Meu notebook não aceita linux

Tenho um notebook hp probook 645 g4, ele simplesmente fica desligando quando eu tenho ir para a tela de istalação de qualquer distro. Já desativei o secure boot e mesmo assim fica nesse problema de ficar desligando.

processador: Ryzen 3 pro 2300

Placa de vídeo: Vega 6

Olá , seja bem vindo ao forum.

Esse notebook é novo ou você comprou usado?
Tem algum sistema operacional instalado?

HD, SSD, nvme?

Você já tentou instalar quais distros nela?

Pergunto isso pois, o meu samsung antigo não deixava instalar Ubuntu e suas variantes, mas deixou instalar Linux Mint e Manjaro

faz o teste de mem e disco
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Usando o Memtester (Dentro do Mint)

Se você não quer reiniciar o PC e deseja fazer um teste rápido (embora menos preciso, pois não consegue testar a RAM que o sistema já está usando), você pode usar o memtester.

1. Abra o terminal e instale a ferramenta: sudo apt update && sudo apt install memtester
  2. Execute o teste definindo a quantidade de memória (ex: 2GB) e o número de repetições (ex: 1): sudo memtester 2G 1

Nota: O sistema pode ficar lento durante esse processo, pois ele tentará “estressar” a RAM disponível.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

para o disco use o QDiskInfo

Instalação via Terminal

Ubuntu / Linux Mint / Debian

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/qdiskinfo
sudo apt update
sudo apt install qdiskinfo

deve aparecer algo assim

Além de Secure Boot desativado, ligue o UEFI hybrid. E tente o boot com safe graphics caso não de vídeo.

Comprei usado, mas eu ja tinha instalado fedora antes. Tive que vlotar ao windows devido ao trabalho. É um nvme

não consigo instalar qualquer distro linux, neste momento estou no windows

tentei: Pop os, fedora, mint, ubuntu e arch

nao precisa instalar o SO, rode o modo live pelo pendrive

ele não vai para essa tela, ele desliga antes de abir isso

ele nao abre o pendrive com o live?
esta criando o pendrive com qual programa?

ok, vou tentar e volto com atualizações

Não. Ele fica numa tela com o simbolo da distro e com o da hp e do nada desliga, ai quando clico no botão de power ele volta para essa tela, então fica nesse ciclo

ja tentei com ventoy e rufus, no memento estou com ventoy

com o Secure Boot desativado ele devia entrar no live…
ele desliga depois dessa tela?

tenta com outro pendrive, em outra porta USB, essas coisas, tem que ir por eliminacao,
testar o hardware e software