Saudações!
preciso de ideias quanto a um problema que estou enfrentando, tenho atualmente um hardware um tanto limitado, e talvez me traga dores de cabeça na tentativa de experimentar o linux, pois minha placa de video(principalmente ela) é um tanto problematica, tendo em vista que minha gt 730 tem duas versões:
Fermi e Kepler
sendo assim sempre que tento instalar o driver mais recente ele consta nao reconhecer a placa, pois ela parou de atualizar em meados de 2017, entao seria um driver muito especifico.
Minha grande questão é, vi que os linux sao acessiveis, e ja te trazem os drivers de antemão para voce nao ter tanto trabalho, e nesse sentido, como eu poderia encontrar qual a melhor variante do linux a utilizar por experimento em uso geral e tambem com jogos?
isso seria um grande obstaculo de fato?
deixando claro que minha placa é a versão Fermi que nao se atualiza mais desde 2017
tenho o driver no cd mas ele nao vem com os mesmos para linux
nao sei como poderei fazer para localiza-los no linux por ter visto que se intitulam la por numeraçoes diferentes a do windows que me deixa mais confuso…
Bem essa placa é antiga e a NVIDIA não dá suporte desde o drive 390, está na casa do drive 500 já.
Tem o Drive Opensource Nouveau, que não precisa instalar, mas seu desepenho não é muito bom pra jogos
Tem um post de alguem tentando instalar o drive dela, da uma olhada:
Mas o que eu digo é, lamento, e testa qualquer sistema que você goste com os drivers opensource, recomendo ZorinOS ou Pop!_OS.
agradeço imensamente mazur!
vou tentar me manter no windows mesmo por hora entao, talvez utilizar o ltsc ja que haverá suporte prolongado talvez…
e em breve mudar para uma placa amd!
eu realmente fiquei interessado em explorar esse mundo linux, talvez eu deixe pra fazer isso com o notebook velho do meu pai, tentar dar uma nova vida pra ele etc