Eu usava Kubuntu 20.04, mas as recentes mudanças do *ubuntu não me agradaram. São problemas fáceis de resolver, mas preferi aproveitar a oportunidade para testar outras distribuições, sempre usando o KDE Plasma como ambiente gráfico.
Minha primeira escolha foi o MX Linux (distro baseada no Debian), era parecido com o *ubuntu (eu poderia basicamente usufruir de qualquer .deb disponibilizado na internet). Usei essa distribuição durante 1 mês e meio, e meu amigo, a customização do KDE tem o visual tão questionável quanto o visual do site da distro, se você acha o KDE Plasma bagunçado, espere pra ver a versão desta distro, especialmente com o menu do Dolphin ultra-carregado de opções que mais atrapalhava do que ajudava. Mas preciso dizer que as MX Tools são muito boas, mas a equipe de desenvolvimento também não fez um grande trabalho no visual dessas ferramentas. Em resumo, a distro pode ser tecnicamente muito boa, mas se você procura uma distro bonita, passe longe do MX Linux.
Tomei coragem e decidi testar uma distribuição rolling release; não me importo em ter versão mais nova ou antiga do KDE Plasma, mas certos softwares que uso se tornam obsoletos rapidamente mesmo na recém-lançada versão do *ubuntu, sem contar que os repositórios do *ubuntu e Debian não são muito completos, o que me briga a ficar adicionando repositórios. A única coisa que eu queria é que a distribuição fosse a mais estável possível para uma rolling release e as distros desta catergoria que as pessoas mais consideravam com estáveis eram Solus e openSUSE Tumbleweed.
-
Descartei o Solus porque o repositório dessa distribuição é famoso por ser pobre, sem contar que, por ser uma distribuição feita do zero, não tem tanto suporte a softwares de nicho que só são disponibilizados em .deb ou .rpm, um bom exemplo é o Warsaw. Pra tudo tem solução, mas não quero dor decabeça.
-
Uma distribuição pouco famosa que as pessoas normalmente não citam, mas que usei por muito tempo no passado, é o PCLinuxOS. Discartei essa distribuição porque ela não vem com suporte a SystemD (o MX Linux também não vem com SystemD ativado por padrão, mas você pode usar as MX Tools para selecionar o kernel com suporte a essa tecnologia. É como eu disse, o MX Linux é tecnicamente bom), e já vi que há softwares que não funcionam sem SystemD, o Warsaw é um bom exemplo.
E por fim, testei o openSUSE Tumbleweed que é a distribuição que estou usando até o momento que publiquei este tópico. De início tive receio de testar porque o Dio teve uma experiência ruim com esta distro, mas felizmente não tive nenhum dos problemas. A distro é estável até o momento (se bem que nem tenho um mês de uso ainda…), os repositórios são bem completos e o KDE Plasma tem visual agradável. O negócio é me acostumar com as atualizações constantes, mas é algo que minha internet de 4MB dá conta tranquilamente e a instalação pelo Zypper é rápida e tranquila.