida

sem falar que ele está lindão!!! windows 7 aero glass vive!!!

1 curtida

a interface do windows 11 me lembra muito o kde kkkk
mas está linda mesmo!

cara eu não sei quem inspirou quem!

o kde se inspirou no windows. ou o windows se inspirou no kde?kkkk

4 curtidas

Tem um video antigão da zdnet pegou o KDE 4 e mostrou pra pessoas aleatorias na rua falando que esse era o novo Windows, na epoca o Windows Vista, bem interessante pelo Vista ter sido inspirado em várias coisas do KDE 4: Is it Windows 7 or KDE 4? - YouTube

3 curtidas

O tempo de aplicação de atualizações do Win11 ser bem menor que no Win10 não constitui uma vantagem propriamente dita. Não se trata de uma evolução na experiência do usuário, mas da correção de um erro crasso.

Só que esse erro crasso só será corrigido de fato quando o Windows manejar seus updates sem requerer que os usuários reservem um horário quase que exclusivo para isso.

Não detesto o Windows. Mas ainda não apareceu motivo para eu tirá-lo da condição de sistema só eventualmente utilizado.

Eu o testei, em uma máquina com 8GB de RAM, e posso afirmar com todas as palavras que o consumo de RAM dele está consideravelmente mais alto do que o do Windows 10. Não sou “hater” ou algo do tipo, muito pelo contrário, mas além daquele bug do Explorer alocando metade da sua RAM logo no boot ainda tem o consumo de recursos que a interface gera (convenhamos, a Microsoft nunca foi muito fã de gerenciar recursos com eficiência).

Não cheguei a sentir diferença na usabilidade, pois sei corrigir as eventuais falhas do Explorer e não uso muita coisa. Mas para quem depende de muita RAM, ou mesmo quem tem menos de 6GB, faz diferença sim.

Editado\ 15/10/21 8h18 PM

PS: uso Windows desde 2008 e o único OS que gerenciou os recursos de maneira mais ineficiente que o 11 foi o Vista. Ainda porque uma parte da “gastança” do 11 é devida a um bug, mas realmente, o tanto de RAM que ele come não é entregado em responsividade (como no macOS)

2 curtidas

então eu sou realmente um cara de sorte!

meu notebook é abençoado, pq o win11 tá rodando plenissimo em 4gb de ram, sendo que dos 4gb só está utilizando 2gb.

que bom pra mim

4 curtidas

Em um Intel 775 Dual-Core, rodando mais rápido que o Cinnamon… pode isso Arnaldo ? :thinking:

2 curtidas

Bom saber q funciona, ja estava quase deixando um dos meu 775 de lado kkkk

1 curtida

Eu gostei muito do Windows 11, mas ainda não está totalmente pronto. Só ver a lista de bugs que ainda serão corrigidos. Eu vou voltar para o Windows 10.

EDIT: eu tentei voltar utilizando o Media Creation Tool mas só permite voltar formatando tudo. Então vou permanecer no Windows 11 e vou atualizando esse post conforme sai as atualizações. Parece que agora no dia 19/10 vai lançar mais atualizações para o Windows 11.

E vc esperava oq?!

Não sei… Bugs da primeira insider preview que permaneceram no OS até a empresa anunciar outra versão?

(sim, HD100…)

2 curtidas

tô meio bolado kkk W11 rodando melhor no meu pc que o pop os e ubuntu que ficaram travando e dando lag, mesma coisa kde neon, open suse…
E olha que apesar de antigo meu pc nem é ruim, 12gb de ram, instalo o sistema num ssd, fora que agora as distros não reconhecem mais o audio hdmi do meu tv monitor por padrão pesquisei e parece ser algo relacionado ao kernel, fica dando como “unpluged” kkkk, ai tenho que baixar o pulse audio e ativar por lá…O unico que rodou liso foi o Linux Mint mas é muito feinho, aquele menu e icones do windows xp em 2021 é dificil de engolir rs…
Como tenho licença do windows na minha conta vou ficar até encher o saco outra vez ou quando não tiver mais jeito.

1 curtida

O win11 é ótimo!
Sucessor moral do Windows 7.

po, cara em relação as distros, que testei muitas por sinal! a única que se saiu pau a pau com Windows, performance no notebook foi o Manjaro tanto que estou voltando pra ele denovo.
nunca me agradei com o desempenho de utuns e based sempre ficam abaixo, se bem que o kde neon tava bonzinho mas já vou meter o pé!

1 curtida

Eis a glória de ser bancado por uma enorme concentração de mercado e por negócios de megacorporação que lhe garantem todo firmware proprietário.

3 curtidas

Caro Subaru concordo com você plenamente.
Só tenho uma duvida em questão a memoria RAM o Windows 11 esta reconhecendo mais que
4 GB porque no meu não passa de 3,8 GB e tenho fisicamente 8 GB

1 curtida