Daigo
Outubro 20, 2020, 6:59pm
1
Depois de muita espera o navegador Edge do Windows 10 tem uma versão ainda não definitiva disponibilizada para distribuições com base Debian.
Fiz um teste em minha remaster, o TigerOS, que usa a base 20.04.1 e Xfce e a instalação ocorreu de certa forma, normalmente (pelo gDebi não deu certo, mas pelo comando dpkg -i não teve erro e nem exigiu o complemento apt install -f).
Repetindo: ainda não é a versão final, quem quiser fazer o download por conta e risco, segue o link:
http://packages.microsoft.com/repos/edge/pool/main/m/microsoft-edge-dev/
7 curtidas
COERSA
Outubro 20, 2020, 7:09pm
2
Ok então, será que a Microsoft pensa em trazer outros aplicativos além do EDGE?
Sinceramente não tinha nenhuma fé nisso, mas agora que estou vendo com os meus olhos, acho que a Microsoft pode começar até a investir em outros apps, tipo Office, talvez com muito, mas muito esforço mesmo, o Gamepass
COERSA
Outubro 20, 2020, 7:15pm
3
E o Microsoft EDGE pra FreeBSD hein Microsoft?
Post da Microsoft sobre o novo Edge para Linux e ensina como instalar.
2 curtidas
Daigo
Outubro 20, 2020, 7:28pm
5
sidneyfmn:
e ensina como instalar
Nem sabia que já tinha em outros empacotamentos.
2 curtidas
Percebi agora no artigo que já tem para o Fedora e OpenSUSE.
2 curtidas
COERSA
Outubro 20, 2020, 7:37pm
7
só tem a versão dev mesmo?
poxa…
quando sair uma versão estavel eu testo
Tem que ser testado primeiro. Aconteceu com a versão para Windows. Saiu Dev, e depois de um tempo, saiu a beta.
3 curtidas
“Tô” falando, só falta a Microsoft portar o Office.
1 curtida
Agora só falta portarem o VS e Office pra ficar perfeito
1 curtida
COERSA
Outubro 20, 2020, 7:54pm
11
Microsoft tem que portar tambem pro FreeBSD ‘-’ coitadinhos dos usuarios *BSD no geral…
1 curtida
Mas já não existe o Visual Studio Code para Linux?
Yofiel
Outubro 20, 2020, 8:19pm
13
Ele deve estar se referindo ao Visual Studio. Visual Studio ≠ Visual Studio Code.
2 curtidas
O que eu não sei é se os mais puristas iriam querer, no Linux entre os usuários mais antigos e fiéis a filosofia clássica já há resistência.
1 curtida
COERSA
Outubro 20, 2020, 8:34pm
15
Poxa ‘-’
achei que a comunidade Linux e *BSD andavam de mãos dadas…
Dica aí pra quem quiser testar fora do quarteto inicial: consegui adaptar o script do pessoal do AppImage para o Chrome para produzir um AppImage de Edge.
Salve como edge.yml
# We are not allowed to redistribute AppImages of Google Chrome,
# but you can easily make your own using this recipe like this on a Debian/Ubuntu system:
# wget -c "https://github.com/AppImage/pkg2appimage/raw/master/pkg2appimage"
# bash -ex pkg2appimage Google_Chrome
app: microsoft-edge-dev
ingredients:
package: microsoft-edge-dev
dist: xenial
sources:
- deb http://us.archive.ubuntu.com/ubuntu/ xenial main universe
- deb https://packages.microsoft.com/repos/edge/ stable main
script:
script:
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_64_dev.png usr/share/icons/hicolor/64x64/apps/microsoft-edge-dev.png
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_32_dev.png usr/share/icons/hicolor/32x32/apps/microsoft-edge-dev.png
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_256_dev.png usr/share/icons/hicolor/256x256/apps/microsoft-edge-dev.png
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_24_dev.png usr/share/icons/hicolor/24x24/apps/microsoft-edge-dev.png
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_128_dev.png usr/share/icons/hicolor/128x128/apps/microsoft-edge-dev.png
- mv ./opt/microsoft/msedge-dev/product_logo_48_dev.png usr/share/icons/hicolor/48x48/apps/microsoft-edge-dev.png
- cp usr/share/icons/hicolor/256x256/apps/microsoft-edge-dev.png .
- cp usr/share/applications/microsoft-edge-dev.desktop .
- sed -i -e 's|/usr/bin/ms-edge-dev %U|AppRun|g' microsoft-edge-dev.desktop
- cat > ./AppRun <<\EOF
- #!/bin/sh
- HERE=$(dirname $(readlink -f "${0}"))
- export LD_LIBRARY_PATH="${HERE}"/usr/lib:$PATH
- "${HERE}"/opt/microsoft/msedge-dev/microsoft-edge-dev --password-store=basic $@
- EOF
- chmod a+x ./AppRun
- ./opt/microsoft/msedge-dev/microsoft-edge-dev --version | grep -Eo "[0-9.]+" | head -n 1 > ../VERSION
Siga o primeiro passo desse tópico
Depois de ter instalado o pkg2appimage
, abra um terminal na pasta onde salvou o edge.yml
e rode
pkg2appimage edge.yml
e aguarde o download das bibliotecas do Ubuntu e a produção da AppImage.
Já sabem, não reportem bugs direto dessa AppImage, use o DEB/RPM oficial em um sistema do quarteto oficial para confirmar a fonte do problema, etc.
1 curtida
Ué, a comunidade *BSD nunca teve resistência ao software fechado. A própria licença e os vários forks fechados mostram isso.
1 curtida
Daigo
Outubro 20, 2020, 10:46pm
19
Mas seria interessante/engraçado a MS receber reports de bugs, só pra confirmar o quanto a comunidade é importante.