Dúvida entre comprar um novo roteador TPlink ou um Switch

isso é diferente de fazer o tal “modo bridge”?

eu não sei quase nada sobre redes, mas gostaria muito de encontrar uma solução aqui pro meu caso. Alterar o DNS pode melhorar o desempenho da smartv e TVbox, e pretendo montar um home server em breve (via cabo se possível).

Adianta alguma coisa eu usar um Switch? Estou na dúvida entre comprar um novo roteador TPlink ou um Switch.

Porque a fibra do provedor só conecta no roteador deles, isso é fato, e eu aqui uso internet via cabo no PC e TV box, wifi é só pra celular. Então se tiver que “transformar” o roteador do provedor em uma espécie de ponte ligando ele a um novo roteador (para assim eu conseguir alterar o DNS na rede) aí tudo bem, eu entendi o raciocínio e vou precisar de um novo roteador pra funcionar como wifi (ligado via cabo no roteador do provedor). E aí sai os cabos a partir desse novo roteador para ligar ao PC, Tvbox e home server.

Eu entendi certo o processo?

Para facilitar, sim você compra um roteador novo, e conecta no seu modem da operadora.

Apartir desse momento você conecta tudo ao seu roteador e nele você pode modificar o que desejar, o modem da operadora só servira para transportar a internet da fibra para o seu roteador

Entendi, e seria necessário alguma configuração avançada ou é só ligar os cabos entre os roteadores?

E eu pretendo ter um home server para backup de arquivos com pi-hole instalado para bloquear anúncios e também filtrar sites maliciosos (talvez Raspberry Pi). Nesse caso eu devo instalar esse home server entre os dois roteadores? Ou seja, depois do roteador do provedor e antes do meu roteador

Aí depende, eu tenho um pi hole funcionando via wi-fi para Adblock, mas poderia ser via cabo sem problema.

Eu conectaria ele após o roteador.

Sobre a configuração no roteador, a maioria já vem pré configurada no automático, se não a configuração geralmente é simples

Você tbm pode modificar o DNS de cada aparelho para bloquear ads sem precisar comprar um novo roteador.

1 curtida

Aproveitando o assunto, o que é DDNS? Diferente do DNS que vc mencionou, esse DNS eu já alterei no meu PC.

Abri as configurações do roteador e o DDNS aparece assim

Qual eu deveria utilizar que de uma melhor privacidade? Se eu selecionar “Other” posso colocar manualmente algum