Me indiquem opções de OS para CELERON N3060 4GB RAM

Tem que verificar se o vídeo reproduzido estava em algum codecs não suportado pela GPU como por exemplo o vp9 (padrão do Youtube). Nesses hardware qualquer vídeo em H264 (mpeg4), AVI ou MKV podem ser reproduzidos sem problemas em FULLHD. O que acho q está acontecendo é que o vídeo em questão está em vp9 e vcs estão associando erroneamente que é porq o hardware é fraco (o que não é totalmente mentira), porém isso não limita esse hardware de rodar vídeos em FULHD em formatos que a GPU pode decodificar como por exemplo (H264).

1 curtida

No linux é o seguinte. Nem todos os navegadores suportam decodificação de vídeo via GPU, então meio que não importa a distro que vc escolher. No cenário atual tem o Firefox que suporta (vc tem q ativar via flag e vai vir ativado por padrão na versão 115) e os base chromium suportam somente aceleração de renderização via GPU. Em processadores bons isso meio q não importa porq os navegadores base chromium vão conseguir reproduzir o vídeo suavemente nas CPU com alguma parte de “composição” de tela sendo feita via GPU.

1 curtida

Essa inconsistência mostra que o hardware realmente tem dificuldade para rodar vídeos em 1080p. Ou seja, o usuário acaba dependendo de algumas condições (browser, decodificação via hardware e codec suportados). Ou seja, a associação que fizemos não está errada. :wink:

No caso, precisamos descobrir agora qual será o “caminho das pedras” para o autor do tópico. Acredito que o Windows vai ser mais vantajoso nesse quesito. Talvez uma extensão como esta possa ajudar, mas não sei ao certo: h264ify - Chrome Web Store

1 curtida

Mas não tem inconsistências. Esse “problema” é mais perceptivel no Youtube porque a Google decidiu usar um codec que poucas gpu’s tem suporte. Em hardware forte o pessoal não sente que tá rodando via CPU mas em hardware mais fraco sim, o q pode ser resolvido usando uma extensão pra usar H264 no navegador. E em todo o resto da WEB o uso esmagador de codec de video ainda é o H264. O ponto é: N3010 ou N3060 tem uma gpu de sobra pra rodar vídeos em FULLHD desde que não seja usando o codec vp9, pois esse irá usar a CPU e vai gerar quedas de fps.

2 curtidas

Se isso for muito importante pra ele, com esse hardware ele tem 2 opções ao meu ver: 1 - Usa o Firefox no Linux com vaapi habilitado. 2 - Instala Windows 10 e coloca uma extensão no Browser pra usar o codec h264 no Youtube.

2 curtidas

Fiz tudo que vc sugeriu notei o sistema mais liso e sem muito consumo de recursos, mas não resolveu o problema da reprodução de video. Fiz oque um usuário falou mais a baixo, habilitei o vaapi e instalei uma extensão para força o uso do codec h264 no Firefox.

1 curtida

Tem o OS do Raspberry Pi. Não sei se ajudaria, mas já vi gente colocando o OS em PC fraco. Acho que o próprio Dio já fez isso. Não resolve completamente, mas se seu objetivo é só ver vídeo (e poucas coisas online), dá pra tentar.
Link: Raspberry Pi OS – Raspberry Pi

FydeOS
Fork do ChromeOS

Tenho um Compaq com celeron n3060 e 4gb de ram. Troquei o HDD de 500 gb por um SSD de 120gb e atualmente uso debian 12 com kde (wayland). Pra assistir videos uso o firefox esr, com aceleração ativada e usando a extensão h264ify. Fica bem fluido, acho que pra uma maior performance só usando algo como mpv + yt-dlp.

Essa extensão que vocês falaram só ajuda quando o vídeo usa VP8/VP9? O Youtube também usa AV1, e muitas GPUs não suportam decodificação desse codec. Eu segui as dicas da wiki do Debian tanto para habilitar o VA-API quanto para desabilitar o AV1 (agora meu Firefox usa H.264 ou VP8/VP9 no lugar do AV1).
https://wiki.debian.org/Firefox

1 curtida

Não! A extensão que uso (enhanced-h264ify) funciona pra VP8/VP9 e AV1. Mas AV1 ainda é muito recente e quase não é usada em serviços de video online.

1 curtida

fico me imaginando aqui, uso o meu Multilaser Legacy (celeron n3060 e 4g de ram) com fedora e sway, e acho milagroso rodar 720p sem travar. uma coisa que não sei se faz muita diferença, é que consigo mudar nas configurações da bios, a memoria alocada para vídeo, deixo o máximo possível, que é 512mb se não estiver enganado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.