Minha experiência com o Cachy OS, extremamente positiva, em dois cenários distintos

Olá pessoal, além do meu desktop eu tenho dois notebooks. Sendo um bem antigo e outro um pouco mais “novo”. O mais velho é um HP Pavilion, topo de linha na sua época. E o mais “novo” um Dell com tela touchscreen.

O Dell eu uso mais para trabalho de campo, cobertura jornalística. O HP estou usando pra testes. No Dell estava instalado o Big Linux. E no HP não tinha nada porque peguei sem unidade de armazenamento. Então coloquei um SSD no HP pra por um Linux nele.

Assim decidii fazer o seguinte, instalar o Cachy OS, nos dois e ver como o sistema se comporta em ambos. Resolvi compartilhar essa experiência, de modo que isso possa interessar a outras pessoas.

Então, vamos lá!

Porque escolhi o Cachy OS?

Escolhi essa distro, pois muitos estão falando bem dela. Pelo fato de ser um sistema mais “puro”, “sem nada”. E, não só por isso, tem o fato técnico dela ser desenvolvida pensada em “desempenho”. Ou seja, tendo suas bibliotecas desenvolvidas com baixa latência. No caso do HP, poderia ter escolhido o AntiX Linux, mas preferi fazer esse experimento com os dois notebooks usando a mesma distro com a mesma DE.

Nesse experimento estou usando a versão mais atual do Cachy (junho de 2026) com KDE Plasma 6x. Em ambas as máquinas eu deixei o visual no estilo MacOS, usando um script de personalização, pro Cachy OS com KDE, disponibilizado pelo Prof. Juliano Ramos.

As máquinas que usei e suas configurações

Dell:

HP

Ambas as máquinas estão com SSD SATA e possuem vídeo integrado da Intel. Sendo que a tela do Dell é touchscreen. O Dell está em resolução FullHD (1920x1080). O HP está em resolução 1

Tempo de Inicialização completa do sistema:

Dell: 22s até a tela de login / 26s feito login e o DE plenamente carregada.
HP: 33s até a tela de login / 38s feito login e o DE plenamente carregado.

Consumo geral:

Dell:

HP:

Rodando vídeo no YouTube pelo FireFox:

Dell: definido automaticamente pelo YT: 1080p (Full HD). Qualidade máxima sem perda: 1444p (2K)

HP: definido automaticamente pelo YT: 720p (HD). Qualidade máxima, com pequena perda no início: 1080p (Full HD).

Isso tanto em tela normal, quanto em tela cheia.

Rodando jogos:

Usei no teste o jogo Super Tux Kart e um visualizador de Second Life.

Super Tux Kart no Dell:

Super Tux Kart no HP:

Visualizador de Second Life

Dell - Alchemy Viewer - versão nativa pra Linux:

HP - Genesis Viewer versão de Windows emulada no Wine:

O Alchemy Viewer Linux não abriu no HP. Por isso tive de ver outro visualizador.

Conclusão:

A se levar em conta os cenários, aqui, apresentados. O Cachy OS me surpreendeu positivamente. Além de um consumo equilibrado ele rodou vídeo e jogo de uma maneira bem surpreendente, dentro da capacidade de cada notebook.

No HP eu havia experimentado o Nobara Linux e nem no modo live o mesmo apresentou-me um bom desempenho. O Bazzite não cheguei a rodar, então não posso afirmar que o desempenho seria igual ou pior que o Cachy. Contudo eu rodei o Kubuntu 24.04.4 e o desempenho foi muito satisfatório. Posso dizer que o Cachy OS com esse estilo de MacOS apresentou, no HP, um desempenho muito próximo do Kubuntu 24.04.4.

No Dell o Cachy ficou bastante fluído. Na mesma configuração visual, ao estilo MacOS, o sistema está muito responsivo e apresenta bpa usabilidade. Tudo nele funciona, incluindo o toutchscreen que está muito mais responsivo do que estava no Big Linux.

Quanto ao fato do sistema, em si, só possuir o “básico do básico”, não é difícil contornar colocar as coisas nele, tal qual eu pensei que seria. Inclusive é fácil adicionar a loja do KDE, o Discover. Com isso a instalação de aplicações se torna bem prática e intuitiva.

Então, diante do aqui exposto, e por mim vivenciado na prática. Posso dizer que, o Cachy OS, se mostra um sistema operacional eficiente e que funciona até num velho notebook de 2007, com apenas 4Gb de RAM DDR2.

Para quem deseja uma boa alternativa ao Windows, que busque algo que lhe ofereça mais performance e/ou que deseja dar um up naquele PC mais antigo. O Cachy OS pode ser uma excelente alternativa. Além do fato de que este sistema é pensado pra quem quer jogar, também. Ou seja um sistema que é desenvolvido para que o usuário possa ter uma melhor performance no uso do computador.

Bem espero que esse post tenha sido interessante e útil.

A mim se mostrou uma experiência bem válida.

Parabéns, no meu caso eu não tive tanta sorte kkk mas foi porque eu quis me jogar no cachy os de cabeça eu nem sabia o que era Linux mas bom basicamente agora que já uso distros mais pesadas como o arch e etc mas prefiro ficar no Linux mint cinnamon pela estabilidade eu estou querendo fazer um dual boot ou triple boot porque deixo o windows guardado para emergência mas bom eu quero testar o cachy os porque muita pessoa fala que é muito bom mas minha experiência foi bem ruim na instalação mesmo ele tava muito ruim dando muito erro então talvez próximo mês eu instale ele porque em um momento estou usando Linux mint windows 11 e o opensuse como um parque de diversões

Ah pessoal faltou um detalhe que não mencionei aqui. Ambos os notebooks são oriundos de lixo eletrônico. Eles vieram nas seguintes condições:

• Ambos não tem mais bateria;
  • Ambos estavam com o compartimento do armazenamento danificados. Eram os conectores, os quais arrumei.
  • O Dell veio estruturalmente completo. Já o HP veio sem a bateria e a tampa do compartimento de armazenamento.
  • O Dell usa memória DDR3, tendo dois Slots disponíveis. Veio com 8 Gb (2x4Gb) eu removi um dos pentes e coloquei um de 8Gb, totalizando 12Gb. Ele aceita até 16Gb.
  • O HP usa memória DDR2 e tem dois Slots. Veio com 4Gb (2x4Gb). Ele aceita no máximo 8Gb.
  • O Dell veio com um SSD de 480Gb em bom estado de saúde.
  • o HP veio sem nenhum armazenamento. Nele coloquei um SSD, antigo, de 60Gb.

Em ambas as máquinas o Cachy OS, com visual do MacOS Sequóia, segue funcionando muito bem. Acessando internet Wi-fii pelas suas respectivas placas de rede e funcionando praticamente tudo. No Dell o microfone está estragado, mas o som sai normal. No HP os alto-falantes estão mudos, porém o microfone funciona normalmente. Em ambos as webcams funcionam.