Olá pessoal, além do meu desktop eu tenho dois notebooks. Sendo um bem antigo e outro um pouco mais “novo”. O mais velho é um HP Pavilion, topo de linha na sua época. E o mais “novo” um Dell com tela touchscreen.
O Dell eu uso mais para trabalho de campo, cobertura jornalística. O HP estou usando pra testes. No Dell estava instalado o Big Linux. E no HP não tinha nada porque peguei sem unidade de armazenamento. Então coloquei um SSD no HP pra por um Linux nele.
Assim decidii fazer o seguinte, instalar o Cachy OS, nos dois e ver como o sistema se comporta em ambos. Resolvi compartilhar essa experiência, de modo que isso possa interessar a outras pessoas.
Então, vamos lá!
Porque escolhi o Cachy OS?
Escolhi essa distro, pois muitos estão falando bem dela. Pelo fato de ser um sistema mais “puro”, “sem nada”. E, não só por isso, tem o fato técnico dela ser desenvolvida pensada em “desempenho”. Ou seja, tendo suas bibliotecas desenvolvidas com baixa latência. No caso do HP, poderia ter escolhido o AntiX Linux, mas preferi fazer esse experimento com os dois notebooks usando a mesma distro com a mesma DE.
Nesse experimento estou usando a versão mais atual do Cachy (junho de 2026) com KDE Plasma 6x. Em ambas as máquinas eu deixei o visual no estilo MacOS, usando um script de personalização, pro Cachy OS com KDE, disponibilizado pelo Prof. Juliano Ramos.
As máquinas que usei e suas configurações
Dell:
HP
Ambas as máquinas estão com SSD SATA e possuem vídeo integrado da Intel. Sendo que a tela do Dell é touchscreen. O Dell está em resolução FullHD (1920x1080). O HP está em resolução 1
Tempo de Inicialização completa do sistema:
Dell: 22s até a tela de login / 26s feito login e o DE plenamente carregada.
HP: 33s até a tela de login / 38s feito login e o DE plenamente carregado.
Consumo geral:
Dell:
HP:
Rodando vídeo no YouTube pelo FireFox:
Dell: definido automaticamente pelo YT: 1080p (Full HD). Qualidade máxima sem perda: 1444p (2K)
HP: definido automaticamente pelo YT: 720p (HD). Qualidade máxima, com pequena perda no início: 1080p (Full HD).
Isso tanto em tela normal, quanto em tela cheia.
Rodando jogos:
Usei no teste o jogo Super Tux Kart e um visualizador de Second Life.
Super Tux Kart no Dell:
Super Tux Kart no HP:
Visualizador de Second Life
Dell - Alchemy Viewer - versão nativa pra Linux:
HP - Genesis Viewer versão de Windows emulada no Wine:
O Alchemy Viewer Linux não abriu no HP. Por isso tive de ver outro visualizador.
Conclusão:
A se levar em conta os cenários, aqui, apresentados. O Cachy OS me surpreendeu positivamente. Além de um consumo equilibrado ele rodou vídeo e jogo de uma maneira bem surpreendente, dentro da capacidade de cada notebook.
No HP eu havia experimentado o Nobara Linux e nem no modo live o mesmo apresentou-me um bom desempenho. O Bazzite não cheguei a rodar, então não posso afirmar que o desempenho seria igual ou pior que o Cachy. Contudo eu rodei o Kubuntu 24.04.4 e o desempenho foi muito satisfatório. Posso dizer que o Cachy OS com esse estilo de MacOS apresentou, no HP, um desempenho muito próximo do Kubuntu 24.04.4.
No Dell o Cachy ficou bastante fluído. Na mesma configuração visual, ao estilo MacOS, o sistema está muito responsivo e apresenta bpa usabilidade. Tudo nele funciona, incluindo o toutchscreen que está muito mais responsivo do que estava no Big Linux.
Quanto ao fato do sistema, em si, só possuir o “básico do básico”, não é difícil contornar colocar as coisas nele, tal qual eu pensei que seria. Inclusive é fácil adicionar a loja do KDE, o Discover. Com isso a instalação de aplicações se torna bem prática e intuitiva.
Então, diante do aqui exposto, e por mim vivenciado na prática. Posso dizer que, o Cachy OS, se mostra um sistema operacional eficiente e que funciona até num velho notebook de 2007, com apenas 4Gb de RAM DDR2.
Para quem deseja uma boa alternativa ao Windows, que busque algo que lhe ofereça mais performance e/ou que deseja dar um up naquele PC mais antigo. O Cachy OS pode ser uma excelente alternativa. Além do fato de que este sistema é pensado pra quem quer jogar, também. Ou seja um sistema que é desenvolvido para que o usuário possa ter uma melhor performance no uso do computador.
Bem espero que esse post tenha sido interessante e útil.
A mim se mostrou uma experiência bem válida.