O Android é open source, você pode ir no site baixar e alterar o código. Os GApps não são open source, e portanto não fazem parte do sistema.
Sim, me expressei mal. A Microsoft poderia fazer o mesmo. O Windows não é mais o foco da empresa.
Tecnicamente, a MS tem uma distro Linux, o Azure Sphere.
É perfeitamente factível que a microsoft desenvolva uma versão própria do Linux sem ser baseada em nenhuma istro anterior. Essa distro Ms seria open source, isso não é problema, já que o foco dela poderia estar nas aplicações, Essas aplicações poderiam vir portadas para Linux e empacotadas no instalador MSIX , em vez de deb, rpm, snap, flatpak, etc. Esses softwares podem perfeitamente ser proprietários. Ela pode lançar um MS Office, um MS Visio, um MS Project, MS SQL, etc empacotados em MSIX para serem instalados na distro dela. E as distros que tiverem interesse nessas aplicações, se tiverem interesse, teriam de implementar o MSIX… A Ms poderia ainda fazer parcerias com outras empresas, como Adobe, Corel, etc para portar seus softwares para o pacote MSIX de sua distro. Isso é perfeitamente factível! A Ms é membro da Linux Fundation, Contribui com a Linux Fundation, a MS já tem uma versão sua de Linux para ser utilizado na internet das cosias. Por isso eu creio ser perfeitamente factível que a MS lance uma distro sua para competir com Red Hat, Debian, Ubuntu, etc. Grana, equipe técnica e infraestrutura para isso ela tem. resta saber se tem interesse e vontade.
Concordo, mas ao meu ponto se vista a Microsoft vai mudar o Windows propriamente para rodar sobre uma nova base e com mudanças severas de funcionamento, adaptando tudo o que já existe pro windows funcionar como é agora mas em outra base. Tanto seu ponto de vista quanto o meu é possível que aconteça.
Essa opção eu acho pouco provável.
A coisa está ficando interessante…
AndroidPIT: Windows mais leve: Lite OS é a resposta da Microsoft ao Chrome OS.
Windows mais leve: Lite OS é a resposta da Microsoft ao Chrome OS | nextpit
Na minha humilde opinião, é justamente isso que a Microsoft percebeu: ela, num futuro próximo, não mais lucrará com a venda do SO.
Ela vai focar na solução encontrada pela Google no Android: disponibilizará o sistema operacional de graça e venderá seus “serviços” por meio de aplicativos/programas.
[Pelo menos para usuários domésticos].
Sim, não da pra falar que eles não estão tentando
Sim, é isso que vai acontecer. Microsoft vai migrar o Windows para o Linux, que é muito mais fácil, barato e com melhor desempenho. E vai transformar o resto em serviços. Por isso ela criou esse instalador, para que os desenvolvedores comecem a fazer programas compatíveis com Linux que no futuro irá beneficiar a ela mesmo.
Foi o que eu disse, é possível, mas não no nosso tempo de vida, pq apesar de ter um instalador os softwares ainda tem que ser adaptados pro Linux, o que vai demorar, pq sem uma promessa fixa e estável de lucro, nenhuma empresa vai começar a trazer seus programas pro Linux, e tbm, como eu já disse, a GPL obrigaria esse sistema a ser livre (lembrando que a GPL não tem relação nenhuma com aquela lista de sistemas livres da GNU, por favor) e isso exigiria uma reestruturação da M$, que atualmente trabalha de forma mais centralizada, para o modelo de desenvolvimento de software livre, o que, dnv, consome muito tempo e recursos, por enquanto é melhor continuar exigindo ports pro Linux e pressionando as empresas em comunidade, pq se for esperar a M$…
Não se trata de esperar a microsoft. Mas se é factível que ela possa vir a investir em uma distro linux, que seria livre, já que o foco dela parece ser serviços e softwares, que podem muito bem ser proprietários!
A 30 anos atrás a internet era uma utopia! A 40 anos computadores pessoais eram fantasia. A 15 anos a microsoft tratava o Linux como inimigo, agora faz parte da linux fundation, financia o projeto e contribui com códigos, recentemente lançou o Azure Sphere, que um Linux voltado para a segurança da internet das cosias. Como eu não pretendo morrer cedo, espero viver mais uns 35 anos, Acredito que estarei muito bem e vivo para ver uma distro linux da MS, livre, e comercializando softwares e serviços proprietários. Nada impede que ela lance softwares proprietários para Linux em curtíssimo espaço de tempo. Basta que ela tenha vontade/desejo, uma motivação para fazê-lo. Porque grana, equipe, infra e conhecimento para isso ela tem.
Também estou a um tempo pensando nisso, a MS está sempre fazendo coisas pelo linux, entrando de cabeça e mostrando muito interesse. Em alguns anos quem sabe veremos um Windows baseado em Linux ou Unix.
Windows já não é o foco da Microsoft a um bom tempo, as vendas caem todos os anos, atualmente o Azure é o carro chefe da Microsoft.
Pra não deixar a discussão morrer, olha o tema do Friday Show desta semana!
Esse vídeo diz exatamente o que eu queria dizer e que creio que será o futuro do Windows.
Parece que a plataforma .Net Core começa a dar bons frutos.
Certamente será rapidamente adotada em tudo o que for Microsoft daqui pra frente, exceto os medalhões MS Office ou até mesmo estes, mas como tudo na vida existem prós e contras, veremos com isso uma invasão de malwares em todas as plataformas também.
Não é que não exista malwares no Linux (desktop) mas sim que a implementação deles no sistema é mais difícil o usuário tem que procurar e baixar o código malicioso e depois executar (geralmente deve pedir a senha), mas com essa talvez forma de padronização do Linux em tudo haverá maior foco (se bem que já existe isso no meio corporativo) em ataques no Linux (leia se kernel), mas fora da camada do kernel, as distros Linux continuaria seguro por que ainda precisariamos exercer a senha para executar algo como root (No Windows o máximo que eu conheço é o UAC, que acho uma grande porcaria)
Creio que não, o futuro está nos containers de aplicativos, malwares vão ser detectados facilmente.
Valeu por informar esse detalhe