Microsoft Office, a última barreira para o Linux

Essa dinâmica fica clara quando olhamos para o próprio ecossistema da Microsoft, que frequentemente apresenta problemas de compatibilidade. Em uma análise geral, isso não deveria acontecer. Afinal, uma mudança de versão pressupõe melhorias em vários aspectos — e a compatibilidade deveria ser uma delas. Mas, na prática, a realidade é outra.

Longe de fidelizar sua base de clientes, essa postura acaba gerando frustração. E se os usuários não mudam de aplicação, não é por satisfação ou facilidade, mas sim porque a mudança muitas vezes lhes é empurrada goela abaixo.

Raras são as empresas que param para perguntar aos funcionários qual pacote de escritório eles preferem usar. O ecossistema Office é imposto de cima para baixo. Estaríamos diante de contratos de patrocínio ou seriam práticas abusivas de mercado por parte da Microsoft? A verdade é que, embora todos saibam que isso acontece, o mercado continua refém.

Há imensas falácias no que você fala.

É justamente por é um sistema operacional diferente, a forma de funcionar é diferente, além disso para um usuário comum que vai utilizar uma distro bem conhecida como ubuntu, linux mint, zorin os e etc, não tem NENHUM, absolutamente NENHUM motivo para entrar no terminal caso for um usuário comum.

Isso é uma falácia forte e descarada.
Usuário de Windows o que mais tem são tutoriais no youtube para “desbostificar” o windows, tem que fazer imensas gambiarras na instalação para não usar o usuário online, a diferença é que usuário de Windows aceitou que isso é o normal, poderia ficar por horas falandas as gambiarras que temos que fazer no Windows para ele ficar minimamente descente.

Mentira também, é que você aprendeu a contornar todas elas por já ter experiência com o sistema.

Este mesmo Youtube é uns do que mais mexe profundamente no Windows.

Outra mentira fortíssima também para defender sistema de empresa bilionária.
Inúmeras vezes foi relatado quebras no Windows por conta do Windows Update, a empresa precisa de 1 update ruim para quebrar tudo, basta 1 google rápido que você achará relatos e matérias sobre.

Para migrar pro linux é muito simples, é aceitar que as distribuições deles funcionam de formas diferentes e você precisa aprender sobre, além disso tem que verificar se você quer usar os softwares que tem para ele do jeito que são, e não ficar fazendo malabarismos para usar como fazia no sistema antigo.

O problema em si não são os softwares de office, é o formato que são criados, docx é a microsoft que dita como ele deve ser de forma fechada, veja esse tópico: Porque empresas preferem o .docx ao invés do .odt?. Tente utilizar formatos abertos como .odt, minimiza incompatibilidade entre softwares. E como você não pode se livrar dos arquivos antigo e nem converter, o jeito é permanecer no mesmo S.O com o mesmo Office.

Até os tutoriais do Diolinux em maioria são pelo terminal. Mas dá para usar o sistema sem recorrer a ele tranquilamente.

Eu nunca fiz gambiarra nenhuma no meu sistema. So desativo algumas coisas. Última vez que instalei o sistema foi em 2023 para usar SSD e depois nunca mais precisei. Tirando o unnatend, qualquer outra gambiarra tem risco de estragar o sistema.

Você esteve do meu lado enquanto eu usava meu sistema e eu não percebi? Baseado em que você afirma que estou mentindo? Eu uso Windows 11 desde 2021, e a última instalação foi em 2023 para utilizar SSD, depois disso nunca mais precisei reinstalar ou restaurar sistema. Segue funcionando até hoje.

É verdade, infelizmente pode acontecer com qualquer sistema. Eu sigo atualizando meu Windows e nunca problema nenhum, inclusive instalando as atualizações prévias.

Eu tive que dar um like no vídeo do Leon porque graças a ele muita gente está testando o linux nem que seja para fugir dele depois. “A primeira impressão é a que fica” para o marketing esse ditado popular é lei.

Para a massacrante maioria dos usuários que já “engrossaram o couro” usando linux é incompreensível a dificuldade do usuário comum iniciante nesse S.O.. De fato não é a experiência de uso dessas ferramentas. Se fosse tão fácil como sugerem a Microsoft não teria passado décadas aperfeiçoando a interface e ferramentas da Switch Office. Grato pelo comentário.

Também sou professor e o problema, no meu caso, passa longe sobre se adaptar ao novo software (tenho zero problemas com isso), mas trabalhar em grupo num mar de gente que só usa MS OFFICE faz da sua vida impossível…pois em TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS onde se tem formatação mais complexa desconfigura TUDO…numa simples correção de TESE o arquivo entre vc e o estudante vai e volta inúmeras vezes e tudo q vc não quer é a cada vez que for ler o texto quebrar tudo e ter retrabalho inúmeras vezes…é bem isso…pro meu caso de uso o problema é COMPATIBILIDADE.

Já tive problemas com isso também em meus clientes.

Grande parte se dá ao formato docx, sendo que o mesmo programa aceita exportar em odt

Já testei os 2 formatos e sempre desconfigura ao compartilhar…qdo é um arquivo q só eu vou utilizar aí uso .odt e quase não tenho problema. Mas se tiver q compartilhar arquivos complexos: “esquece”…vai só passar raiva.

Acabei de fazer uma pesquisa no google sobre a proporção de usuários Windows pirata em 2026 e a resposta foi de 45% a 47%. Se o povo prefere piratear o S.O. correndo riscos sérios de serem processados mesmo sendo esse sistema ruim demais, ao invés do Linux que é muito melhor, seguro e gratuito, é um forte sinal de que a comunidade está deixando a desejar.

Eu li vários comentários e não posso simplesmente julgar ninguém pois cada um teve experiências diferentes com usuários diferentes de Windows o que impossibilita generalizar, mas há um fator comum entre todos os usuários que rejeitam o Linux após algum tempo usando, a preferência inegociável dos usuários ao software instalado localmente na máquina ainda que o online seja tão bom quanto.

Vejam, em um escritório que atendo, antes de tentar fazer os usuários usar Linux ou mesmo dar um treinamento para só depois migrar as estações de trabalho, eu coloquei o Libre Office nos terminais para usarem no lugar do Microsoft Office e depois de alguns dias pelejando com problemas de compatibilidade eles pediram para instalar novamente a Switch da Microsoft que na verdade eu não tinha desinstalado, apenas ocultei os atalhos. O interessante é que eles até relevaram a questão de não haver atalhos para os recursos mais usados tento que acessar os menus e decorar os lugares onde estão ou criar os atalhos desses recursos na barra do Writer e Calc, mas não deu para mascarar a incompatibilidade persistente que fez os usuários desistirem, e eu também.

Em minha humilde opinião falta apreço pelo esmero da parte dos desenvolvedores da Switch Libre.

Então resumo como sendo os fatores comuns o problema de compatibilidade entre formatos de arquivos e a preferência (repito) inegociável à Switch Office (seja qual for) instalada localmente.

Sobre os softwares instalados localmente eu nem discuto justamente por não ser uma opção para os usuários independentemente da minha experiência com softwares online.

Eu até poderia ter dito essas coisas no texto da publicação mas só com as respostas de vocês eu fui lembrando aos poucos desses pequenos detalhes da experiência do dia a dia de trabalho que muitas vezes caem no esquecimento.

Obrigado a todos e continuem o papo até onde der.

Microsoft não vai atrás de usuários domésticos de software pirata. Eles vão atrás de corporações, universidades, empresas, de onde pode tirar dinheiro.

Tenho instalado o OnlyOffice para os novatos de Linux, tem dado bem mais certo em relação ao libreOffice.

Não acredite nisso.

Dinheiro é dinheiro seja lá da onde vem.

Não vale a pena.

Qualquer software , seja qual for.

Falo isso, pois já tive que pagar centavos em um cartão.
O dinheiro que gastaram no boleto foi mais que eu tive que pagar.

Não tô estimulando pirataria não. Só acho que dizer que Microsoft vai atrás de qualquer usuário por pirataria é um pouco equivocado.

Ok.

Mas falo sobre a ms não ir atrás de usuário comum.

Há uma luz no fim do túnel.

também só recomendo o OnlyOffice pro meus professores por ser parecido com o Office da MS e ter opção de criar uma conta online, assim integrando os arquivos na nuvem dando pra acessar de qualquer lugar com meu e-mail e senha única.

Já vi gente comentando que o Markdown poderia ser uma solução, mas, a curva de aprendizagem e o tempo necessário para tal, seria um problema para o usuário normal.

opção de office é o que mais tem (libreoffice, wps, onlyoffice, etc), e depois que muita coisa passou a ser na nuvem (até o microsoft office) isto não é mais problema