Não, vc precisa formatar de um para o outro.
mano, formatei como Exfat, reiniciei mas não mudou, continua do mesmo jeito, será q é por causa que preciso configurar o hot-plug? Acho q minha placa mãe não tem suporte
O exFAT é só para dar uma moral a mais para esse velho senhor aí, o problema do S.M.A.R.T. seria com o hot-plug mesmo.
No gerenciador de discos do Windows, vc pode desativar um disco especifico se quiser, quando o PC ligar novamente esse disco não será montado automaticamente. Não sei se ajudaria na inicialização, mas vc pode testar.
Outro cenário seria usar via adaptador USB, mas não sei se é válido para você. HDD começou a dar problema é só ladeira abaixo.
Aproveite dps de remover esse HD use o cristaldiskmark pra testar a velocidade desse SSD, se estiver abaixo da velocidade prometida já pode ser um sintoma de defeito
Atualização: Tirei o HDD do meu gabinete e o problema não foi solucionado, continua ficando um bom tempo na tela “Bem-vindo” do windows 10
Ve pelo gerenciador de tarefas do WIndows se tem alguma app usanfo demais o hdd ou cpu
Outra coisa
Você deixou pelo menos 10% do ssd sem uso para executar o trim?
Já tentou olhar pelo gerenciador de tarefas quantos programas estão iniciando junto com teu PC? tira uma print para a gente.
Sim, meu NVME tem bastante espaço livre
Não é espaço livre, mas espaço sem ser utilizado na criação de partição
Cpu e hdd não estão acima de 80% de uso?
No gerenciador de tarefas
Só está lento para iniciar?
O superprovisionamento (OP) de SSD é um recurso que reserva espaço extra na unidade de estado sólido (SSD). Isso pode melhorar o desempenho do SSD e prolongar sua vida útil.
Benefícios do OP
- Aumenta a durabilidade do SSD
- Melhora o desempenho de gravação
- Reduz o impacto de gravações aleatórias
- Permite que o controlador SSD gerencie os dados com mais eficiência
Como configurar o OP
- Alguns fabricantes de SSD, como a Samsung e a Crucial, permitem ajustar o tamanho do espaço de OP
- Para SSDs Samsung, é possível usar o Samsung Magician para ajustar o OP
Como funciona o OP?
- O OP distribui o número total de gravações e apagamentos entre mais blocos e páginas de memória flash NAND
- O OP fornece ao controlador flash espaço de buffer adicional para gerenciar ciclos de programação/apagamento (ciclos P/E)
- O espaço de buffer adicional melhora o desempenho geral do SSD
Kingston Technology diz que o OP também aumenta a resistência do SSD.
Retira LM e Program pode ser virus
Sim, só está lento ao iniciar
Ok.
Depois coloco alguns passos aqui que podem ser feitos.
Contudo pode ser até drive.
Recomendo instalar drive do servidor do windows ou da marca do pc. O resto pode ocasionar problemas
tudo bem, vou esperar o passa a passo
como que retira?
para remover os processos LM e Progrm segue estes passos:
- com o cclenner na parte do arranque remove os 2 processos
- corre malwarebytes
- verifica online na pagina hijackthis se tem algum tipo de virus depois de verificado
- se tens o panda recomendo o bitfedender free e verifica o disco por inteiro
cli1que no menu e abre terminal (administrador), e execute o comando sfc para ver se tem, algum arquivo do Windows corrompido.
sfc /scannow
Iniciando verificação de arquivos. O processo levará alguns minutos para ser concluído.
Iniciando fase de verificação de verificação do sistema.
Verificação 100% concluída.A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito.
Para reparos online, os detalhes são incluídos no arquivo de log CBS localizado em
windir\Logs\CBS\CBS.log. Por exemplo, C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. Para reparos
offline, os detalhes são incluídos no arquivo de log fornecido pelo sinalizador /OFFLOGFILE.
Reinicie e veja se funciona.
Se não reparar com êxito.
Execute o comando abaixo
DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth
Desabilitar serviços não Windows ao iniciar o sistema
No campo de pesquisa digite
msconfig
Vá na aba Serviços e selecione “Ocultar todos os serviços Microsoft”
Clique em Desativar tudo
Clique em aplicar
Clique em OK
E reinicie o PC.
Veja se funciona
Caso funcione, você terá que verificar qual serviço está ocasionando problema, podendo deixar desativado, reinstalar ou remover.
Ativar inicialização rápida
Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Opções de Energia
Clique em Escolher a função dos botões de energia.
Veja se está selecionado Ligar inicialização rápida.
Caso não esteja, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento, seleciona então Ligar inicialização rápida
e clique em Salvar alterações.
Caso não funcione, execute o chkdsk para verificar o sistema. Esta tarefa é lento podendo demorar horas.
chkdsk /r
Ao finalizar veja se melhorou.
Boa sorte.