Fala gente, tb? Na minha opiniao Debian e o melhor sistema operacional q ja usei, e um otimo linux, robusto, o unico problema e q tem pacotes mais antigos q a maioria
das outras distrinuicoes linux, porem, pra contornar esse problema, eu mudei o arquivo de configuracao do apt pro repositorio testing, q
e tambem estavel, porem e recomendado pra usuarios avancados, pois, pode quebrar alguns pacotes ou pacotes podem faltar de vez em quando
tipo o gimp e o super tux kart, q estao faltando no momento q estou escrevendo esse texto, mas e completamente toleravel, pois, caso
quisesse, poderia instalar suas vercoes em flatpak ou appimage, que podem ser facilmente instaladas.
E ta na hora de falar da instalacao, foi bem facil instalar, instalei a versao estable mesmo, com a iso em netinst, minimal e apenas com
os utilitarios do sistema, depois, mudei pro Debian testing, autualizei e comecei a instalacao dos pacotes, foi bem facil no inicio, onde instalei
apenas os pacotes basicos, como o hyprland e o kitty (que mudei depois pro xfce4-terminal, mas falo disso mais terde) entre outrod, depois foi so
rodar o hyprland, q no comeco ficou com o wallpaper padrao bugado, mas depois foi so trocar por outro, e depois comecei a baixar novos pacotes
como o lightdm (que funciona :D) o nemo (escolhi ele pois e mais bonitinho e facil de usar) entre alguns outros pacotes depois foi coloco um link
com todos os pacotes instalados.
Agora ta na hora de falar do meu hyprland, instalei ele com os pacotes que vou colocar no link, ai foi so
configurar, deu um certo trabalho no comeco, mas depois ficou bem facil, deixei tudo com um tema Everforest, coisas como tema gtk, waybar, wofi,
wlogout, xfce4-terminal, neovim (que estou usando pra pre-criar esse texto) icones, etc. Bem, gostei bastante dele, ta bem rapido, bonito e simples.
Mas ainda estou aprendendo, configurando cada milimetro do sistema que sei configurar. Tipo, por exemplo, ainda nao consegui diminuir o brilho da tela
(que me deixa com raiva, a tela do notebook brilha como o sol) mas, se alguem tiver alguma dica, ou perseber qualquer coisa que ver que fiz errado, e poder
me ajudar, eu agradeco muito, espero que esse texto tenha ajudado alguem que queira instalar o hyprland no Debian.
Vou postar depois na Minha Personalização as imagens com o tema Everforest
E aqui o link com os pacotes que instalei