Melhor distro para iniciantes

“Olá pessoal! Preciso da ajuda de vocês: estou prestes a migrar do Windows para o Linux. Tenho um PC com Ryzen 5 5500, RX 7600 e 32 GB de RAM, e procuro uma distro Linux para iniciantes que também seja ótima para jogos e estudos. Qual vocês recomendam?”

1 curtida

eu uso o pop os 22.04 lts ele é muito amigavel

mas eu ja testei distros como zorin os ou linux mint e ambos são estremamente amigaveis

zorin os tem uma aparencia maravilhosa e é extremamnte personalizavel

mint bem simples o melhor para leigos

pop os tem grande suporte a aplicativos e jogos é tem uma loja bem completa

antes eu usava o windows 11 24h2 e me migrei pro linux por causa do bug do ssd desparecendo

1 curtida

Eu já usei o Linux Mint ( muito bom ), Zorin OS ( perfeito ) Uso Tiger OS nas máquinas da minha família ( Mãe e Esposa , roda perfeitamente ) Na minha máquina estou usando o POP OS cosmic beta.

Já testei o Ubuntu ( não gostei ) e o Big Linux ( travava muito )

2 curtidas

ja testei o ubuntu numa maquina virtual no virtual box toda vez que eu tentava instalar a maquina travava

Quando instalei o ubuntu, meu teclado não funcionava direito e ficava muito pesado o sistema.

Zorin OS ou Linux Mint, ambas são ótimas alternativas para iniciantes.

1 curtida

concordo totalmente

1 curtida

Linux Mint e Zorin OS… Estabilidade plena ao custo de pouca customização. É um boa troca, principalmente se a pessoa nunca usou linux e possui pouco tempo para pesquisar.

1 curtida

Tiger OS é muito amigável e tem a vantagem de vir com um ambiente gráfico muito bonito, atualizado e rico em recursos, que é o KDE Plasma. Quase todos os sistemas que vêm com o Plasma o oferecem de um modo que facilmente desorienta o usuário leigo, mas o Tiger OS põe o Plasma numa versão enxuta e prática.

Ademais, é só “gente de TI” (profissionais ou hobbistas) que valoriza altamente um sistema operacional que possa ser customizado em muito detalhe. De todo modo, um iniciante ou mesmo um leigo total vai contar com mais opções de configuração do Mint, do Zorin ou sistema assemelhado do que contaria no Windows.

2 curtidas

Entrei no fórum para fazer um relato, mas vou aproveitar respondendo, dando a minha opinião: Realmente os dois mais indicados são o Mint e o Zorin, mas após comparar os dois, referente a aplicativos Portable.exe, posso garantir que ao contrário do que possa parecer, o Mint ganha do Zorin no uso do Wine, a minha única reclamação do Mint, é que o único navegador que consegue acessar de boa o e-mail do Yahoo, é o Chrome, nem Firefox e nem mesmo o Brave que é baseado no Chrome, conseguem, ou dão mensagem de erro, ou entram em um loop infinito, no mais o Mint consegue ser ainda melhor que o Zorin, faz lembrar muito o Windows 7.

2 curtidas

O Kubuntu (Ubuntu + KDE Plasma) é bem interessante pra quem está vindo do Windows, é bem bonito, tem um aspecto parecido com o Windows, intuitivo, extremamente customizável, um pouco mais leve que o Ubuntu com Gnome e com muita conectividade com o telefone por meio do KDE Connect. Uso no meu computador pessoal o Ubuntu com Gnome por gosto pessoal, mas instalei no computador do serviço o Kubuntu e tem me surpreendido bastante, bem legal mesmo.

Linux Mint, TigerOS ou Pop!_OS. Os três são bons para iniciantes.

1 curtida

Muitos ajudaram, mas vou dar meus dois centavos. Eu criei uma analogia para apresentar o mundo Linux aos novatos.

Escolher uma distro é escolher um Pokémon inicial. Cada região tem seus iniciais para escolher.

Sempre oriento os novos linuxeiros a escolher esses três:

— Ubuntu (Charizard); desobediente e teimoso, mas poderoso. É usado por engenheiros de foguetes, carros elétricos e a Apple usa para codificar o seu ambiente.

— Linux Mint (Bulbasauro); muito fácil de quebrar, difícil evoluir com ele. Porém, é muito usado no Brasil por lembrar Windows e tem uma segurança boa.

— Pop OS (Squirtle); muito bonito com interface intuitiva. É mais usado na biomedicina na gringa, no Brasil é usado para jogar.

1 curtida

Eu ainda não sei de onde vem essa afirmação de que o Linux Mint “é fácil de quebrar”. Uso o Mint desde de 2019, em vários computadores, em diferentes versões (LMDE, Mint Xfce, Mint MATE, Mint Cinnamon), e SEMPRE foi uma experiência muito tranquila…

2 curtidas

olha sou iniciante a 3 meses no linux, o debian com essa versao Debian GNU/Linux 13 (trixie) nao me deixa na mao. pra mim uma das melhores distro que existe.

1 curtida

Zorin, Pop!_OS e Linux Mint são as melhores eu diria.

Você põe o sistema, e usa ele. Não precisa ficar pensando muito.

Recomendo o Linux Mint, foi a primeira distro que testei em computador bem antigo, e minha experiência foi deveras agradável.

1 curtida

Tive experiência pessoal e de laboratório com uma turma de 40 alunos. O Mint quebrava se mudasse configurações. Aí tinha que recuperar o sistema.

Mas a vantagem é o grande uso no Brasil, então os problemas eram resolvidos lendo artigos em português.

Aqui cada um vai indicar a distro que usa é claro , mas a minha resposta é testar apenas as mais populares e ver a qual lhe oferece mais facilidade e praticidade de uso , eu por exemplo tentei todas ou ( quase todas )pois são inúmeras as distros , e acabei ficando entre Ubuntu e Fedora , gostei muito do Ubuntu mas como ao instalar eu tinha que remover o snap para usar flatpak , dai eu escolhi o Fedora pois já vem com flatpak por padrão e é muito fácil de usar tanto quanto o Ubuntu .

1 curtida

eu ja testei o mint no virtual box e mudei varias configuraçoes

nada aconteceu

ele é muito bom extremamante personalizavel

O Debian, se instalado pela ISO Live e com o instalador Calamares, já começa com um mínimo de configuração “sensata para leigos”, inclusive com o usuário já habilitado a usar o sudo. Mas ainda assim exige vários procedimentos de complementação e que deverão ser cumpridos total ou parcialmente por comandos no Terminal.

Não é sistema para iniciantes, embora tenha ficado mais amigável nas últimas edições.

1 curtida