Microfone do notebook não funciona no Linux após instalar um Kernel não oficial

Olá
Logo de depois de eu usar um Kernel modificado para conseguir fazer meu notebook reproduzir som (link do tópico), notei que agora ele não está mais reconhecendo o microfone embutido (antes ele reconhecia e dava pra gravar).

Queria saber como arrumar…

Dados que podem ser úteis:

Screenshots

Antes
Screenshot_2022-02-03_17-58-02
Depois
Screenshot_2022-02-03_18-43-51

inxi -F

inxi -F antes: aqui
inxi -F agora:

System:
  Host: XxZorinOsxX Kernel: 5.16.0-rc1-apl x86_64 bits: 64 
  Desktop: Xfce 4.16.0 Distro: Zorin OS 16 
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Tecnologia SA product: N1250 v: N/A 
  serial: <superuser/root required> 
  Mobo: Positivo Tecnologia SA model: N14DP7-V2 v: 11175018 
  serial: <superuser/root required> UEFI: N/A v: 1.14.X date: 08/24/2021 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 32.9 Wh condition: 37.0/37.0 Wh (100%) 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Celeron N4020 bits: 64 type: MCP 
  L2 cache: 4096 KiB 
  Speed: 1514 MHz min/max: 800/2800 MHz Core speeds (MHz): 1: 1514 2: 1323 
Graphics:
  Device-1: Intel UHD Graphics 605 driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 600 (GLK 2) v: 4.6 Mesa 21.0.3 
Audio:
  Device-1: Intel driver: sof-audio-pci-intel-apl 
  Sound Server: ALSA v: k5.16.0-rc1-apl 
Network:
  Device-1: Realtek 802.11n WLAN Adapter type: USB driver: btusb,rtl8xxxu 
  IF: wlx20579e4a5627 state: up mac: 20:57:9e:4a:56:27 
Drives:
  Local Storage: total: 119.24 GiB used: 11.08 GiB (9.3%) 
  ID-1: /dev/sda model: SATA CVB-CD128 size: 119.24 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 116.38 GiB used: 11.07 GiB (9.5%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 51.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 208 Uptime: 37m Memory: 3.66 GiB used: 1.90 GiB (51.8%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38

lsmod

lsmod antes
lsmod depois

Farei uma pergunta meio besta, mas… Por qual motivos você instalou um Kernel não oficial? E com “não oficial”, você se refere a o que? Um Kernel que não venha com a distro, uma branch diferente?

Bem, não sou lá muito experiente com isso, mas quando executei os passos pra arrumar as coisas aqui e dei um uname -r apareceu 5.16.0-rc1-apl, e antes era 5.13 ou 5.11 generic.
Fiz dois procedimentos, mas sempre ficou assim, então…
E não faço muita ideia do que rc1-apl significa, passei o olho rapidão em um artigo e parece que é versão pra devs testarem.

Se você quer um Kernel mais novo, não use Debian, ainda mais o Stable. @Capezotte dá para fazer rollback de Kernel nesse caso?

Mas eu uso o ZorinOS :v
E nem é muito de minha escolha kk
Preciso desse kernel pra sair som

Uma sugestão

Tente este kernel

Para arch e derivados use o zen

https://archlinux.org/packages/extra/x86_64/linux-zen/

Opa, mals a demora.
Testei, mas também não tá indo :confused:
Também experimentei o 5.16 baixando ele pelo Ubuntu Mainline Kernel Installer, mas nada.

O microfone ou o som?

Você viu isso?

https://wiki.archlinux.org/title/PulseAudio/Troubleshooting#Microphone_not_detected_by_PulseAudio

Ah, perdão kk

1ª Resposta sua

O microfone funciona bem no kernel que c mandou, além de também funcionar no que veio no ZorinOS e no que baixei pelo mainline lá, mas o som não…
Apenas no Kernel 5.16.0-rc1-apl que funciona.

Antes de testar o Liquorix, eu tinha formatado o notebook, e usei primeiro o do mainline, depois o que tu mandou e depois o do cara lá, só nem lá funcionava mais, aí formatei de novo.
Não vou mais muito forçar esse SSD, em 3 dias foram várias e várias formatações, acho que já reduzi bastante a vida útil dele.

2ª Resposta sua

Dei uma lida agora, mas quando eu dou um arecord -l ele só detecta um bagulho estranho:

**** List of CAPTURE Hardware Devices ****
card 0: sofessx8336 [sof-essx8336], device 0: ES8336 (*) []
  Subdevices: 0/1
  Subdevice #0: subdevice #0

Que também aparece no pavucontrol:
Screenshot_2022-02-04_17-41-36

Qualquer coisa posso escolher a kernel antiga na hora do boot, se quiser comparar ou ver algo.

Esse rc no kernel quer dizer release candidate, o que significa que estaria pronto para uso. Chegou a testar outra distro em live, como Fedora, Manjaro e RegataOS?

aata, tendi tendi

Antes de vir pro zorin testei arch linux, manjaro, ubuntu e fedora
Pelo o que entendi era um problema com drivers (ES8336), vi um commit recente no github da kernel linux com um arquivo com nome parecido e achei que na versão mais nova teria suporte, mas não

Quando eu dou um lsusb aparece o dispositivo que (eu acho que) capturava som:
Screenshot_2022-02-04_17-42-56
Era aquele SunplusIT Inc MTD camera, porque ele também tava na seção de audio lá na print do inicio do tópico.
Acho que faltam drivers, tipo se tu olhar os drivers na seção que falei, tu vai ver snd-usb-audio e uvcvideo. E se for olhar os drivers que tenho agora, vai ver que o primeiro tá faltando.

Esses são os drivers que a Positivo diz pra colocar nesse modelo de notebook, mas só tem pra windows.

/etc/modprobe.d/alsa.conf:

options snd-intel-dspcfg dsp_driver=1

Tentei
Aí os dois pararam de funcionar kkkkk
Ent removi

Tente i salário pelo repositório

:wave:t2:

Eu tenho, talvez, uma sugestão, mas não tão legal…

Deve ser possível executar um procedimento em qualquer Distro, usando ncurses pelo terminal. No Gentoo isso é “tão fácil”, “fora da caixa”. É bem trabalhoso mas funciona. Tem inumeras funções que é como se fosse, ativar desativar, ou escolher um número e tem funções mais complexas, como digitar códigos e tals. Mas esse do som e microfone está me parecendo ser função que um custom Kernel tem ativado e o outro não ativou e vice versa.

Eu digo isso porque, cada um destes Kernels, habilita e/ou desabilita, configura uma infinidade de funções. Dito isso, “seria só” comparar o Kernel que funciona o Som com o que funciona o Microfone, pelo ncurses, marcar, ativar as funções necessárias e compilar o próprio Kernel. O ncurses facilita muito isso, e ele ainda deixa explicado oque cada função do Kernel faz.

Pode levar muitas horas para fazer as comparações pois é necessário ler cada uma das funções e tem funções que o ncurses só mostra quando umas atenderem as necessidades das outras.

Se tivesse como ver oque os Kernels custom alteraram do Kernel generic (Geral) e comparar… Será que teria como, de um jeito não tão trabalhoso? Acredito que muitos problemas de som nas Distros Linux poderiam serem resolvidos.

Curiosidade, o Kernel Linux tem tantas funções que ele já está preparado para suportar computadores do próximo século. Exemplo tem funções que o Kernel Linux é capaz de suportar uma quantidade astronômica de memória ram e uma infinidade de processadores ao mesmo tempo.

:vulcan_salute:t2:

O firmware já está na versão mais nova.
E comparando as duas kernels, vi que a que sai som não tem alguns modules pra usb que a outra tem.

Na antiga:

[email protected]:/lib/modules/5.13.0-28-generic/kernel/sound/usb$ ls
6fire  bcd2000  caiaq  hiface  line6  misc  snd-usb-audio.ko  snd-usbmidi-lib.ko  usx2y

Agora:

[email protected]:~$ modinfo snd-usb-audio
modinfo: ERROR: Module snd-usb-audio not found.

Não sei como faz pra instalar isso, nem sei se dá.

Achei um post em que o cara que fez a kernel apresenta ela: link
Disseram que tudo funcionava, menos o mic, mas ele não deu nenhuma explicação a mais.

Acho que vou comprar um fone normal ou um headset, assim dá pra usar a kernel normal e o fone pra ouvir, ou a kernel modificada com o headset pra falar
Até ter suporte oficial pra esse hardware que tenho

1 curtida