Menu para configurar DNS não aparece no roteador FiberHome

Estou aprendendo a configurar meu roteador, e gostaria de alterar o DNS para que todos os dispositivos conectados a rede da minha casa utilizem esses mesmo DNS.

O problema que estou tendo é que não aparece essa opção no menu de configuração, meu roteador é da FiberHome, disponibilizado pelo meu provedor de internet.

Vou deixar um vídeo de referência onde é mostrado como fazer, na aba Network o vídeo mostra o menu LAN Settings, esse menu não aparece no meu roteador.

Existe alguma coisa que preciso ativar para que eu possa fazer essa configuração de DNS?

2 curtidas

Uhn. :thinking:
Eu tentaria entrar em contato com a equipe técnica do provedor (por mensagem de texto - e-mail). Perguntaria como posso fazer esse procedimento no equipamento que foi disponibilizado por ela.
Enviaria em anexo fotos (sem os metadados) da configuração que não aparece para mim do equipamento que as gentis pessoas me disponivilizaram. E enviaria também imagens do tutorial que vi na internet que é do mesmíssimo equipamento, onde a configuração aparece.

Se a resposta for parecida com “não é possível fazer isso [no nosso equipamento]” ou “não fazemos esse serviço [com o nosso equipamento]”.
Aí eu perguntaria se seria possível eu adquirir um roteador para mim, e usar o equipamento disponibilizado pela equipe do provedor apenas em modo bridge.
Assim o servidor DHCP (o ‘protocolo/serviço/procedimento’ responsável por atribuir/gerenciar configurações aos dispositivos da minha rede local - incluindo o DNS) ficaria sob… responsabilidade(?) do meu aparelho.
Perguntaria para as gentis pessoas, que tratei de forma cordial e respeitosa, se elas estariam dispostas a me ajudar a fazer essa modificação. Se poderiam enviar uma pessoa técnica da equipe para fazer essa modificação em um dia e horário convenientes para todas as partes.

Em caso de nova recusa…

Aí fica pra um possível próximo episódio. :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

Beleza!

Achei que era algo errado comigo aqui, vou seguir a dica e entrar em contato com o provedor. Obrigado!

2 curtidas

Voltei para dar um feedback, o provedor liberou o ipv6 e já notei melhora no ping e para carregamento de sites.

Fiz as perguntas que vc recomendou e as respostas foram…

“seria possível sim ter um repetidor de sinal para sua conexão. ai neste caso não damos suporte a esse outro aparelho.”

“nesta questão o senhor mesmo tem que contratar um técnico de sua confiança, não e possível retirar um dos nosso para ir ate sua localidade.”

Aproveitando a situação, se puder tirar minha dúvida: Agora que tenho ipv6 o que acontece se eu desativar o ipv4 no windows? Vai melhorar ou o ideal e deixar os dois ativos?

2 curtidas

Atualmente, o ideal é deixar os dois ativos.
Alguns sites… Ãhn… Alguns domínios de sites estão… hospedados(? - acho que “registrados” se encaixa melhor) apenas com um (ou mais de um) endereço iPv4.

Se você tentar acessar um desses sites, com apenas o tráfego iPv6 habilitado no seu dispositivo (ou “com apenas o tráfego iPv6 habilitado no servidor DHCP da sua rede - e consequentemente no seu dispositivo:stuck_out_tongue_winking_eye:), você não conseguirá.
Para fins de… curiosidade (:upside_down_face:) você pode experimentar fazer isso. E veja na prática se todos os sites que você acessa, e todos os serviços que você usa, e todas as pessoas com quem você interage, já estão com tráfego iPv6 ativo.

Você pode testar domínios… com… suporte(?) a iPv6 aqui (outros testes também serão feitos - se há ou não um certificado tls/ssl válido, por exemplo):
TOP.Nic.br

Mais sobre transição de iPv4 para Ipv6 aqui:
Introdução ao IPv6 (15 vídeos) (NICbrvideos)
[Edit]
O vídeo mais atual dessa playlist tem oito anos! Ainda assim se encaixa “Atualmente, o ideal é deixar os dois ativos”.
[/Edit]

Coisas desinteressantes agora que o problema de internet pouco responsiva já foi resolvido - Coisas desinteressantes que não precisam ser lidas e muito menos respondidas, mas se quiser... :innocent:

Uhn. :thinking:
Acabei nem me interessando em saber porque você queria setar um DNS no servidor DHCP pra que ele enviasse para toda rede. :melting_face:
(Fica o lembrete para uma próxima vez. :sweat:)
Era uma questão de velocidade/responsividade da rede. :bulb: :partying_face:
Mas e modificar o DNS no servidor DHCP, conseguiu?

O pessoal do provedor parece ter modificado a pergunta através da resposta que deram. :melting_face:

“- Seria possível usar o equipamento de vocês apenas em modo bridge [para que o servidor DHCP da minha rede local fique sob controle do meu equipamento]?”
“- Sim, se você quiser repetir o sinal a partir do nosso equipamento (o nosso equipamento é que ficará com o servidor DHCP), você pode fazer isso sim. Fique à vontade”. :sweat_smile:

1 curtida

Privacidade, o que eu puder descentralizar acho interessante. E melhorar o desempenho é ótimo também.

Na rede não, eu configurei outro DNS no PC mesmo. Por enquanto serve :slight_smile:

Também senti isso, eles disseram que a fibra ótica só conecta no roteador deles.

Mas tá tranquilo, outro dia eu faço a nova pergunta como vc recomendou. Eu ainda tenho que comprar um novo roteador também, vou fazendo as coisas com calma.

1 curtida

Os provedores estão bem chatos ultimamente, aqui não queriam me dar acesso ao roteador, então coloquei o meu no lugar e apenas clonei o Mac do provedor deles e tudo funciona perfeitamente.

1 curtida

A post was split to a new topic: Dúvida entre comprar um novo roteador TPlink ou um Switch