Migrando para Linux: qual distro usar para suporte, estudos e edição?

Oi pessoal. Sou iniciante no Linux e queria pedir ajuda.
Consegui montei um PC recentemente (i5-14600K, RTX 5070 PNY, 32 GB DDR4, placa-mãe ASUS). Instalei o Windows 11 porque ganhei a chave do cara que eu comprei algumas peças, mas o sistema começou a dar engasgos e reiniciar sozinho. Com o fim do suporte ao Windows 10, queria migrar para o Linux.
Tenho dois SSDs um de 1 TB com o Windows instalado e um de 556 GB livre. Quero colocar o Windows no SSD menor e usar o de 1 TB para o Linux, fazendo dual boot.
Testei algumas distros no meu notebook:

• Zorin OS: gostei, mas achei algumas configurações enroladas talves o Ubuntu puro seja melhor?.
  • Linux Mint não me agradou visualmente e tive problema com meus dois monitores.

Meu uso: Jogos (não jogo nada com anti-cheat, costumo jogar jogos mais antigos, emulo e não jogo lançamentos no mês), Estudo de programação, DaVinci Resolve para trabalhos da escola e Photoshop. Eu preciso de estabilidade, porque não tenho tempo para ficar corrigindo sistema quebrado. Trabalho + escola + estudos.

Minhas dúvidas:

1. Qual distro recomendam para iniciante que quer jogar e precisa de estabilidade?
  2. A perda de desempenho em jogos é grande?
  3. Existe alternativa realmente boa ao Photoshop?
  4. Tem algo equivalente ao Armoury Crate?
  5. Para quem tem rotina apertada, o Linux compensa ou vou ter mais dor de cabeça?

Obrigado pela ajuda. Desculpem o textão ou se eu expressei mal o post.

1 curtida

Minha ajuda.

4 curtidas

Normalmente aqui no forum é recomendado Linux Mint e Zorin. Mas, qualquer uma baseada no Ubuntu tá de bom tamanho. Ou até mesmo o próprio ubuntu, mas já sabendo que a curva de aprendizado por ser um pouco maior.

Depende o jogo. Mas, normalmente não.

Dependendo do seu trabalho, não.
Se for só pra fazer thumb por exemplo, o gimp resolve.
O photoshop é extremamente superior.

Não sei o que é, então não vou opinar.