Migrar do linux mint para o arch

Eu uso o linux mint faz um tempo e estou pensando em migrar para o arch

specs:
GPU - NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
CPU - Intel Xeon E5-2620 v3 (12) @ 3.
vou me dar bem?

Só instalando para ver.

Depende do que você quer dizer com “se dar bem”, arch é bem mais complexo de manter do que o mint.

Se você quer aprender/customizar do seu jeito é uma ótima troca.

Se você não tiver paciencia de corrigir problemas de uma distro rolling release, fique no mint.

que tipos de problema? pode me dar um exemplo?

Você tem paciência pra ficar lendo a Arch Wiki pra resolver problema? Se sim, não custa tentar.
Mas tenha em mente que o Arch vem cru, você vai ter que configurar muita coisa.
Você só sabe o quanto as distros como Linux Mint facilitam a sua vida depois que se instala o Arch, aí você percebe que a coisa é mais complicada.

• Drivers da NVIDIA o8u outros podem deixar de funcionar pós atualização.
  • Gnome/KDE podem ter bugs em versões recentes.
  • Virtualização deixam de iniciar porque o modulo do kernel mudou.
  • Vários programas deixam de abrir devido a mudanças de bibliotecas base.

Tirando isso você tem as mudanças manuais que podem vir acontecer devido a atualização:

• Regenerar ou alterar o initramfs.
  • Trocar a configuração do systemd.
  • Atualizar chaves do GPG

Mudanças de base também podem gerar problemas para quem usa linguagens de programação/docker, como ter que reconstruir as imagens do proprio docker após algumas atualizações.

Para ser um usuário de Arch tem que ler a Wiki e acompanhar todas as noticias de atualizações.

Se você não tem preguiça e gosta de aprender, pregue fogo. Mãos na massa. :wink:

Uma dica é na hora da instalação, opter por ter 2 kernels… um LTS e outro mais recente ou de sua preferencia. Caso um dê erro, você pode usar o LTS, que é uma versão mais estável.

A pergunta é: Porque vc quer migrar para o Arch?

Salve, @yan1

Parece 1 pergunta simples – mas, por trás dela, existe uma outra pergunta – escondida:

– Deletar um S.O. que está funcionando – o único S.O. que você tem! – para instalar outro, que você não conhece?

Eu nunca fiz isso!

• Quando eu dependia do Windows, instalei o Linux em outra partição: – O chamado “dualboot”. – Eu experimentava o Linux, sempre que podia. – Quando eu não podia mais perder tempo, eu reiniciava o computador, escolhia o Windows, e tocava a vida pra frente.

• Quando comecei a me dar bem com o Kubuntu, criei outra partição, para experimentar outras distros. – Quando eu não podia mais perder tempo, reiniciava o computador, escolhia o Kubuntu, e tocava a vida pra frente.

Fiz assim em 2007, num PC antigão. – Continuei fazendo assim, a partir de 2009, num novo PC. – Só deletei o Windows em 2016, quando já tinha certeza de que podia fazer tudo que precisava no Kubuntu.

• Então, continuei experimentando outras distros em “dualboot” – sem nunca deletar o Kubuntu – porque eu não podia ficar sem um S.O. que eu pudesse confiar.

No meu PC atual, de 2020, tenho espaço para instalar várias distros. – Há muitos anos, eu uso o Arch Linux, 99% do tempo. – Quando quero testar outras distros, instalo em outra partição, e posso experimentar durante o tempo que eu quiser – sem nunca deletar o Arch Linux:

Este ano, instalei o Artix (Arch sem SystemD) – e gostei tanto, que comecei a usar o Artix 99% do tempo. – Mas, depois de algumas semanas, o Artix começou a ficar esquisito. – Felizmente, o Arch Linux continua instalado, e funcionando muito bem. – Reiniciei o PC, escolhi o Arch Linux, e a vida continua, sem nenhum sofrimento, nenhum pânico, nenhuma perda de tempo. – Posso continuar pesquisando, nas horas vagas, até consertar o Artix.

Para comparação, na semana anterior usei só o Fedora – que não gosto muito, mas funcionou bem. – Teve só 2 congelamentos, em 1 semana ligado direto.

Também posso usar só o openSUSE, ou só o Debian, ou… etc. – A maioria dessas distros, só consegui “dominar”, depois de um bom tempo, sempre lendo, pesquisando, experimentando melhorias, e soluções para pequenos problemas. – O Fedora e o Mageia, demorei alguns anos, até me sentir 100% familiarizado. – O próprio Debian, comecei a experimentar em 2009, e demorei uns 10 anos, até me sentir 100% à vontade com ele.

O Void, ainda me dá trabalho. – Posso usar direto – mas quando enjoo dele, só reinicio e escolho outra distro.

Isso me permite experimentar, insistir, continuar insistindo… sem entrar em pânico.

No momento, tenho 3 partições para experimentar mais alguma distro. – Não tenho pressa. – As 9 distros que já tenho, são diversão bastante, para nunca ficar sem algum desafio.

Quando à placa NVidia, não posso dizer nada. – Muita gente usa, e se dá bem, com Arch ou sem Arch. – Eu não sei, porque desde 2009 vi que NVidia dava muito problema, então decidi não gastar dinheiro com ela.

Mas os colegas aqui no Fórum podem ajudar, pois muitos usam NVidia, e sempre conseguem resolver os problemas.

Eu registro minhas experiências num blog (aqui) – mas só sobre as distros. – Nada sobre NVidia.

Oi.

Acho que seria interessante você fazer um tutorial de como instalar várias distros em um único computador.

Você já tem uma grande experiência nisso.

1 curtida

O Arch não é este bicho papão que a galera acha não, já foi no passado, hoje com o archinstall ou com opções de distros baseadas como o CachyOS, você pode ter tudo que o Arch oferece tranquilamente.

Se quiser tornar ele mais facil que o Windows (sim, hoje o Windows é mais complicado que o Arch para mim), basta instalar o Cursor por exemplo.

Procura tutoriais como instalar o arch com btrfs e snapshot automatico ou timeshift se vc quebrar ele é so voltar con um click, a configuração é meio chata mas vale muito a pena.

Em se tratando do Arch eu iria de Cachy OS. Um Arch puro com instalação e configuração bem amigável. E roda em qualquer tranqueira. Testado e comprovado!

Aqui mesmo no D.P. eu relato minha experiência com o Cachy OS em dois cenários muito distintos e interessantes.

Eu iria pra ele, hoje em dia.

Não migre para o Arch. É melhor continuar no Mint. Ou outra distro LTS. O Arch não é difícil, só não é adequado para o seu hardware.

Você tem uma placa da NVidia (GeForce GTX 1050 Ti) que depende do driver proprietário, cujo suporte para ela já foi encerrado. Melhor evitar dores de cabeça. O Arch já não suporta nos repositórios oficiais e erros de compilação com kernels mais atuais serão cada vez mais comuns.

Eventualmente você acabará trocando essa placa de vídeo, e aí é melhor pegar uma AMD.

Cara. Eu nunca tinha tocado em linux na minha vida. Tava cansado do windows consumindo 60Gb do meu SSD de 256Gb (Ta osso. kkkk), e resolvi instalar o Arch. To a um tempinho e nenhum problema sério até agora.

O Arch, ao meu ver tem problemas, igual a qualquer OS, mas ele não é o demonio que falam. Ele deixa bastante a desejar na parte de compatibilidade, mas é só baixar uns drivers que não foram instalados na instalação e tudo da certo.

Nunca usei outras distros… Mas me apaixonei no Arch assim que pisei nele e não pretendo sair.

Venha ser um ''I use Arch user BTW" kkkk

espero que tenha ajudado :melting_face:

Atualmente no meu desktop eu estou usando o Bazzite Linux, que é base Fedora. E nos notebooks uso o Cachy. Confesso que estou pensando seriamente em ir para o Cachy (Arch puro) no destop também. Eu senti ele muito mais fluído que o Bazzite. Veja no meu desktop, um i5 de quarta, com 32Gb DDR3 eu sinto o Bazzite pesar um pouco. Já no i5 de quarta do notebook com 12Gb DDR3 eu sinto o Cachy / Arch, rodar liso demais. Eu testei o Cachy no i5 de 8a geração que estou fazendo upgrade do meu desktop e vou dizer que ficou bom demais. To pensando seriamente em mudar do Bazzite pro Cachy.

Ah faltou mencionar uma coisa, no Bazzite eu uso uma Nvidia RTX 2060. Já no Cachy OS dos notebooks são tudo IGPU intel. Sendo que a do i5 é uma HD Graphics 4000. Talvez seja por isso que o desempenho do Bazzite aparenta estar pesado. Afinal de contas, até hoje, Nvidia e Linux não estão se relacionamento muito bem.