Me ajudem pessoal, qual seria a melhor interface pra um netbook bem velhinho, singles core 1.6, com 2 gigas de ram.
PS: Se acharem que é a lxqt, me dêem dicas de distros com ela, pq o lubuntu com lxqt eu simplesmente não consigo usar, parece inacabado.
Acredito que as três estejam em um patamar bem parecido quanto a recursos. LXQt na verdade é o LXDE reescrito em Qt.
Sobre qual distro testar com LXQt, eu recomendaria dar uma olhada no Manjaro. O único problema é que não tem ISO para o Manjaro LXQt, então vai acabar precisando instalar pelo Manjaro Architect ou procurar por uma ISO no OSDN ou uma mais antiga ainda no Sourceforge deles.
Pode ser também o Slax ou LXPup. Faça um teste ai.
Cara, as que mais gosto, e uso, são XFCE e LXDE. Pelos meus testes a LXQt pesa tanto quanto a XFCE, ou seja, quase nada, ainda assim a mais leve é a LXDE. Apesar de a LXQt ser “derivada” da LXDE, ela se aproxima mais do XFCE tanto em "peso’ (Pelos testes que fiz com Lubuntu 18.10 e Fedora 30) quanto em aparência (na minha opinião). Eu te recomendaria instalar o Lubuntu 18.04.3
Download Lubuntu 18.04.3 64bits.
http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/18.04/release/lubuntu-18.04.3-desktop-amd64.iso
Download Lubuntu 18.04.3 32bits.
http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/18.04/release/lubuntu-18.04.3-desktop-i386.iso
Pessoalmente uso o Lubuntu pela gestão de politica dele, mas personalizo. Uso o Nemo no lugar do Pcmanfm (desktop e gestor de arquivos), o Xfce4-panel no lugar do lxpanel, uso o Feh para jogar um wallpaper, e pra dar um efeito minimo de transparencia uso o Compton (compton -e .8 -m .8
). Ai ele continua leve e bonito.
Você pode assistir aos vídeos do canal confrade @anon49887285 . Lá ele tem diversos vídeos de testes que fez com várias distros no pc dele com processador Atom e 2GB de ram. Lá também tem vários vídeos sobre o Lubuntu LXDE, inclusive dicas de configuração e personalização, e também vários vídeos sobre a distro Q4OS, que é outra excelente opção para seu computador fraco;
Desconfio que o LXQt sobre Xorg é mais leve que XFCE, e talvez um pouco mais leve que o LXDE. Quem diz que ele se equipara com XFCE provavelmente o experimentou com o Lubuntu, este utiliza o Wayland que deve estar menos aprimorado que o próprio LXQt, se é que posso fazer uma comparação.
Eu que disse que se equipara. Usei, como comparação, as distros Lubuntu 18.04.1, Lubuntu 18.10, Mint 19 XFCE, Fedora 29 LXDE vs Fedora 29 Lxqt, Fedora 29 XFCE Fedora 30 XFCE e Fedora 30 LXQt.
Pode ser que com outras distros, ou configurações diferentes das padrão, os resultados sejam diferentes.
Ddesculpa, mas o que é xorg?
O que é Xorg, Wayland e GRUB?
Eu já assisti essa série. Tinha gostado bastante do Big Linux com lxqt, mas não achei cm instalar. Ja usei o q4os, em outro notebook fraquinho tbm, penso em voltar pra ele, mas cm última opção, tive MT dificuldade pra configurar ele, instalar coisas, TD era meio dependioso, mas rodava bem.
Da série, tbm gostei do sparky Linux, tava pensando em por ele, mas antes fiz esse tópico pra conseguir umas opnioes
O lubuntu foi minha 1 distro Linux, era um xodó, usava a 16.04. A 18.04 bugou MT no meu antigo.netboook
Não recomendo o Big Linux poque ainda está em fase Beta. Mas se quiser testar, vale muito à pena. Segue abaixo o link para download do ultimo beta. A proima Iso disponibilizada deverá ser a versão final.
https://drive.google.com/file/d/1W4lPIHjPWmdNU7x73LO5MPRauiJaAECG/view?usp=sharing
Mas essa é com lxqt?
Lxqt e KDE, vc escolhe na instalação
Realmente o LXDE tá um pouco datado (apesar de eu não me importar, até gosto)
O LXQt eu tive idas e voltas, mas se você configurar um pouco fica algo bem legal de se usar, mas realmente em algumas coisas ele fica meio pra trás.
Já o XFCE consegue ser leve mas mesmo assim muito bem utilizável (e até por isso é famoso), portanto recomendo fortemente o Xubuntu pois vem com menos aplicações pré-instaladas comparado ao Mint XFCE por exemplo.
LXQt, além de bem leve, o QT dá um look and feel mais moderno
já pensou em usar o openbox? uso no meu celeron. Acho que é o WM mais capado e leve que tem. Inclusive nem uso login manager pra deixar o sistema mais leve ainda.
Eu te indicaria XFCE com certeza. Enquanto essas outras duas são focadas apenas em leveza, o XFCE tem isso e é muito mais maduro, tem mais flexibilidade, é mais bonito e tem uma comunidade enorme por trás. Outra opção que te indico a conhecer é o Openbox.
Então, usei o xfce e travou MT. Tentei o Xubuntu e o manjaro.
O open box não é difícil de usar?