Meu Windows é lento mesmo com um SSD NVME

Pode parecer básico, mas já tentou isso aqui?

Disco onde o Windows será instalado:

• Se seu sistema usa UEFI → use GPT
  • Se usa BIOS legacy → MBR

Impactos indiretos (que podem influenciar o desempenho geral):

:small_blue_diamond: 1. UEFI + GPT = Boot mais rápido

• UEFI (com GPT) tem um processo de boot mais moderno e rápido comparado ao BIOS + MBR.
  • O sistema pode ligar e carregar mais rapidamente.

:small_blue_diamond: 2. Melhor compatibilidade com SSDs NVMe

• Sistemas modernos com UEFI + GPT reconhecem melhor SSDs NVMe, que são bem mais rápidos que HDs.
  • Instalar Windows em SSD NVMe usando MBR pode causar problemas (ou até impedir o boot).

:small_blue_diamond: 3. Mais estabilidade e segurança com GPT

• GPT tem uma cópia de backup da tabela de partição, ajudando a evitar perda total se der problema.
  • Isso não afeta a performance em si, mas sim a confiabilidade do disco a longo prazo.

Depois me fala se funcionou!

Se não funcionar passo outros passos que ainda podem ser feitos

mano, fiz tudo aquilo q tu me indicou e ficou mais rápido, mas o SSD do meu primo ainda tá ganhando do NVME, deve faltar mais alguma coisinha, antes iniciava tipo em 1 minuto e pouco, agora deve tá por volta de uns 40 segundos

EM PRIMEIRO LUGAR, certifique-se de que seu SSD é original de boa marca e seja realmente NVME. bote maldade no seu coração quando ler isso.

1 curtida

Como você falou que é só no iniciar fica mais complicado, mas depois passo mais alguns caminhos

comprei a pouco tempo ele é da pichau, marca pichau, achei que era bom

manda os passos

Sempre foi lento?
quando instalou estava ok?
Fez instalação limpa?

não to dizendo que é bom ou ruim. digo apenas para que tenha CERTEZA de que é original. pode ser pichau ou pichau-xingling. é a primeira coisa que vc tem de se certificar antes de tentar qualquer coisa.

Sobre velocidade de boot ssd e nvme é a mesma coisa

1 curtida

Não, quando coloquei o nvme era bem rápido, sim, quando instalei estava Ok, mas a instalação não foi limpa eu usei um app para passar o meu windows de um HDD para o NVME

Sim, ele é original, comprei de uma loja grande aqui no Brasil

1 curtida

Mesmo sendo NVME varios SSD's tem velocidades de leitura e escrita diferentes. Além disso, outras coisas podem estar causando lentidao. Eu não sei o que pode estar sendo por quie não tenho muita experiencia com windows, mas acho que pra investigar mais coisa em termos de hardware. até de software.

Boa sorte 🍀

Foi mal demora .

Você ainda está com problema?

Se você clonou seu nvme usando o HDD a velocidade pode não ser o que você procura.
Você teria que instalar o sistema do zero para resolver definitivamente o caso ou se você já fez e não obteve resultado esperado talvez seja defeito do nvme que se resolve acionando a garantia.
Lembrando que o NVME é um foguete de rápido.

Se o hardware estiver funcional e o Windows estiver rodando há mais de dois anos, é bem provável que o SSD NVMe esteja sofrendo com fragmentação ou desgaste devido ao volume de escrita.

Qual a data da instalação do Windows?

Se esta com alerta em amarelo ou vermelho é bom retira a peça.

https://plus.diolinux.com.br/uploads/default/original/3X/9/f/9f943515f82e85382580cbae43e05d726595d2ac.png