Microsoft Edge (Developer Build) disponibilizado para Linux

Em alguns pontos sim, de fato a licença do BSD é menos restritiva, digamos que um híbrido de licenças, por outro usuários BSD tendem a colocar tudo que é BSD naturalmente a frente em preferência a softwares de outros universos, incluindo o próprio Linux.

1 curtida

Sou fã da licença BSD justamente por ter menos frescuras que a GPL, quanto menos burocracia melhor…
Mas pra mim a melhor licença mesmo é a que é usada no TempleOS, uma tal de “domínio público” dahuhaieuash

2 curtidas

Essa licença é aquela religiosa não é?!

1 curtida

O TempleOS é um sistema religioso, feito por um cara pirado da cabeça que dizia que Deus enviou pra ele as instruções para fazer o Terceiro Templo em forma de sistema operacional (kkkk)
Mas a “licença” de domínio público não necessariamente tem haver com religião, é somente uma expressão dada ao produto registrado sob ausência de qualquer restrição legal.

3 curtidas

Ele faleceu há “pouco” tempo.
Quando eu disse “religiosa”, foi uma referência ao próprio domínio público (uma dádiva que não poderia ser cobrada).

2 curtidas

kkkkk entendi
Na verdade foi ha pouco tempo mesmo, menos de dois anos eu acho.
Uns dizem que foi suicidio, outros dizem que ele recebeu “um chamado de Deus” pra se jogar na frente do trem, coitado… Mas acredito que o cara que cria o seu proprio compilador, kernel, interface, formatos de arquivos e etc do zero nao tem um destino muito diferente da loucura kk

Quem aqui instalou para dizer o que está achando do Edge?

Alguém poderia mandar o edge:gpu aqui. Queria ver se tem alguma mudança em relação ao Chrome.

1 curtida

https://www.microsoftedgeinsider.com/pt-br/ (pra quem quiser testar)
Já virou o padrão aqui no meu Note com Ubuntu 20.04.

1 curtida

Opa, agora sim a coisa ficou interessante. :grinning:

O @Capezotte fez uma recipe pra fazer um AppImage:

Está tão leve quanto no Windows e Android? Notou alguma diferença em relação as versões para outros s.o.?

Tô com 3 browser aqui no meu note: Firefox, Chrome e Edge (dev). Dos 3 o Edge com certeza é o mais leve, mas não algo que seja absurdo de diferença se comparado ao Chrome. Algo que percebo é que no consumo e gerenciamento de memória o Edge é superior sim ao Chrome.

1 curtida

Esse novo Edge realmente é um navegador e tanto. Pelo menos no Windows e Android foi surpreendente o desempenho e a praticidade de recursos.

A leitura de tela e anotações avançadas do leitor de PDF estão funcionando?

Larguei o Windows antes de vir o novo Edge, então não posso comparar com o Windows, mas o Edge Dev talvez seja o browser de base Chromium mais leve que eu já testei, mesmo depois de por a minha rajada de extensões. Ainda não é mais leve que o Firefox aqui, ainda mais depois que eu entupo com as extensões que eu uso, mas certamente ele vai ser meu browser secundário em vez do Chrome.

Justiça seja feita, estou usando o meu port para AppImage, que é tão oficial quanto uma nota de três reais, porque meu sistema não é de base Debian.

1 curtida

Seria isso que vc está perguntando?

Acho que desenhar e realçar em PDFs, mais especificamente.

1 curtida

Essas são funções q não costumo utilizar, por isso postei o print pra ver se seria isso que o cara perguntou. No Print q mostra o pdf tem essa função aí de realçar. A tela da materia do Whatsapp é mostrando o modo leitura avançada.

1 curtida

É isso mesmo. Funções de PDF ok.
Comparando aqui, não tem o recurso Ler em voz alta" simbolizado por um ícone de um “A” emitindo ondas sonoras, ele ficaria entre os ícones de “Ajustar á largura (Ctrl+/)” e “Desenhar”. Talvez a função se valha de um recurso do Windows 10. Trata-se de uma voz bem natural e pouco robótica.
Outro pequeno detalhe que dá para notar é que na barra não temos os ícones/atalhos de “Compartilhar” e “Coleções”. Talvez seja apenas sua configuração pessoal não sei.