Migrando para Linux: qual distro usar para suporte, estudos e edição?

Oi pessoal. Sou iniciante no Linux e queria pedir ajuda.
Consegui montei um PC recentemente (i5-14600K, RTX 5070 PNY, 32 GB DDR4, placa-mãe ASUS). Instalei o Windows 11 porque ganhei a chave do cara que eu comprei algumas peças, mas o sistema começou a dar engasgos e reiniciar sozinho. Com o fim do suporte ao Windows 10, queria migrar para o Linux.
Tenho dois SSDs um de 1 TB com o Windows instalado e um de 556 GB livre. Quero colocar o Windows no SSD menor e usar o de 1 TB para o Linux, fazendo dual boot.
Testei algumas distros no meu notebook:

• Zorin OS: gostei, mas achei algumas configurações enroladas talves o Ubuntu puro seja melhor?.
  • Linux Mint não me agradou visualmente e tive problema com meus dois monitores.

Meu uso: Jogos (não jogo nada com anti-cheat, costumo jogar jogos mais antigos, emulo e não jogo lançamentos no mês), Estudo de programação, DaVinci Resolve para trabalhos da escola e Photoshop. Eu preciso de estabilidade, porque não tenho tempo para ficar corrigindo sistema quebrado. Trabalho + escola + estudos.

Minhas dúvidas:

1. Qual distro recomendam para iniciante que quer jogar e precisa de estabilidade?
  2. A perda de desempenho em jogos é grande?
  3. Existe alternativa realmente boa ao Photoshop?
  4. Tem algo equivalente ao Armoury Crate?
  5. Para quem tem rotina apertada, o Linux compensa ou vou ter mais dor de cabeça?

Obrigado pela ajuda. Desculpem o textão ou se eu expressei mal o post.

1 curtida

Minha ajuda.

4 curtidas

Normalmente aqui no forum é recomendado Linux Mint e Zorin. Mas, qualquer uma baseada no Ubuntu tá de bom tamanho. Ou até mesmo o próprio ubuntu, mas já sabendo que a curva de aprendizado por ser um pouco maior.

Depende o jogo. Mas, normalmente não.

Dependendo do seu trabalho, não.
Se for só pra fazer thumb por exemplo, o gimp resolve.
O photoshop é extremamente superior.

Não sei o que é, então não vou opinar.

Terá mais dor de cabeça do que ganhos.
Mas, isso aconteceria com qualquer SO novo(incluindo o MAC), já que você ainda não sabe usar ele. Depois de aprender você teria ganhos expressivos sim.

6 curtidas

Recomendo cachyOS, endevourOS, nobara.
Todos com KDE plasma DE e instalados com btrfs e snapshots para vc poder voltar atrás se quebrar alguma coisa.
Também vejo muita gente falando bem do opensuse tumbleweed mas esse nunca usei.
Quanto ao photoshop a alternativa que chega mais perto
é o affinity photo e esse roda razoavelmente bem no linux
pelo wine ou bottles.

2 curtidas
3 curtidas

Não sei como o Opensuse é com relação a jogos, deve ser bom, mas o bicho é sólido como uma rocha. E sempre estará atualizado, além de já ser instalado com snapshots automáticos para recuperar o sistema em caso de quebra.

4 curtidas

Esse guia ficou top, só discordo do ubuntu como primeiro da lista :rofl:, mint>zorin>ubuntu.
Na minha opinião o ubuntu foi o melhor ate a chegada do unity dai pra cá só descendo a serra😁.

3 curtidas

OpenRGB - É simples, mas melhor. “One ring to rule them all”.

3 curtidas

Opa Vitor, tudo certo?

Como os colegas já responderam a maioria das questões que você fez e trouxeram links de exelentes guias, vou tentar contribuir com um pouco de “experiência própria”.

Já que você precisa, para o seu dia a dia, de um sistema sólido, que não te tome nenhum tempo e resolva a sua necessidade atual, a melhor opção é você instalar o Windows 10 no seu SSD de 1 Tera (eu sei, o Windows 10 perdeu as atualizações de segurança, mas você ainda tem um certo tempo para aprender a usar o Linux confortávelmente até o Windows 10 ficar potencialmente inseguro).

Não tem como você fugir da curva de aprendizagem até dominar seu novo sistema Linux, assim como foi pra você com o Windows em algum momento, você vai ter que aprender coisas como:

PS: Você citou que estuda programação, então vou trazer tópicos que um aluno de tecnologia deve se atentar, já que provavelmente, o modo “fácil” de fazer as coisas você já deve ter aprendido (você vai tirar de letra).

• Desktop Enviroment - DE (Software que permite você interagir gráficamente com o sistema Linux):
    Gnome
    KDE
    XFCE
    Cinnamon
  • Sistema de arquivos no Linux (não existe C: no Linux)
  • Repositórios
  • Gerenciadores de pacotes Nativos (instalar e desinstalar programas):
    apt
    dnf
    pacman
    zypper
  • Gerenciadores de pacotes Universais (instalar e desinstalar programas):
    flatpak
    snap
    (já coberto pelo video anterior)

• Arquivos de pacote (instalar e desinstalar programas):
    deb
    rpm
    appimage

• Atualização do sistema
  • Lidar com drivers Nvidia
  • Kernel
  • Customização de Desktop Enviroment - Rice (não obrigatório, mas deixar seu desktop exatamente do jeito que você gosta é um plus e tanto)
    Segue um exemplo de como o meu desktop Cinnamon (Linux Mint) está atualmente:

:link:Introdução ao Ricing

No seu SSD de 500 GB instale uma distribuição Linux (em dualboot usando o bootloader GRUB para gerenciar o boot) que seja estável. Para iniciantes recomendo começar por distribuições que resolvem a maioria das coisas pra você (como instalar os drivers de vídeo):

PS: Como sua placa de vídeo é Nvidia, não esqueça de usar as versões do sistema com os drivers da Nvidia já instalados.

A idéia aqui é simples: Você ter seu sistema funcionando da forma que você já conhece (No Windows 10), sem risco de se prejudicar enquanto explora o mundo do Linux nativamente na sua máquina. Teste várias distribuições diferentes, aprenda mexendo, instale os jogos que quiser e faça as modificações que quiser, veja o que funciona pra você ou não, caso tenha algum problema é só reinstalar (é de graça). Nenhum tutorial vai substituir a experiência que você terá usando o sistema por você mesmo. E quando você sentir que já consegue migrar com confiança faça imediatamente (não demora muito porquê o Windows 10 já ta rodando com o step furado).

Quando o momento da mudança chegar é só passar o Linux (com sua distribuição favorita) para o SSD de 1 Tera e, caso queira, instalar o Windows no seu SSD de 500 GB (provavelmente não vai querer kkkkkk, mas fica a seu critério).

Espero ter ajudado!

3 curtidas

Bem, meus 2 centavos para você são:

1. Use o Debian, é a base da maioria. E conseguir instalar e usar já te colocaria acima da grande maioria.

2. Segundo, dá uma olha nessa plataforma que eu fiz, o DistroWiki tem catalogado 100 distros, eu usei 84 delas.

1 curtida

Nem falo tanto do Unity em sí (porque dá pra instalar outra DE e/ou fazer um Rice pra ficar aceitável) mas, pra mim, 2 bombas foram a " Integração da Pesquisa da Amazon" (Spyware) e “Centralização e Imposição do Snap”. Essa última foi pra acabar… Infelizmente estão atirando no próprio pé a muito tempo. O bom disso é que deu muito espaço para distros como o Linux Mint, Zorin e Pop_OS crescerem bastante. O Zorin cresceu muito com o fim do Windows 10 (poderia ser o Ubuntu, mas… ).

2 curtidas