Minha Aventura com o Debian Testing

Fala gente, tb? Na minha opiniao Debian e o melhor sistema operacional q ja usei, e um otimo linux, robusto, o unico problema e q tem pacotes mais antigos q a maioria
das outras distrinuicoes linux, porem, pra contornar esse problema, eu mudei o arquivo de configuracao do apt pro repositorio testing, q
e tambem estavel, porem e recomendado pra usuarios avancados, pois, pode quebrar alguns pacotes ou pacotes podem faltar de vez em quando
tipo o gimp e o super tux kart, q estao faltando no momento q estou escrevendo esse texto, mas e completamente toleravel, pois, caso
quisesse, poderia instalar suas vercoes em flatpak ou appimage, que podem ser facilmente instaladas.

E ta na hora de falar da instalacao, foi bem facil instalar, instalei a versao estable mesmo, com a iso em netinst, minimal e apenas com
os utilitarios do sistema, depois, mudei pro Debian testing, autualizei e comecei a instalacao dos pacotes, foi bem facil no inicio, onde instalei
apenas os pacotes basicos, como o hyprland e o kitty (que mudei depois pro xfce4-terminal, mas falo disso mais terde) entre outrod, depois foi so
rodar o hyprland, q no comeco ficou com o wallpaper padrao bugado, mas depois foi so trocar por outro, e depois comecei a baixar novos pacotes
como o lightdm (que funciona :D) o nemo (escolhi ele pois e mais bonitinho e facil de usar) entre alguns outros pacotes depois foi coloco um link
com todos os pacotes instalados.

Agora ta na hora de falar do meu hyprland, instalei ele com os pacotes que vou colocar no link, ai foi so
configurar, deu um certo trabalho no comeco, mas depois ficou bem facil, deixei tudo com um tema Everforest, coisas como tema gtk, waybar, wofi,
wlogout, xfce4-terminal, neovim (que estou usando pra pre-criar esse texto) icones, etc. Bem, gostei bastante dele, ta bem rapido, bonito e simples.

Mas ainda estou aprendendo, configurando cada milimetro do sistema que sei configurar. Tipo, por exemplo, ainda nao consegui diminuir o brilho da tela
(que me deixa com raiva, a tela do notebook brilha como o sol) mas, se alguem tiver alguma dica, ou perseber qualquer coisa que ver que fiz errado, e poder
me ajudar, eu agradeco muito, espero que esse texto tenha ajudado alguem que queira instalar o hyprland no Debian.

Vou postar depois na Minha Personalização as imagens com o tema Everforest

E aqui o link com os pacotes que instalei

2 curtidas

Debian testing é o equilíbrio perfeito entre pacotes mais recentes e um toque de estabilidade. Se quiser aproveitar o máximo do seu hardware, recomendo fortemente que use o “systemd-zram-generator”. Este pacote instala/habilita o zram, uma espécie de swap melhorada, sem usar disco (mais lento), apenas sua RAM com compressão. Só não esqueça de desativar sua swap no /etc/fstab. Também recomendo o kernel Liquorix, ele pode te dar algumas vantagens em relação ao padrão do Debian.

3 curtidas

Valeu mano, vou dar uma olhada nisso, o desempenho ja e incrivel comparado a outros sistemas, mas sempre ajustes (e RGB’s) ajudao

Também uso o testing. Estou muito satisfeito.

1 curtida

Boa tarde rapaz.
Lembre-se que o Debian é um dos progenitores do núcleo linux, tanto que hoje existe milhares de distros baseadas nele.

1 curtida

E ae!

Cara, nesse momento estou igual a você estava naquela postagem É, eu cansei do distro hopping. Nesses últimos meses eu fiz várias peripécias, testando várias distros e interfaces. Cara, é bom, mas sei lá… eu estava ficando meio estressado, com aquela sensação constante de que sempre tinha algo para ajustar ou consertar ou modificar no sistema.

Uma coisa me intrigava: eu nunca acertava a mão com o Wayland. E eu, claro, achando que o problema era o Wayland… Porém, depois de tanta gente usar e tudo funcionar, caiu a ficha. Pensei: o problema tem que ser eu, que estou fazendo algo errado. Isso só se intensificou depois que tirei um tempo para ver alguns benchmarks, ficou o sentimento: não tem como eu não usar isso!

Até que resolvi deixar alguns preconceitos de lado em relação ao GNOME. Decidi usar duas coisas que não mexia há anos… fiz uma instalação do GNOME e o Arch e, cara, tudo funcionou! Enfim, conclusão: o problema do Wayland era eu.

Porém, como eu gosto do Debian, ficou aquela pulga atrás da orelha: será que no Debian vai ficar bom também ou isso é só alguma bruxaria do Arch? E lá fui eu, mais uma vez, criar um pendrive de instalação. E voilà: tudo maravilhoso!

Dessa vez resolvi aceitar o modo GNOME de ser. Não instalei nem o Tweaks. E isso me deu uma paz absurda!

Mas, depois dessa história toda, o que isso tem a ver com esse post? Depois de ver o pessoal usando o Debian Testing, me dei conta de que eu nunca tive coragem de usar o repositório testing. Era algo que estava nas entranhas da minha mente, um bloqueio psicológico antigo, que simplesmente me impedia de enxergar essa possibilidade… tem base?!

Bom, é isso. Foi muito simples fazer o upgrade para o Testing e estou curtindo demais. Agora eu só quero ligar o Linux e usar do jeito que está…

1 curtida

Você fez upgrade dp Debian 13 para o testing ou usava Arch e instalou o testin no lugar dele?

Ah instalei o Debian 13 depois fiz o update pro testing. Pedi pra IA revisar o texto ela tirou um monte de coisa nem reparei! Ficou meio sem sentido essa parte :sweat_smile: :rofl:

2 curtidas

eu uso o wayland basicamente para ver o desktop (dããããããããããã) e projetar a tela naqueles projetores (que esqueci o nome), no meu trabalho. o resto não me apetece, ou seja, não me importa.

o wayland tá funcionando muito bem e ficará melhor ainda. se ele tivesse 40 anos de vida, como tem o X11, estaria bombando mais ainda. e olha que, desses 40, uns 10 não fazem nada de importante no Xorg.

temos de deixar o sudosismo de lado e seguir em frente. foi bom enquanto durou, mas o sysV, X etc tem de dar a vez para novidades. o pinguim não pode viver de passado a vida inteira ou é passado pra trás.

uso wayland e não preciso fazer literalmente nada com ele. apenas alguns ajustes no SO, o que é normal até no windows.

2 curtidas

Hehe, pior msm @tijolaum, eu tbm tinha ido pro Hyprland esses dias, mas acredita, fiquei 1 semana configurando e ajustando as tweaks q fiquei sem codar nada :joy:. Enfim, AGR tô usando o Fedora, pq esse mês, vou começar como freelancer, ent não dá pra ficar perdendo tempo com o OS, e sim com o código, amanhã começar a codar mais um dos exemplos q vou colocar lá no meu portfólio, e eu simplesmente posso esquecer q o GNOME existe, e focar feliz da vida no código :grinning_face_with_smiling_eyes:.
Sobre o Debian, ele foi a primeira distro q eu usei pra valer, e mora no meu coração pra sempre, mas pra ver, não pra usar, KKK, pq eu gosto muito mais de Rolling Release, é bem mais simples de manter os pacotes e tals, e o Fedora tbm, e super estável msm sendo assim…

2 curtidas