Com certeza são muitas excelentes opções, o problema é que mesmo tendo o onlyoffice o povo prefere a switch instalada localmente. Acredite.
Em algumas empresas o patrão manda e o funcionário obedece, aí todos aprendem as ferramentas que é uma beleza, noutras é o poste que mija no cachorro, os funcionários é que ditam ao patrão do que precisam para trabalhar e acabo tendo um trabalho absurdo pra manter funcionando com esse sistema bizarro da M$.
Dê uma olhada no Onlyoffice, a experiencia de uso é bem próxima do uso do MS Office. Acredito que terá maior recepticiedade.
O LibreOffice é um ótimo porém ele tem o jeito dele de fazer as coisas, eu que o utilizo há muito e muito anos, tem momentos que perco muito tempo procurando como fazer algo básico que faria facilmente no Office. Fico imaginando quem não tem costume de usar ele, menus todos diferentes, jeito de fazer as coisas totalmente diferente, nesse sentido eu compreendendo quem não se adapta.
Há algum tempo atrás testei Onlyoffice na minha máquina, gostei demais da experiencia. Mas depois tive que fazer uma nova instalação, optei em deixar o LibreOffice apenas porque já foi já veio padrão na instalação e eu fiquei com preguiça de troca haha! Brincadeira, como eu uso pouco aqui em casa acho o LibreOffice mais leve, atende ao que preciso.
OnlyOffice?
“fanboy de apple”,
Eu conheço a solução, descobri ela aqui mesmo por indicação dos colegas. O problema é que os usuários querem o software instalado no próprio PC. Além de que se faltar internet por qualquer razão a switch office estando instalada no laptop não terá qualquer problema. Já é complicado arriscar isso em PCs pessoais, imagina em terminais de produção.
Eu já testei de tudo que é suíte de escritório, incluindo a esquecida WordPerfect:
E em minha experiência posso lhe dizer que a suíte com a melhor compatibilidade ao Microsoft sem ser o próprio MS-Office é a suíte da Softmaker:
- FreeOffice (Versão Gratuita): FreeOffice: a melhor alternativa grátis ao Microsoft Office
- Softmaker Office (Versão Paga): SoftMaker Office Professional 2026 | Visão geral