Melhor hora para atualizar o OpenSUSE Tumbleweed

Olá, tudo bem? Eu usei o Kubuntu por muito tempo e mudei agora pro OpenSUSE Tumbleweed KDE, estou gostando bastante da experiência, mas tenho uma dúvida. Qual a melhor hora pra atualizar? Assim que chega uma atualização ou espero uns dias pra vir algum patch de segurança? É a minha primeira Rolling, tenho um pouco de receio de quebrar o sistema por algum descuido. Soube que existem alguns “truques” pra se manter o Tumbleweed, queria saber quais truques são esses. Desde já agradeço

Tem um guia básico de pós-instalação do grupo BR de Telegram da distro. Dá uma olhada, é a mensagem fixada

Eu costumo atualizar aos Domingos.

E também quando vou instalar algum pacote: – Atualizo tudo, antes.

Mas você pode atualizar todo dia, ou várias vezes ao dia, se quiser.

Só não é bom, ficar tempo demais sem fazer atualização.

Obrigado. Vou entrar nesse grupo

1 curtida

Acho que vou atualizar uma vez por semana que nem tu. Obrigado

2 curtidas

Usar um distro rolling release não tem segredo nenhum, é igualzinha as outras, você pode fazer atualização a hora que você quiser, o dia que você quiser. Pode atualizar de 1 em 1 segundo se quiser. Uma distribuição rolling release não é frágil não. Ela só vai quebrar se você quebrar ela como quebraria qualquer outra distribuição.

1 curtida

Não dá ideia para o guri, vai criar um outro viciado em sudo zypper dup :sweat_smile:

Agora falando sério, se você está saindo do Kubuntu e busca por uma RR, não recomendo que use o openSUSE Tumbleweed de início, a não ser que tenha paciência para uma curva de aprendizado um pouco mais enjoada, como entender que certos pacotes voltam “do nada” caso você não os coloque em taboo. E outro ponto que é enjoado com o TW: o zypper e atualizações maiores são demoradas para baixar da internet, não havendo uma forma clara de mudar os mirrors para um mais rápido. Recomendo a leitura do tópico criado pelo amigo aqui do fórum, @ewertonuriasO que é o openSUSE? Tudo o que você precisa saber

2 curtidas

Entendi. É, tu tem razão. Eu tenho meio que essa mentalidade de que qualquer coisa “quebra” um sistema RR, mas deve ser algum preconceito de minha parte

1 curtida

Vou ler. Eu entrei nessa porque sempre fui simpático ao projeto e eu acho que meu perfil de usuário é mais pra RR mesmo. Eu to aprendendo a usar a distribuição ainda mas to curtindo bastante. Paciência eu tenho, isso é o de menos. Hehehe

1 curtida

Não é um preconceito, é que as que quebram são justamente porque dependem exclusivamente dos usuários para a instalação. Como sempre esquecemos algo ou fazemos operações sem saber ao certo, é lógico que uma hora ou outra o sistema irá quebrar.

O TW tem um rigoroso sistema automatizado de testes. Logo, raramente ou quase nunca o sistema irá quebrar “do nada”. As quebras do TW, na maioria das vezes, são por causa de conflitos com repositórios de terceiros que o usuário não ler a mensagem do terminal e aceita as consequências informadas. Mensagem do tipo: o pacote X está mais atualizado no repositórios TabajaraDev e realização poderá quebrar seu sistema. Deseja aceitar? Tem certeza que quer?? - Usuário sem ler: Sim, aceito.

Sobre os pacotes que aparecem “do nada”, estão atrasados aos pattens. Dá uma olhadinha neles depois. Algo do tipo: pattern_office com 1200 programas. Vc instalou apenas 1 desse pattern, porém deixou o pacote pattern_office habilitado na instalação. No próximo update todos os pacotes desse pattern serão instalados. Sim, são um saco. Mas é só marcar/desmarcar quando quiser ou marcar como Tabu.

2 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento. Não conhecia esse lance dos patterns. Vou procurar ser bem cuidadoso na minha utilização do sistema.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.