O dia em que o AppGet morreu

A Microsoft lançou o WinGet ( não deve ser confundido com o AppGet ) no início desta semana como parte de seus anúncios do Build 2020 . Nos últimos dias, tenho colecionado meus pensamentos para descobrir o que realmente aconteceu nos últimos 12 meses.

TLDR; Não vou mais desenvolver o AppGet. Os serviços de cliente e back-end entrarão no modo de manutenção imediatamente até 1º de agosto de 2020, quando serão encerrados permanentemente.

Se você ainda está interessado, veja como o AppGet morreu.

Há um ano (3 de julho de 2019 ), recebi este email de Andrew, gerente de alto nível da Microsoft,

Keivan,

Dirijo a equipe de engenharia do Windows App Model e, em particular, a equipe de implantação de aplicativos. Gostaria apenas de enviar uma nota rápida para agradecer a você por criar o appget - é um ótimo complemento para o ecossistema do Windows e facilita muito a vida dos desenvolvedores do Windows. Provavelmente estaremos em Vancouver nas próximas semanas para reuniões com outras empresas, mas se você tiver tempo, gostaríamos de nos encontrar com você e sua equipe para obter feedback sobre como podemos tornar sua vida mais fácil.

Naturalmente, fiquei empolgado; meu projeto de hobby sendo observado pela Microsoft foi um grande negócio. Respondi e, dois meses e alguns e-mails depois, finalmente tínhamos uma reunião planejada em 20 de agosto na Microsoft Vancouver. A reunião foi entre eu, Andrew e outro gerente de engenharia do mesmo grupo de produtos. Eu tive um grande momento; conversamos sobre as idéias por trás do AppGet, o que eu pensava estar quebrado sobre os atuais sistemas de gerenciamento de pacotes no Windows e o que eu havia planejado para o futuro do AppGet. Saímos para almoçar e conversamos um pouco mais sobre AppGet, Windows Phone e algumas outras coisas, mas o resultado da reunião, tanto quanto eu entendi, o que a Microsoft pode fazer para ajudar? Mencionei que algum crédito do Azure seria bom, obtendo alguns documentos sobre o funcionamento dos novos pacotes MSIX e se eles poderiam corrigir alguns problemas que tive com alguns dos links de download.

Avanço rápido para a próxima semana (28 de agosto) e recebi este e-mail de Andrew,

Keivan,

foi um prazer conhecê-lo e descobrir mais sobre o appget. Estou acompanhando os preços de inicialização do Azure para você. Como você sabe, somos grandes fãs de gerenciadores de pacotes no Windows e estamos procurando fazer mais nesse espaço. Minha equipe está crescendo e parte disso é criar uma equipe responsável por garantir que os gerenciadores de pacotes e a distribuição de software no Windows dê um grande passo à frente. Estamos procurando fazer algumas alterações significativas na maneira como habilitamos a distribuição de software no Windows e há uma grande oportunidade (bem, eu diria que não?) Para ajudar a definir o futuro da distribuição de aplicativos e Windows no Azure / Microsoft 365 .

Com isso em mente, você já pensou em gastar mais tempo dedicado ao appget e potencialmente à Microsoft?

Inicialmente, fiquei um pouco hesitante; Não queria ir à Microsoft para trabalhar na Windows Store, no mecanismo MSI ou em outras coisas relacionadas à implantação de aplicativos. Logo depois, tive a certeza de que gastaria todo o meu tempo no AppGet. Após cerca de um mês de e-mails prolongados, chegamos à conclusão de que o acordo será muito semelhante a um contrato de compra e venda; A Microsoft me contrataria, o AppGet viria comigo e eles decidiriam se queriam renomear outra coisa ou se tornaria o Microsoft AppGet.

Durante todo o processo, eu não sabia muito bem qual seria minha função na Microsoft. Quais seriam minhas responsabilidades? Para quem eu reportaria? Quem / alguém me reportaria? Tentei limpar algumas dessas respostas durante essas conversas lentas, mas nunca obtive uma resposta clara.

Depois de mais alguns meses de conversas muito lentas por e-mail, me disseram que o processo de contratação de aquisições por meio do BizDev levaria muito tempo. Uma alternativa para acelerar o processo seria contratar-me com um " bônus " e depois trabalhar na migração da propriedade do código após o fato. Como não tinha objeções, agendamos algumas reuniões / entrevistas em Redmond.

Eu voei para Seattle no dia 5 de dezembro para ter um dia inteiro de entrevistas / reuniões no Microsoft HQ. Eu me encontrei com quatro pessoas diferentes; três das reuniões foram mais parecidas com as suas entrevistas típicas; a reunião com Andrew foi mais sobre o que deveríamos fazer quando tudo terminasse e como migraríamos o processo e a infraestrutura do AppGet para poder lidar com a escala da Microsoft. Conversamos sobre algumas de nossas opções, mas, em geral, achei que tudo correu bem.

Minha última reunião terminou por volta das 18h. Peguei um Uber para o aeroporto e voltei para Vancouver.

E então, eu não ouvi nada de volta na Microsoft por seis meses.

Até o início desta semana, quando fui informado sobre o lançamento do WinGet no dia seguinte,

Oi Keivan, espero que você e sua família estejam indo bem - BC parece ter um bom controle sobre a cobertura em comparação com os EUA.

Lamento que a posição da pm não tenha funcionado. Queria reservar um tempo para dizer o quanto apreciamos sua opinião e informações. Criamos o gerenciador de pacotes do Windows e a primeira visualização será lançada amanhã na compilação. Também chamamos o appget em nosso blog, pois acreditamos que haverá espaço para diferentes gerenciadores de pacotes no windows. Você verá que nosso gerenciador de pacotes também é baseado no GitHub, mas obviamente com nossa própria implementação etc. nosso gerenciador de pacotes também será de código aberto, portanto, obviamente, agradeceríamos qualquer contribuição sua.

Estou ansioso para falar com você sobre o nosso gerenciador de pacotes, uma vez que formos ao ar amanhã. Obviamente, isso é confidencial até amanhã de manhã; portanto, mantenha isso em segredo. Você e o Chocolatey são as únicas pessoas que contamos sobre isso com antecedência.

Saudações

Andrew

Eu não estava muito surpreso; Eu tinha descoberto meses atrás que a “coisa da Microsoft” não está acontecendo.

Esperei até o dia seguinte para ver como seria esse novo gerenciador de pacotes. Quando finalmente vi o anúncio e os repositórios do GitHub , fiquei chocado? Chateado? Eu nem tinha certeza do que estava olhando.

Quando mostrei para minha esposa, a primeira coisa que ela disse foi: “Eles chamaram isso de WinGet? você está falando sério!?" Eu nem precisei explicar a ela como a mecânica central, a terminologia, o formato e a estrutura do manifesto , mesmo a estrutura de pastas do repositório de pacotes, são muito inspirados pelo AppGet.

Estou chateado que eles não me contrataram? Na verdade, depois de visitar o campus, eu não tinha muita certeza de que queria trabalhar para uma empresa tão grande, também me mudar do Canadá para os EUA não era algo que eu estava muito animado. Além disso, ao longo do processo, em nenhum momento assumi que isso foi feito.

Estou chateado que a Microsoft, uma empresa de 1,4 trilhão de dólares, finalmente tenha agido e tenha lançado um gerenciador de pacotes decente para seu principal produto? Não, eles deveriam ter feito isso anos atrás. Eles não deveriam ter ferrado tanto com a Windows Store quanto o fizeram.

Realisticamente, por mais que eu tentasse promover o AppGet, ele nunca aumentaria na proporção de uma solução da Microsoft . Não criei o AppGet para ficar rico, famoso ou ser contratado pela Microsoft. Criei o AppGet porque achava que os usuários do Windows também mereciam uma experiência decente de gerenciamento de aplicativos.

O que me incomoda é como a coisa toda foi tratada. A velocidade de comunicação lenta e terrível. O rádio total silencioso no final. Mas a parte que mais dói foi o anúncio. O AppGet, que é objetivamente o local de origem da maioria das idéias para o WinGet, foi mencionado apenas como outro gerenciador de pacotes que simplesmente existia; Enquanto outros gerenciadores de pacotes com os quais o WinGet compartilha muito pouco foram mencionados e explicados muito mais deliberadamente.

Há um forro de prata. O WinGet será construído sobre uma base sólida e tem potencial para ter sucesso. E negligenciamos que os usuários do Windows possam finalmente ter um gerenciador de pacotes decente. -

Viva e aprenda.

6 Curtidas

esse tipo de coisa ta no histórico da microsoft né …