Meu IP está sendo bloqueado

Boa tarde pessoal. Gostaria de relatar um problema para quem entender melhor do que eu, hoje estive tentando fazer login aqui na minha conta do diolinux plus, porém o site estava bloqueando meu ip afirmando que eu não posso realizar login com meu ip ( nessa hora eu estava conectado com a internet da minha casa). Gostaria de saber porque isso ocorreu e se isso é normal, por favor me tirem essa duvida pois isso também ocorreu em outro site.( Consegui realizar o login e criar esse tópico mudando a rede).

1 curtida

Comigo também acontence, depois de uns click libera o login

1 curtida

Bem, isso é normal ?

1 curtida

Às vezes, acontece – devido a alguma falha do meu provedor. – Nada a ver com este fórum, pois quando acontece, afeta quase todos os sites que tento acessar.

A última vez que registrei os detalhes desse evento, foi quando eu instalei o Manjaro. – Naquele momento, também aconteceu algum problema com o AUR. – Juntando as 2 coisas (Manjaro, AUR), ficou parecendo um problemão, sinistro, ameaçador.

Era tarde da noite (talvez madrugada)… Um bot atendeu meu telefonema ao meu provedor… Mas, enfim – de manhã, já estava resolvido.

Não digo que seja este o seu caso. – Apenas, uma experiência que tive. – Uma das possibilidades para você investigar.

1 curtida

Então eu deviria consultar a minha empresa provedora de internet ?

1 curtida

Sua empresa provedora não dirá nada que esclareça o problema – caso o problema tenha origem nela.

Essa é uma das maravilhas da “iniciativa privada”.

Quando lidávamos com empresas públicas (lá pelos idos dos anos 80), sim. Fazia sentido questionar.

A gente recebia respostas concretas. – Bastava insistir um pouco.

1 curtida

Então oq eu faço ? Pois esqueci de mencionar, mas isso tbm está afetandi alguns jogos meus

1 curtida

Dei apenas uma dica de “possível” causa… para você investigar.

Eu não uso NVidia, não tenho placa de vídeo, não tenho Wifi, Blutuff, não jogo, não edito vídeos… etc.

Só dei uma dica, para você investigar. – Sem nenhum compromisso.

1 curtida

Desculpe falar mas,não ajudou em nada. Acho que o melhor mesmo é se o problema persistir, é chamar um profissional que saiba resolver.

1 curtida

aqui também já deu ip bloqueado nesse site com ip do meu ISP então usei VPN Para fazer o login até onde eu sabia não estou tendo problemas em outros sites.

2 curtidas

Seria bom, se você tivesse a mensagem exata, ou uma captura de tela.

Você lembra mais algum detalhe?

Ainda continua acontecendo? Então, por favor, faça uma captura de tela ou copie a mensagem exata.

O exemplo que aconteceu comigo na madrugada de 27 Abril 2021:

Ou seja, o “meu IP” estava sendo acusado de fazer acessos suspeitos a “sites” (no plural) hospedados na KingHost.

É isto que aconteceu com você?

Se não foi isso, então esqueça o que falei.

2 curtidas

Aparentemente quase tudo voltou ao normal, menos em meu minecraft que ainda não consegue acessar o modo online.

Ps: NÃO uso vpn ou qualquer tipo de trapaças em todo e qualquer jogo.

1 curtida

Com essa informação, acredito que os colegas possam dar alguma dica útil.

2 curtidas

Isso aconteceu comigo a uns dois dias. Achei estranho, porém logo em seguida consegui acessar com o Chromium que mantenho aqui como stand by. Normalmente uso o Firefox.

2 curtidas

Aqui acontece algumas vezes. Percebi que foi depois que desabilitei o ipv6. Daí cheguei a seguinte conclusão:

Meu provedor tem apenas alguns poucos (senão apenas um) IPv4 de saída. Daí todos os acessos são vistos pelos sites como vindo desse mesmo IP. Com tantos acessos simultâneos, o site pode bloquear o IP temendo ser um ataque.

Já quando o ipv6 está habilitado, os sites conseguem rastrear melhor a origem do acesso e facilita de não ser encaixado como um atacante.

4 curtidas

Acabei fazendo uma pesquisa mais aprofundada – mas só para alguns casos em 2021. – Tenho muitas capturas de tela que nunca renomeei (porque o problema se resolveu), e nesses casos o CTRL+F não encontra nada com “captcha”, “suspeito” etc.

Ou então, na época dei outro nome. – Agora padronizei o nome das capturas com “-Captcha-acessos-suspeitos” no final.

Em alguns casos, eu estava rodando uma sessão Live, ou alguma distro acabada de instalar – portanto, era a primeira vez que eu abria o Navegador – Chromium, Falkon etc.

Pesquisando um pouco no Google, vi uma indicação de que, ao passar por um Captcha, ele guarda um Cookie, que diz que você é gente boa – mas se “limpar os Cookies”, ficará sujeito a novos baculejos.

Eu nunca limpo Cookies, nem nada – e este primeiro caso é o único, para o qual não vejo explicação clara:

1º caso – 29 Janeiro 2021

Eu tinha contratado novo provedor de Internet (provedor local), que foi instalado no dia 21 – e cancelei o provedor antigo (Oi Fibra) no dia 27.

Nenhuma novidade até o dia 29. – Só as capturas de tela corriqueiras, de estatísticas da Covid, Speedtest todo dia pela manhã etc.

No dia 29, de tarde, o Chromium do Fedora exigiu Captcha para exibir o meu próprio site. – O Fedora estava rodando há 2 dias, sem reiniciar. – Não tinha havido nenhuma atualização do Chromium desde Dezembro.

Portanto, estava tudo do mesmo jeito que na véspera, e nos dias anteriores – e fazia muitos dias que eu não entrava no meu site – que por sinal, é “estático” (puro HTML), sem nenhum tipo de Login, nenhuma interação etc. Só mostra as páginas, e mais nada.

Perguntei ao provedor. O técnico disse: – “Estou verificando se tem algo errado ainda”. – Por que “ainda”?? Dá impressão de que o cara liberou, mas não quis confessar que tinha problema e ele tinha liberado.

Depois disse: – “Não achei mais nada”. – Perguntei o que significava isso. Que tinha encontrado e resolvido o problema?? – “Na verdade não achei problema algum”.

Ficou de abrir um chamado para a equipe técnica “verificar” – mas não encontro nenhuma informação de que tenham entrado em contato comigo depois, para dizer qual foi o resultado da “verificação”.

2º caso – 19 Fevereiro 2021

Eu estava rodando uma sessão Live, para instalar o Slackware – e abri o Falkon pela primeira vez. – É impossível que eu tivesse feito mil safadezas e canalhices na internet. Óbvio!

Mandei o Captcha, e não tive mais problemas.

Detalhe: – O Captcha do meu hospedeiro de site é o mais básico possível. Bobo até não poder mais. A primeira palavra que pede, é sempre a mesma! – Um ser humano, até poderia errar, por distração, mas qualquer robot acertará 100% das vezes.

3º caso – 27 Abril 2021

Eu tinha acabado de instalar o Manjaro (conforme já disse na reposta anterior), fui abrir meu site no Google Chrome, e levei um Captcha na cara. – Outros sites, diziam que “não pode ser alcançado” (reached)… ou “sem conexão”…

No outro dia, abri o Fedora, e foi a mesma coisa.

Voltei para o Manjaro, continuei configurando. – Quando tentei acessar o “Caiu Tudo” (para ver se um outro portal tinha problemas), o próprio Down Detector me acusou de ser um robot safardana etc. e tals. – Depois, as coisas se normalizaram… mas não sei como, nem por quê, pois não há registro de que eu tenha feito nada para resolver (exceto preencher algum Captcha, talvez?.. mas neste caso, eu teria feito capturas de tela, para documentar).

Conclusão?

Nenhuma conclusão, até agora.

Googlei mais um pouco, sobre o assunto, e não encontrei nada de útil – exceto um vídeo de 18 minutos, contando a maravilhosa história dos Captchas, reCaptchas etc.

1 curtida

Acho que o erro do fórum não tem relação com o Minecraft.

1 curtida

Os dois casos estavam envolvendo o bloqueio do meu ip.

1 curtida

E daí?

Não tem necessariamente uma ligação.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.