Amazon apresenta Luna, a sua plataforma de games por streaming

Ultimamente, o assunto “Games por streaming” ganhou os noticiários, começando com o Google Stadia “saindo na frente”, e depois com o NVIDIA GeForce NOW também dando as caras para o público. O xCloud da Microsoft também está para aparecer.

Mas hoje vamos falar de mais um concorrente que está chegando, o novo serviço lançado pela Amazon, Luna.

Luna segue nos mesmos moldes do Stadia e do GeForce NOW, de utilizar a internet como o meio para disponibilizar os jogos para os seus clientes.

No evento da Amazon realizado nesta quinta-feira (24), a empresa mostrou como o serviço vai funcionar. Os moldes vão ser parecidos com outro produto dela, o Amazon Vídeo. O novo serviço vai ter uma assinatura de US$5.99 por mês e assim dando a possibilidade de jogar a 1080p e 60 fps, já a resolução em 4K estará disponível em breve.

Para acessar o serviço, a Amazon recomenda ter uma internet de 10 Mbps ou mais e para o 4K ter no mínimo uma conexão de 35 Mbps.

Foi mostrado um controle próprio para o serviço, assim como acontece com o Stadia. Também foi falado que o serviço Luna vai ser compatível com controles de Xbox One e o DualShock 4, além é claro de ser compatível com teclado e mouse.

O serviço roda sobre as poderosas plataformas AWS, dando assim a estabilidade necessária para rodar os games. Por falar nos games, Luna terá integração direta com a Twitch, podendo assim ter os jogos do catálogo stremados diretamente na plataforma roxinha.

Outro ponto interessante, é que muito provavelmente terá canais “exclusivos” das desenvolvedoras dos jogos, e em breve o primeiro a estrear é o da Ubisoft.

Os jogos confirmados até agora são: Control, Resident Evil 7, Tacoma, Metro Exodus, The Sentry Brutale, The Surge 2, Overcooked 2, Everspace, Grid, Bloodstained e Sonic Mania. Mas para quem achar que é pouco, a Amazon pretende ter até o acesso antecipado, que vai ocorrer em outubro, um pouco mais de 50 jogos adicionados na biblioteca incial.

Para rodar o serviço Luna, você pode fazer de duas formas, através de uma app próprio ou através do navegador. Para rodar o app, vai ser preciso:

PC ( Windows 10 com suporte para DirectX 11)

Mac (OSX 10.13+)

Aparelhos FireTV (Fire TV Stick - 2nd gen, Fire TV Stick 4K, ou Fire TV Cube - 2nd gen)

Ou você pode rodar via navegador, sendo necessário o Google Chrome na versão 83 ou posterior, tanto para PC ou Mac, ou Safari (iOS 14) tanto para iPhone quanto para iPad.

Por hora o serviço está em testes somente nos EUA e sem previsão para o resto do mundo.

Para ver da release você acessa ela aqui e a página de apresentação do serviço pode ser acessada aqui.

Acho muito bom que mais empresas entrem nessa nova “corrida” dos games, e que possam oferecer mais serviços diferenciados dentro desse nicho do mercado de games. Sobre a compatibilidade com Linux, creio que ela por hora será via navegador mesmo, usando o Google Chrome, e em uma etapa posterior terá o app nativo para o pinguim (chuto que possa ser via Snap). Pensando agora quem poderia entregar o serviço aqui no Brasil de forma mais “estável”, creio que Amazon, Microsoft e Google possam fazer isso, mas teremos que esperar para ver, e torcer que tenha alguma parceria com as provedoras de internet daqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

2 Curtidas