Mensagem de erro "a chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY..."

Sobre as chaves públicas, dá uma olhada nisso aqui (em ingês)

Sobre os ppa, eu recomendaria tentar remover e adicionar novamente :thinking: :slight_smile: :v:

como faz para remover e instalar?

1 curtida

Tem um programa chamado “Programas e Atualisações”, na aba “Outros softwares” (algo assim), selecione o ppa e clique em remover

:warning: OBS: Saiba qual ppa está removendo

Para instalar o ppa do Wine, siga os passos do link abaixo:

https://wiki.winehq.org/Ubuntu

O Handbrake e do Uget parece não estar disponível para o Ubuntu 20.04 pelo que vi nos PPAs (posso estar equivocado) ou tá dando algum erro no repositório :thinking:
Foi você quem adicionou?
:warning: Não remova eles, apenas do Wine

Hey!

Vamos por partes…

Primeiramente, o uso de PPAs desconhecidos traz exatamente essa insegurança para o sistema, assim como instalar um programa desconhecido (pirata ou não) no Windows. Ao incluir um PPA você adiciona uma nova fonte de pacotes ao sistemas, que são instalados automaticamente a cada atualização. Esses pacotes na grande maioria das vezes não são testados propriamente, não garantem a compatibilidade com os outros pacotes, e ainda por cima, como é tudo instalado automaticamente, podem instalar coisas que você não deseja. Basicamente você está confiando todo o seu sistema no mantenedor do PPA.

Tirando o Brave e o Chrome, todos os outros pacotes podem ser instalados diretamente pelo APT ou via Flatpak, o qual é suportado nativamente pelo Ubuntu 20.04, bastando instalá-lo pelos repositórios oficiais.

Sobre as chaves, elas garantem pelo menos que a origem do pacote é confiável. Ou seja, que o servidor não foi alterado, por exemplo, por algum hacker. Quando o PPA exige uma autenticação desse tipo vem nas instruções o comando “apt-key”, como o abaixo, que adiciona a chave:
curl -s https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/brave-core.asc | sudo apt-key --keyring /etc/apt/trusted.gpg.d/brave-browser-release.gpg add -

Provavelmente você não executou esses comandos, ou os executou errado. Ou removeu as chaves sem querer.

6 curtidas

Assim como @brunonzanette explicou, PPAs são fontes de programas que podem conter um ou mais programas mantidos por pessoas avulsas, podendo ser um anônimo tentando te prejudicar, ou uma empresa. Ademais, minha recomendação é que você evite PPAs, fuja deles. PPAs costumam causar problemas como este que você está tendo, eles precisam ser evitados e utilizados apenas em último caso e ao utilizá-los, saiba que você está fazendo isto por sua própria conta e risco, porque não é de responsabilidade do sistema ou dos desenvolvedores cuidar das consequências que esta ação pode causar. O ElementaryOS, por exemplo, possui o suporte a PPAs desabilitado por padrão para justamente evitar esse tipo de problema. Não se deixe levar por sites que apresentam PPAs como única/melhor solução, porque não são.

3 curtidas

Não tive tempo de escrever toda a mensagem, então ai vai a continuação, de como resolver o problema:

É possível fazer tudo isso pelo terminal, mas vou explicar apenas como fazer pelo aplicativo “Programas e Atualizações”, que é o responsável por gerenciar essas coisas no Ubuntu.

Os PPAs aparecem na aba “Outros programas”, e as chaves na aba “Autenticação”.

Dicas extras:
É possível adicionar PPAs e chaves diretamente por esse aplicativo também:

  • Para adicionar um PPA, na aba “Outros programas” clique no botão “Adicionar”, copie/cole a identificação do PPA (ex.: deb [arch=amd64] https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/ stable main) e depois clique em “Adicionar Fonte”.

  • Para adicionar uma chave, primeiramente baixe o arquivo da chave (ex.: https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/brave-core.asc). Depois, na aba “Autenticação” clique em “Importar Arquivo de Chave”, selecione o arquivo “.asc” e pronto!

5 curtidas

eu apenas fui copiando e colando conforme as orientações neste e em outros foruns, fui instalando o Brave, o Wine, o Uget, Chrome, Handbrake… justamente porque pela loja do Ubuntu eu não estava conseguindo ao apertar instalar e/ou estava demorando demais para carregar, aí decidi ir via terminal. Com relação às nomenclatura PPA, snapy, flatpak etc… estou tomando contato com essa sopa de letras agora rssss

Eu não consigo remover via programas e atualizações

P.S.: como eu edito aquele nome grande do terminal?

1 curtida

Realmente a loja de aplicativos do Ubuntu/Gnome não ajuda em nada.
Nesse caso, uma dica é usar os seguintes comandos para procurar os aplicativos pelo terminal:

Depois é só instalar cada o pacote usando:

  • APT: apt install <pacote>
  • Flatpak: flatpak install flathub <pacote>
  • Snap: snap install <pacote>

Outra dica é instalar a loja padrão do Gnome, que é um pouquinho melhor que a do Ubuntu (mesmo que a do Ubuntu seja baseada na do Gnome):
apt install gnome-software gnome-software-plugin-snap gnome-software-plugin-flatpak

3 curtidas

Entendi a sua situação, mas evite copiar e colar indiscriminadamente. O Ubuntu 20.04 está sofrendo sérios problemas com a Loja de Aplicativos, sinceramente, um péssimo momento para usar o Ubuntu. De qualquer forma, não precisa se preocupar muito com nomenclaturas, só saiba que existem formatos diferentes de programas assim como existe no Windows. No Windows você tem o formato msi e exe, no Linux Desktop você tem Flatpaks, AppImages e debs. De qualquer forma, eu recomendo você utilizar outra versão do Ubuntu ou então o Mint e o Elementary, pelo menos por enquanto.

2 curtidas

Você precisa selecionar a linha referente ao PPA antes de clicar em Remover.
Selecione aquelas que estão habilitadas, as de Código-Fonte serão removidas automaticamente.

Abra a central de configurações, nela você vai encontrar uma seção chamada “Sobre”, clique nela. Dentre as opções que apareceram, terá uma onde você pode definir o nome de sua máquina.

Essa opção é a “Device Name”. Claro que o seu painel de controle estará em português, mas como ela é a primeira opção e o nome é autoexplicativo, fica fácil identificar.

3 curtidas

Top, obrigado

1 curtida

mas eu terei que remover pelo comando mesmo, então eu removo todos da lista com erros? Ou removendo o pacote PPA remove tudo?

1 curtida

Remova o PPA do jeito que eu expliquei, pelo aplicativo, mesmo que você tenha os adicionado pelo terminal.
Sobre os pacotes instalados a partir deles, é recomendado também desinstalá-los, atualiza o cache do APT (isso já será feito automaticamente quando você fechar o aplicativo após remover os PPAs) e instalá-los novamente, dessa vez usando o repositório oficial. Mas a remoção do PPA não depende da remoção do pacote.

Se você não lembra quais pacotes foram instalados, você pode verificar o seu histórico de comandos e filtrar por “install”: history | grep "install"
Ou, usar o log de modificações do APT: gedit /var/log/apt/history.log

Se não quiser usar a loja, você pode desinstalar os pacotes usando o comando abaixo:
apt purge <pacote>
E depois use a opção autoremove do apt para remover os pacotes remanescentes:
apt autoremove

Ex.:
Para os PPAs que você instalou, provavelmente isso removerá tudo que possivelmente foi instalado:
apt purge handbrake uget brave flatpak teamviewer wine*
apt autoremove

3 curtidas

então, mas a opção para remover pelo aplicativo está desabilitada conforme o print logo acima

1 curtida

No print logo acima não há nada selecionado… Selecione algum da lista que a opção será habilitada.

2 curtidas

Pronto, tudo certo, muito obrigado pela orientação, essa comunidade é show

3 curtidas

Fico feliz que tudo deu certo :slightly_smiling_face:

Outra dica, o apt-get que você está utilizando nesse print foi depreciado, atualmente é recomendado que se utilize apenas o apt. Levando em consideração isso, o comando deixa de ser sudo apt-get update e passa a ser sudo apt update.

Até mais :v:

2 curtidas

vivendo e aprendendo hehe, mas agora quero fazer instalações e instalações até obter as ferramentas de trabalho que preciso para o dia a dia

2 curtidas

Eu vi agora no ubuntu forum br um colega que recomendou este comando:

sudo launchpad-getkeys

Parece que este comando instala várias dessas chaves para não dar mais problemas, eu dei uma leve pesquisada mas não encontrei muito sobre este comando, vocês conhecem? Acha válido eu rodar no terminal para não ter mais problemas desse tipo?

1 curtida