Metro Exodus chegando para Linux nativamente

Em um post para comemorar os 10 anos do lançamento do game Metro 2033, a 4A Games fez alguns anúncios para as próximas atualizações e dentre elas uma versão nativa do Metro Exodus para Linux.

Anúncios sobre o Metro Exodus

A equipe da 4A Games começa falando que eles estão trabalhando “arduamente” para trazer uma versão do Metro Exodus para os consoles de nova geração (9ª), Xbox Series X/S e o PlayStation 5 para o próximo ano (2021). Também falam que podemos esperar uma melhor taxa de fps, mais resolução e tempo de loading reduzidos, além claro de poder contar com o Ray Tracing.

Para quem tem consoles da 8ª Geração (Xbox One e PlayStation 4), e adquiriu o game de forma digital ou física e está pensando em pegar os da nova geração, o update será gratuito.

Mas onde entra o Linux nessa conversa??

Então pequeno gafanhoto, no mesmo comunicado logo após falarem sobre como iriam fazer as melhorias para os consoles, eles comentam como trouxe mais jogadores (usuários) para jogar o Metro Exodus, através do serviço de streaming da Amazon “Luna”, e que estão trabalhando para as versões de LINUX e MacOS para a próxima Release.

Série Metro no Linux

Para Linux temos dois títulos da série Metro que já podemos jogar nativamente via Steam, que é o Metro 2033 Redux e o Metro: Last Light Redux, ficam “de fora” somente o Metro Exodus.

Creio que esse port do Metro Exodus para Linux desktop se deve por dois fatores (presumo eu). O primeiro e o “mais importante”, é que eles já tem “bagagem” no Linux e assim ficando mais fácil o port. Já o segundo é só “especulação” mesmo, mas tudo indica que os serviços de streaming como Google Stadia (usa uma versão do Debian modificado com Vulkan) e o Amazon Luna ( que muito provavelmente é Linux também), deram XP extra para eles fazerem o porte. Posso chutar que outras empresas possam fazer o mesmo.

A nota completa deles falando sobre o 10º aniversário do Metro 2033 você pode conferir aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 curtida

Em quesito single-player, um dos melhores First Person Shooter. Fico contente que deram importância pra galera do Linux.