Microsoft cria instalador universal

Vai ser o futuro? o fim da fragmentação? a padronização mundial de aplicativos?
SempreUpdate: Microsoft cria instalador de programas compatível com Linux.

7 Likes

Não vejo isso sendo adotado por nenhuma distro ou usuário Linux, simplesmente por se tratar de um produto da Microsoft. Também não é como se o Linux estivesse precisando de mais um gerenciador de pacotes, repositórios ainda são uma solução superior.

2 Likes

Mas será que isso não dá margem para a Microsoft adotar o Linux como base para o seu futuro SO?

4 Likes

Quando tiver um “Office” ou programa da Adobe nesse formato bichinho vai mudar o discurso em 3,2,1.

7 Likes

Segundo o Toca do Tux todo mundo já visualiza isso, o que o usuário final vê são os programas e a interface, o que está por debaixo disso não importa, se funcionar perfeitamente bem.

6 Likes

Ela já tá dando indícios disso. Acredito que em poucos anos será o padrão do S.O. mesmo que não seja linux será algo tipo unix.

4 Likes

Eu discordo, não é um produto, é uma nova forma de empacotamento que pode virar um padrão e não tem dono, todo mundl pode contribuir de forma opensource no desenvolvimento do empacotador.

4 Likes

Por isso eu acho que a Microsoft está arrumando a casa, criando formas universais e futuramente migrando seu sistema de instalação de programas para uma forma Linux.

4 Likes

Concordo com o drako, muitos usuários linux rejeitarão pelo fato de ser algo da Microsoft, principalmente os que se autointitulam “usuário linux raiz”. Entretanto, se for possível instalar softwares da adobe, um pacote office da vida etc, por mais que eu ache um erro, pois existem boas alternativas gratuitas e eu priorizo o software livre, muitos usuários linux aderirão e muitos usuários finais se sentirão mais a vontade para dar uma chance ao linux.

5 Likes

É legal? É. É o futuro? Eu não acho, como já disseram o uso de repositórios é uma solução bem mais prática e efetiva que instaladores manuais, e não tem nenhum Office ou pack da Adobe que vá mudar isso kek

1 Like

Acredito que só sinta a praticidade e a eficiência do repositório nós que já estamos a bastante tempo no linux e sabemos como a coisa funciona. O usuário final, que não estudou a coisa mais profundamente, não sente isso, a galera nova que virá do Windows não sentirá isso e até mesmo muitos dos que usam o Linux a bastante tempo e entendem como o repositório funciona estão cagando (desculpe o termo) para isso, se conseguirem instalar um programa e funcionar sem problemas já estará bom, independentemente do método usado, não irão ter problemas em dar uns cliques a mais, se de fato for somente cliques a mais.

1 Like

Tudo isso é muito complicado para usuários normais, a microsoft já tem a loja dela. acho que ela quer corrigir seu metodo de instalação offline que tem muitas brechas de segurança já que o programa não fica isolado em container

1 Like

Se abrir um gerenciador, pesquisar um pacote, clicar em instalar e digitar sua senha é complicado demais então a humanidade tá perdida e a gente devia cancelar tudo kek

0 Likes

Tem muita gente que usa e não sabe nem o que significa navegador.

2 Likes

Nesse caso um gerenciador onde vc só precisar clicar em instalar e digitar sua senha não seria muito mais simples do que ter que ir atrás do site da desenvolvedora baixar um executável que pode vir carregador de addwares e softwares indesejados? kek

0 Likes

Sim, mas no caso uma pessoa super leiga não pensa nisso, vai direto no Google procurar o que quer e baixa o que encontra. Exemplo disso é a Loja do Windows onde é só procurar e instalar, mas ninguém usa pois está habituado a forma de baixar da web.

0 Likes

Se a gente for seguir as coisas só pelo que o pessoal já tá acostumado ninguém nunca vai evoluir ¯_(ツ)_/¯

4 Likes

Não é porque é da Microsoft. Mas o que ela traz de bom para o Linux. Todos os programas serão compatíveis: Adobe, Office, LoL rodando nativamente

2 Likes

Bem, é isso ai!

Tipo, eu fico meio chateado vendo gente incomodado com as coisas que a microsoft faz, como se fosse uma guerra ou algo assim.
Obviamente ela quer facilitar as coisas pra ela, e ela é só uma empresa; se isso vai beneficiar a comunidade linux eu fico muito feliz, e quem sabe seja melhor implementado que as outras soluções que temos? Além disso pode abrir portas para novas ferramentas para linux.
E se a microsoft quiser fazer o windows baseado em linux, qual o problema? O software não é livre?

9 Likes

Assino em baixo. @leanlcgz também.

1 Like