Bom dia. Sempre usei base Debian e agora decidi usar o próprio Debian (testing) usando o XFCE como interface gráfica. Como uso o firefox como navegador padrão e os aplicativos que uso a maioria tem versão .deb ou flatpak ou appimage acredito que não será problema haha. A única diferença até agora foi como instalar o driver mais atual da nvidia que precisou um pouco de editar alguns arquivos e instalar usando o .run do driver (no ubuntu bastava um $ sudo apt install nvidia-driver-515), mas tá funcionando (até orgulhoso de ter feito funcionar ). Um link de como ficou:
Se alguém tiver alguma informação sobre usar o Debian, por favor, deixe nos comentários que vou adorar ler. Vou também usar para jogar além de estudos.
Muito legal seu relato amigo. Para vc ter uma ideia era para mim estar usando o Debian desde 2013 mas fui para outras distros, agora voltei e tomei coragem para atualizar do “Stable” para o “Testing”. Deu tudo certo estou com o Debian testing cinnamon. Tentei o Debian gnome testing mas ele dava problema, sempre que eu desligava o monitor ele bloqueava a tela e depois de desbloquear e desligar novamente ele bloqueava e não dava mais vídeo, eu tinha que reiniciar, o mesmo acontecia quando a tela desligava enfim cansei. Agora o Cinnamon está muito bom.
Que post bem trabalhado. vou dar uma pesquisa no fórum aqui de primeira mão caso eu encontre um problema hehe
sim!! é muito boa essa sensação
Não curti muito o gnome, eu só usava ele mas não consegui gostar (pelo menos o do ubuntu)
Bem usei pouco tempo, mas já sinto algumas diferenças do navegador (firefox) comparado com as versões flatpak e snap que eu usava. Eu estou achando muito mais fluído.
E no geral consegui instalar tudo que eu usava antes e está funcionando normalmente
Tentei o Debian testign gnome novamente e o problema continua. Agora instalei com Xfce copiando o amigo e está uma beleza de leve esse Xfce, tudo flui q é uma maravilha.
Eu só uso Debian testing e Gnome e não tenho nenhum problema… O bloquei de tela tem que ser retirado em dois lugares nas configuraçãoes, na parte de Energia e Privacidade → Tela.
Pra mim, essa é a mistura perfeita! Só não mudo para essa configuração por que estou com preguiça de formatar e satisfeito aqui no Arch.
Recomendo alterar a sources.list quanto ao repositório que está buscando, pois provavelmente está como bookworm, troque para testing, já que logo os pacotes irão “congelar” para a versão 12.
Outra coisa é adicionar o repositório unstable e experimental para deixá-lo mais “completo”.
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ unstable main contrib non-free
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ experimental main contrib non-free
Fique tranquilo que isso não irá quebrar o sistema, pois basta indicar qual irá dar preferência. Para isso, crie o arquivo /etc/apt/preferences e adicione esse texto:
E, quando for baixar algo do repositório unstable ou experimental, basta seguir essa sintaxe: sudo apt install -t unstable nomedoprograma
ou sudo apt install -t experimental nomedoprograma
Apesar de não usar, tenho uma VM do Debian com XFCE.
Essa é a sources.list dela se quiser copiar:
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ testing main contrib non-free
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ testing-updates main contrib non-free
deb http://security.debian.org/debian-security testing-security main contrib non-free
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ unstable main contrib non-free
deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ experimental main contrib non-free
Ativar estes repositórios tem grandes chances de quebrar algumas coisas, só recomendo se você tem alguma experiência em “desquebrar” os pacotes do APT.
Concordo, por isso que deixei claro que é necessário adicionar um arquivo que dê preferência aos repositórios. Se a pessoa for baixar “direto”, por exemplo apt install neofetch, irá primariamente baixar do testing, pois para baixar de outros é necessário usar o parâmetro -t.
O Debian se instala meio “cru”, mas isso dá oportunidades de aprendizado do Linux pelo uso do terminal e edição de arquivos de configuração.
Mas quem quiser ter experiência próxima à do Debian “vanilla” sem maiores riscos pode usar o SpiralLinux. Até porque o Spiral se instala em btrfs e snapper pré-configurado para permitir rollback a partir do menu do Grub. Isso é perfeito para quem quiser se aventurar no Debian nas versões Teste e Instável.
Eu acho muito legal o XFCE, simples e bonito na minha cabeça e também sou produtivo usando ele porque gosto dessa barra de tarefas com o nome das janelas haha Eu sinto que o sistema fluí mesmo.
Hmmm eu tava em dúvida porque o pessoal fazia do stable para o testing com esse parâmetro, já quando baixei ficou por padrão o bookworm. Vou alterar, obrigado!
Eu acho que vou deixar só testing mesmo, mesmo vocês falando que é estável o unstable. Como eu não uso nenhum hardware super novo por fora, acho que tá de boas deixar só o testing, meio que consigo aproveitar um pouco dos dois mundo.
É isso que estou buscando, começar a me aprofundar no Linux e como sempre usei distro com base Debian em geral deve funcionar os softwares como eu espero.
Se for para pinar o apt, como o kevinlucasilva sugeriu, para usar os ramos unstable e experimental no testing, além do arquivo preferences, tem que criar um arquivo orientanto o apt qual é o ramo padrão, o comando abaixo rodado como root, faz isso:
Sim amigo eu fiz isso mas se eu desligar o monitor pelo botão ele faz a mesma coisa, bloqueia a tela quando eu digito a senha e volto a desligar pelo botão ele não da mais vídeo tendo que reiniciar, uma pena pois gosto muito do gnome.
Agora entendo o porque das distros LTS não atualizarem muito. Ontem atualizou a versão do kernel da versão 5.18 para 5.19, quando acordei e fui ligar o PC deu o seguinte erro: “Failed to Start Light Display Manager”. Resolvi apertando alt + ctrl + f2 e instalando novamente os drivers da nvidia que foi o problema e agora tá funcionando normal.