Confira o post completo no blog: Microsoft Edge é lançado oficialmente para Linux
O popular navegador de internet da Microsoft, o Microsoft Edge, finalmente chega para ser testado em sua versão do Linux.
Olá,
No trecho do comando abaixo para Ubuntu:
sudo sh -c 'echo “deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main” > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list’
A última aspa " ’ " (após microsoft-edge-dev.list) precisou ser trocada por " ’ ", que é a mesma antes do comando echo.
Após realizar estas alterações o comando foi executado com sucesso (no meu caso).
Tmj!
Outra alteração para Ubuntu que precisei realizar foi a seguinte:
sudo sh -c 'echo “deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main” > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list’
No arquivo gerado/atualizado (microsoft-edge-dev.list) após executar o comando acima, precisei remover as aspas duplas (") antes e depois de deb [arch=amd64] Index of /repos/edge/ stable main, que antes gerava o seguinte erro:
E: Tipo ‘“deb’ não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list
E: A lista de fontes não pode ser lida.
Agora estou com o Edge rodando de boas no meu Ubuntu 20.04!!
Ricardo,
Num post específico ou no Friday Show, comente um pouco sobre o risco que as soluções das big techs representam para a sustentabilidade de projetos open source tipo browsers, officers, etc.
Será que a absurda prevalência de softwares como o Chrome colocam projetos como o Firefox em risco?
Sendo projetos fortemente dependentes da escala, correm o risco de serem inviabilizados?
Abraço,
Na verdade, o problema foi com o caractere, dá uma olhada, o próprio design é diferente:
# Essas são as aspas duplas:
echo "Texto entre aspas"
echo “Texto entre aspas”
# Essas são as aspas simples:
echo 'Texto entre aspas simples'
echo ‘Texto entre aspas simples’
Esses caracteres são substituídos automaticamente no Wordpress, então o editor precisa ter cuidado redobrado, experimenta esse:
sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list'
Porq vcs simplesmente não baixam o deb e executam?
https://www.microsoftedgeinsider.com/pt-br/download
Creio que o modo explicado no post seja útil para quando quiser atualizar apenas digitando apt update em vez de baixar e instalar o .deb.
E ainda poderá ser agendado na cron para verificar automaticamente a existência de novas atualizações.
Vc n deve ter testado o deb. Então o deb além de instalar o edge já configura um repositório para receber atualizações. Resumindo: Basta instalar o deb que o edge será atualizado automaticamente com sua distro ou através do comando apt update.
Jamais imaginei que viveria para ver o CEO da Microsoft amigo do mundo Open-Source. Aliás, a própria aposentadoria do Bill Gates, pra mim, já foi quase um profecia apocalíptica.
Muito bom excelente postagem
Isso é novo, quando o @Capezotte fez o recipe do AppImage não tinha isso não
Eu to falando do arquivo deb oficial feito pela própria microsoft. AppImage feito por terceiros aí já é outra conversa.
O AppImage usa o .deb oficial sem modificação, baixando o .deb e extraindo não tinha nem no postint
, nem no /etc/sources.list.d
o arquivo que lista o repositório, tanto é que no próprio site da Microsoft recomendavam digitar os comandos, por isso disse que não tinha
O problema são os hates e xiitas, ao mesmo tempo que falam em ter programas como a suíte office da M$ criticam dizendo que nunca usariam um navegador da M$ aqui tendo o Chromium e Firefox no Linux… é complicado, se o Edge for um sucesso, abriria a chance de termos outros aplicativos M$ nativamente no Linux, vi que o projeto KDE já falou da integração do Edge ao Plasma, podendo usar os controles da interface no browser, e já tinha comentários ruins dizendo que o KDE tava financiando a instalação de porcaria no Linux kk.
Mano eu além de verificar o que tinha no arquivo deb. Instalei no meu notebook. É configurado um repositório da Microsoft para atualizar o edge.
O caminho certo é : /etc/apt/source.list.d/.
Se vc estiver no ubuntu e verifica em softwares e atualizações vai ver o repositório do edge adicionado lá. Entenda que o funcionamento normal de um software desse tipo é baixar o arquivo deb e dar dois cliques para instalar, configurando automaticamente um repositório para atualizações assim como é feito hj com o deb do google chrome por exemplo e tantos outros. Essa edge-dev segundo a Microsoft deverá receber atualizações semanalmente. Em nenhum momento a Microsoft disse q o recomendado é instalar via linha de comando pra receber atualizações não. Ela apenas deu essa opção pra quem já tem costume de instalar dessa forma.
Exato, e no vídeo do Dio ele leu a descrição do site falando sobre isso, que alguns pelo costume preferiram usar o terminal .
“Se você é um verdadeiro fã do Linux, talvez queira apenas configurar nosso PPA sozinho”
Sim. Basicamente quem quer testar o edge e receber as atualizações precisa apenas baixar o deb e instalar. Só isso.
Mano, o que eu digo é que não estava vindo…
Muito obrigado por chamar a atenção xará rs. Peguei novamente os comandos no site da e refiz essas partes, creio q não terá mais esses problemas.