Melhores Distros com KDE Plasma

Na opinião de vocês, qual a melhor distribuição que usa o KDE Plasma como interface nativa (que pode vir ou não por padrão)?

Estou pensando em usar o Plasma, mas não sei qual distribuição escolher.

2 curtidas

Particularmente eu amo a implementação do Plasma no openSUSE (tanto o Leap quanto o Tumbleweed), outra que eu acho sensacional é a do Solus. Gosto também da implementação no Kubuntu e no Manjaro (KDE) Minimal. Mas ai vai depender do seu perfil de usuário : )

3 curtidas

Quer algo MUITO diferente? Olha o Plasma do Garuda Dr460nized…

2 curtidas

Eu gosto bastante do Nitrux, apesar do Plasma deles ser baseado no MauiKit, o que acaba gerando um visual bastante diferente em alguns apps.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Eu uso a “distro” principal da comunidade KDE, o KDE neon, melhor distro Ubuntu com Plasma que já usei.

E se quiser sempre ter a versão mais atual do Plasma essa é a distro, sempre sai atualização nela antes de qualquer outra.

https://neon.kde.org/

6 curtidas

Uma que eu testei bem e gostei muito foi KDE Neon. Já usei o Solus também, e gostei bastante.
Agora voltei para o Slackware, estou usando o “Current”. O KDE é a interface principal do Slackware, o Plasma aqui está excelente.

Tinha esquecido do Manjaro, excelente também.

4 curtidas

Recomendo bastante o KDE Neon principalmente se vc quiser ter a experiência de usar um plasma mais puro.

5 curtidas

Muita gente tem recomendado o KDE Neon e o Solus. Nunca cheguei a usar nem um, nem outro.
o KDE Neon é bem estável?

3 curtidas

KDE Neon é bem estável sim. Ele é baseado no Ubuntu 20.04 LTS. E tem a vantagem de sempre contar com o que há de mais novo no KDE Plasma.

7 curtidas

Espero que o SteamOS seja em breve uma destas.

3 curtidas

E o Feren OS? Não merece estar na lista?
E o BigLinux? O Plasma está bem trabalhado lá.

1 curtida

Já ouvi falar no BigLinux, mas nunca cheguei a testa-lo como meu sistema principal. O Feren OS eu não conheço.
Vou pesquisar sobre estes dois também!

1 curtida

O @Nunes pediu a opinião dos membros da comunidade com base na experiência de cada, se você já utilizou algumas destas distros, basta indica-las. :smiley:

Nenhuma das distros que ficaram de fora são “melhores ou piores”, apenas possivelmente não são as preferidas pelas pessoas que interagiram com a discussão.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Só achei interessante lembrar essas duas. De fato, não estamos “rankeando” as distros.

Manjaro é bem legal tbm.

1 curtida

a mais bonita é do solus OS. a do garuda parece um pavão na dança do acasalamento. a do neon é sóbria. a do manjaro é um sóbrio elegante

2 curtidas

Sim! Me interessei pelo Manjaro também e estou pesquisando muitas coisas sobre ele. O maior receio é ele não rodar direito o Lutris e ter problemas com drivers como algumas pessoas reclamaram dele.

1 curtida

No caso do Manjaro, até onde sei, é o contrário - ele tem um suporte muito bom a drivers, via Manjaro Settings e MHWD.

E @acvsilva, o que faz do Garuda um “pavão misterioso” é o tema/ícones Sweet. Mexe nisso e ele fica bem mais elegante - eu gosto nele de como eles usam Latte para fazer a barra. Dá uma olhada aí como deixei o meu aqui:

3 curtidas

É… Nem sempre demos sorte com um sistema né, existem pessoas como você que falam que ele funciona perfeito e existem aquelas que dizem ter problemas de drivers.

Até mesmo no teste que o Dio fez com o Manjaro ele teve uns probleminhas com isso.
Mas é preciso testar pra ver

3 curtidas

Fato - mas nos dois laptops que instalei Manjaro, um Dell Inspiron de 2014 e um Samsung Book X40 novo, zero problemas com drivers (mentira, no Dell teve problemas com bluetooth - o já famoso caso “Qualcomm Atheros”, várias vezes relatado em bug reports no bugzilla e no forum arch -, mas o tioguda do Manjariando gentilmente compilou um patch pra mim e resolveu; mas achamos que veio correção no kernel e o problema se foi)

2 curtidas