Microsoft bebe da fonte do Linux em novidades apresentadas para o Windows

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/05/microsoft-novidades-windows.html

A Microsoft apresentou uma série de novidades no evento Build 2020 que deixam o Windows cada vez mais parecido com uma distribuição Linux.

10 curtidas

"Embrace, extend, and extinguish" - Microsoft

1 curtida

Vou migrar para windows e usar todas as ferramentas do linux la… exatamente isso que vai acontecer agora… não posso opinar sobre o assunto mas meio que sinto um prejuízo para o Linux.

Meu tempo de windows acabou faz muito tempo, se ele vai se “transformar” em um Linux, não faz a menor diferença para mim.
Windows 10 mesmo, eu não conheço, nunca usei.

1 curtida

Não é de hj q a MS copia algo, inclusive do Linux.

Vista foi cópia do MacOS X, W7 do Conecta 10 e por aí vai.

Isso era coisa da dupla Gates/Ballmer.

Pra ajudar a refletir, deem uma conferida nesse meu vídeo:

1 curtida

Se por “extinguish”, temos colocar Linux dentro do Windows, acho que tem “um cavalo de tróia” nesse plano.

A GPL é chata a nível estratosféricos para essa coisa, curiosamente, se fosse uma licença BSD por exemplo, poderia acontecer algo nos moldes da Apple, mas do jeito que é, o máximo é acontecer como um Android da vida, um Windows com tecnologia open source em seu núcleo, mas com soluções da Microsoft, como a Google faz.

A menos que a gente considere o Android um processo de “extinguish” do open source, não teria como considerar o Windows também, porque acaba seguindo a mesma lógica. Não vejo ninguém deixando de usar Android por causa disso, apesar de sempre haverem os puristas naturalmente.

6 curtidas

Cara eu acho que a Microsoft mudou de estratégia, percebi que estão dando muita atenção para os Devs nos últimos tempos, antes eles queriam que os Devs usassem o Windows porém a maioria prefere macOS ou alguma distro Linux, acho que estão tentando embutir o Linux no Windows para atingir esse nicho.

4 curtidas

concordo 100% e assim eles podem pegar até essa fatia do mercado

2 curtidas

Não sei se vocês tem essa sensação, mas com todo o histórico da Microsoft contra o software livre e de repente são a favor e ajudam a comunidade, fico com a sensação de que são “lobos em pede de cordeiro” e que “tem caroço nesse angu”.

1 curtida

Deixo isso aqui para quem não leu:

https://plus.diolinux.com.br/t/o-dia-em-que-o-appget-morreu/19179

2 curtidas

Acho que não. Essa mudança radical é por conta do novo CEO dá Microsoft, Brad Smith (desde 2015). Ele é o oposto de Balmer (que dizia que o Linux era um câncer).

Ele assumiu que a Microsoft estava do lado errado da história.

A compra da Github é um sinal claro que eles estão mudando. E tudo isso que vem a tona agora é só consequência de um posicionamento que começou anos atrás internamente.

Meu sonho é cada um usar o sistema que mais lhe interessa sem sofrer restrições por aplicativos (eu comecei agora no mundo Linux, inclusive esse é meu primeiro post). Uso o Excel com funções avançadas e adoraria utilizá-lo nas versões mais atuais no Linux. Assim como Photoshop e Illustrator da Adobe. Se isso fosse possível, pelo pouco que usei do Linux, já poderia afirmar que não voltaria tão cedo para Windows.

1 curtida

Não digo que vai acontecer necessariamente isso, pode ser que algumas pessoas adaptem seu workflow do linux no windows com WSL, para rodar alguma ferramenta especifica, isso vai sim acontecer, mas também é uma ótima porta de entrada para outras pessoas no mundo linux, ja que a microsoft esta fazendo divulgação na sua loja, pessoas que irão criar curiosidade ao ver um Ubuntu, Debian, OpenSUSE na loja, e vão ver vídeos sobre e quem sabe testar as distribuições.

1 curtida

A microsoft foi muito esperta com o WSL2. Ela pega uma galera que usa o mac ( e que ta de saco cheio do mac os) pq é mais próximo do linux. Um programador, sysadmin por exemplo que usa ferramentas que são compatíveis com o linux. O WSL2 mesmo hoje pode ser usado com o Docker e kubernetes já na instalação dos mesmos no windows, só marcando uma checkbox.

Eu fico nesse dilema de windows x linux a pelo menos 10 anos… Nunca se imaginou ter essa possibilidade lá atrás, como jogar no linux tbm não se imaginava. Porém no trabalho, uso só linux… a muito tempo é bem melhor. Mas hoje por exemplo, no meu notebook alguns drivers funcionam só no windows.

Estou usando o Pop Os e to curtindo muito. Mas essa parada dos drivers me deixa sempre com a pulga atrás da orelha. Acredito que quando eu voltar ao trabalho normalmente eu volte para o windows para testar esse wsl2 e outras funcionalidades.

Eu procurava um jeito de processar, sério. Eu teria ficado muito triste com uma facada dessas nas costas