Tenho um All-in-One da Positivo com celeron N3060 e 4GB de Ram. Já usei alguns OS nele mas enfrentei o msm problema em todas, não consigo rodar videos no youtube em 1080p 60fps, o mais próximo que cheguei foi 720p 60fps usando o windows 10 com o Edge e com o mint Xfce tbm usando o Edge. Já usei o FydeOS que era ótimo mas não tinha muita compatibilidade com apps linux, nele conseguia rodar lives na twitch em 1080p 60fps no Chromium mas só conseguia rodar videos no youtube em 720p sem travamentos e 1080p com alguns travamentos, nem um a 60fps.
Nenhuma distribuição “pronta” fazer ter um bom desempenho nessas configurações, é exigir demais. Você vai precisar gastar algum tempo lendo documentações/wiki para fazer uma instalação mínima do Debian, como exemplo, que é um bom ponto de partida. Em resumo:
Faça uma instalação mínima do Debian em ext4;
Instale o X11 + LXDE (sem ser a opção do taskel);
Instale somente o necessário na distribuição;
Aprenda a configurar o sysctl para evitar uso de swap;
Um hardware desses é mesmo caso para Debian no mínimo, mas, para facilitar a vida do colega, indico:
. AntiX
. wattOS
. Loc-OS
. BesGNULinux
São todos sistemas pensados para baixo uso de recursos e cuja instalação é simples.
Manjaro XFCE ou o proprio ArchLinux
Com uma C8HM70 com celeron 847 ja faço uso do 1080p no firefox tranquilo(bem que uma placa Asus tbm)mas sem abrir mais nada junto kkkkk seria meio imposivel um celeron bem superior ao meu não tankar com uma base funcional como a base Arch
Kasetada kkkkk achei que o dele por ser mais novo iria tirar melhores resultados, mas tbm tem o fator das mitigações tbm querendo ou não faz a diferença(não no benchmark mas pra quem desativa a performance muda, eu ja tenho desativado)
Pois é, a Intel tem dessas bizarrices… Se você considerar o tanto que ficaram estagnados ao longo do tempo… Para você ter ideia, meu Core i5 4670K (4ª Geração) tinha desempenho superior a um Core i5 7400 (7ª Geração). A evolução de arquitetura no IPC era tão pequena que qualquer ganhozinho de clock nas gerações anteriores compensava…
No caso, como o seu está com as mitigações desativadas, a distância entre o seu e o dele fica maior ainda, rs. Talvez ele possa verificar se o processador dele tem alguma mitigação ativada para, então, desativá-la. Mas realmente fica complicado, porque o Celeron N3060 é um processador bastante limitado.
Sim, isso pode variar dependendo de quais testes o software faz. Inclusive, tanto o UserBenchmark quanto o Passmark são cheios de falhas e inconsistências. O UserBenchmark eu uso ignorando campos sem sentido como “effective speed”, enquanto o Passmark eu deixei de usar por ser mais obscuro e restrito:
O correto é procurar testes comparativos em sites confiáveis. Mas para processadores mais antigos e, digamos, menos “interessantes” ou “populares”, encontrar esse tipo de coisa pode ser difícil.
Acho que o que mais pesa no N3060 é a falta de cache. Por ter reduzido cache L1 e sequer ter cache L3, a latência da RAM nele é muito alta e puxa tudo para baixo. Isso no dia a dia afeta bastante a usabilidade da máquina.
Ele está reclamando que não consegue rodar vídeos em 1080p60 num hardware de 2015, falta de bom senso. E querendo ou não, não existe alternativa a ele instalar uma distribuição mínima para tentar ter o mínimo de desempenho.
O problema não é a idade do hardware… O problema é o modelo do processador em si. O Celeron N3060 é surpreendentemente fraco.
Existe muito hardware de 2015 (ou mais antigo) plenamente funcional nos dias atuais, que suportaria vídeos em 1080p60 com uma mão nas costas. Meu laptop de 2013, por exemplo, suporta vídeos nessas condições tranquilamente com um Core i7 3537U (2C/4T), sobrando muito processador.
Seu i7 é melhor que o meu i3-7020U de 2018 (benchmark), e eu consigo rodar vídeo em 1080p60 tinindo, com outras páginas abertas e sem aceleração de hardware para decodificação de vídeo. Depois que ativei aceleração de hardware ficou melhor ainda.
Meu note é 4GB de ram com Intel Celeron N3010. 1080p 60fps é normal em qualquer browser no Windows 10. Achei estranho sua afirmação. De onde vca tiraram que precisam de um hardware absurdo pra reproduzir 1080p???. Me pergunto se instalaram corretamente o driver de vídeo.
Como esses dois processadores têm a mesma arquitetura, esse resultado está estranho. O que muda entre os dois é apenas o clock (principalmente o base) e é para o desempenho ser bastante parecido, com o N3060 sendo um pouco superior ao N3010.
Acho que duas coisas estão interferindo aí:
O número de amostras. Houve apenas 352 para o N3010. Isso pode trazer mais imprecisão aos resultados. O N3060 foi testado 20.242 vezes.
A questão da refrigeração. Esses dois processadores foram desenvolvidos para tablets e netbooks. Ou seja, o foco é na refrigeração passiva. Contudo, alguns equipamentos podem ter mais dissipadores que outros, ou então até mesmo refrigeração ativa. Isso pode impactar no thermal throttling e no resultado final. Não é raro que esse tipo de equipamento também tenha limitações de alimentação, o que contribui para o notável spread nos resultados.
Considerando que o computador do colega é um All in One da Positivo, eu não ficaria surpreso se a dissipação fosse feita apenas por uma fina folha de alumínio. Já vi isso em outros computadores da marca…
Neste teste, o Celeron N3050 teve problemas para reproduzir vídeos em 1080p no Google Chrome (ou seja, isso confirma o relato do colega autor do tópico, mas ele usou outro browser). Foi indicado que, no Microsoft Edge, a reprodução foi possível: Intel Celeron N3050 / N3060 [Review] Low-Cost Entry-Level Processors – Laptop Processors. Pelo visto o Edge pode ter ativado ou usado melhor a decodificação via hardware. O teste foi feito no Windows.