Olá, tudo bem? Eu usei o Kubuntu por muito tempo e mudei agora pro OpenSUSE Tumbleweed KDE, estou gostando bastante da experiência, mas tenho uma dúvida. Qual a melhor hora pra atualizar? Assim que chega uma atualização ou espero uns dias pra vir algum patch de segurança? É a minha primeira Rolling, tenho um pouco de receio de quebrar o sistema por algum descuido. Soube que existem alguns “truques” pra se manter o Tumbleweed, queria saber quais truques são esses. Desde já agradeço
Tem um guia básico de pós-instalação do grupo BR de Telegram da distro. Dá uma olhada, é a mensagem fixada
Eu costumo atualizar aos Domingos.
E também quando vou instalar algum pacote: – Atualizo tudo, antes.
Mas você pode atualizar todo dia, ou várias vezes ao dia, se quiser.
Só não é bom, ficar tempo demais sem fazer atualização.
Obrigado. Vou entrar nesse grupo
Acho que vou atualizar uma vez por semana que nem tu. Obrigado
Usar um distro rolling release não tem segredo nenhum, é igualzinha as outras, você pode fazer atualização a hora que você quiser, o dia que você quiser. Pode atualizar de 1 em 1 segundo se quiser. Uma distribuição rolling release não é frágil não. Ela só vai quebrar se você quebrar ela como quebraria qualquer outra distribuição.
Não dá ideia para o guri, vai criar um outro viciado em sudo zypper dup
Agora falando sério, se você está saindo do Kubuntu e busca por uma RR, não recomendo que use o openSUSE Tumbleweed de início, a não ser que tenha paciência para uma curva de aprendizado um pouco mais enjoada, como entender que certos pacotes voltam “do nada” caso você não os coloque em taboo. E outro ponto que é enjoado com o TW: o zypper e atualizações maiores são demoradas para baixar da internet, não havendo uma forma clara de mudar os mirrors para um mais rápido. Recomendo a leitura do tópico criado pelo amigo aqui do fórum, @ewertonurias → O que é o openSUSE? Tudo o que você precisa saber
Entendi. É, tu tem razão. Eu tenho meio que essa mentalidade de que qualquer coisa “quebra” um sistema RR, mas deve ser algum preconceito de minha parte
Vou ler. Eu entrei nessa porque sempre fui simpático ao projeto e eu acho que meu perfil de usuário é mais pra RR mesmo. Eu to aprendendo a usar a distribuição ainda mas to curtindo bastante. Paciência eu tenho, isso é o de menos. Hehehe
Não é um preconceito, é que as que quebram são justamente porque dependem exclusivamente dos usuários para a instalação. Como sempre esquecemos algo ou fazemos operações sem saber ao certo, é lógico que uma hora ou outra o sistema irá quebrar.
O TW tem um rigoroso sistema automatizado de testes. Logo, raramente ou quase nunca o sistema irá quebrar “do nada”. As quebras do TW, na maioria das vezes, são por causa de conflitos com repositórios de terceiros que o usuário não ler a mensagem do terminal e aceita as consequências informadas. Mensagem do tipo: o pacote X está mais atualizado no repositórios TabajaraDev e realização poderá quebrar seu sistema. Deseja aceitar? Tem certeza que quer?? - Usuário sem ler: Sim, aceito.
Sobre os pacotes que aparecem “do nada”, estão atrasados aos pattens. Dá uma olhadinha neles depois. Algo do tipo: pattern_office com 1200 programas. Vc instalou apenas 1 desse pattern, porém deixou o pacote pattern_office habilitado na instalação. No próximo update todos os pacotes desse pattern serão instalados. Sim, são um saco. Mas é só marcar/desmarcar quando quiser ou marcar como Tabu.
Obrigado pelo esclarecimento. Não conhecia esse lance dos patterns. Vou procurar ser bem cuidadoso na minha utilização do sistema.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.