Meu notebook suporta dois monitores?

Tenho dois notebooks antigos, ambos têm saídas VGA e HDMI. Tentei, em ambos, ligar dois monitores, um pela saída VGA e outro pela saída HDMI. O Ubuntu reconhece ambos monitores conectados, além da tela do notebook (três telas). Mas, quando eu ativo as três telas, um dos monitores não mostra imagem. Eu só consigo obter imagem nos dois monitores quando desabilito a tela do notebook. Será que minha placa de vídeo não suporta três telas ativas simultaneamente?

O primeiro notebook é um Dell Inspiron 7520. A CPU é Intel i7-3612QM. A GPU integrada é uma Intel HD Graphics 3rd Generation. A GPU discreta é a AMD Radeon HD 7730M. O sistema é Ubuntu 21.04 (com Gnome). Testei com Wayland e com Xorg, e obtive o mesmo resultado em ambos.

O segundo notebook é um Dell Vostro 3460. A CPU é a mesma (Intel i7-3612QM). A GPU integrada também é a mesma (Intel HD Graphics 3rd Generation). Mas a GPU discreta é a Nvidia Geforce GT 630m (usando driver proprietário). O sistema é dual boot: Windows 10 e Ubuntu 20.04 LTS (com Gnome e Xorg). Não funcionou com 3 telas nem no Windows nem no Ubuntu.

No site da Intel diz que a GPU integrada da CPU i7-3612QM suporta 3 displays independentes: https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/67356/intel-core-i7-3612qm-processor-6m-cache-up-to-3-10-ghz-rpga.html?wapkw=3612QM
(mas coloca uma observação: “This feature may not be available on all computing systems. Please check with the system vendor to determine if your system delivers this feature, or reference the system specifications (motherboard, processor, chipset, power supply, HDD, graphics controller, memory, BIOS, drivers, virtual machine monitor-VMM, platform software, and/or operating system) for feature compatibility. Functionality, performance, and other benefits of this feature may vary depending on system configuration.”)

Qualquer ajuda é bem vinda! :slight_smile:

Qual o modelo do processador? Tem que ver se está usando vídeo integrado ou vídeo dedicado.

A CPU é Intel i7-3612QM.

Acredito que estou usando o vídeo integrado, pois quando faço isto:

 glxinfo | grep 'OpenGL renderer string'

obtenho isto:

OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) HD Graphics 4000 (IVB GT2)

No site da Intel diz que suporta 3 displays independentes: https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/67356/intel-core-i7-3612qm-processor-6m-cache-up-to-3-10-ghz-rpga.html?wapkw=3612QM

Será que é o Wayland? Vou tentar com o Xorg…

Tentei com o Xorg e não funcionou (então não é problema com o Wayland). Com Windows 10 também não funcionou. No outro notebook também não. Mas descobri que consigo habilitar os dois monitores, desde que desligue a tela do notebook. O que ainda não consigo é ter as três telas habilitadas juntas. Editei minha mensagem original com as informações novas.