Boa noite galera, estou aqui pois venho infrentando problemas de travamentos com o manjaro linux. Quando estou vendo algum video ele simplesmente trava ainterface gráfica gnome e não volta de jeito nemhum, tendo que forçar o desligamento da máquina, não consigo nem ir para a linha de comandos.
OBS: A interface trava completamente porém o audio do video que estou assistindo continua rolando de boa, já mudei para o x11 e o mesmo acontece.
O monitor chega a entrar em stand by, se eu ficar muito tempo esperando uma resposta da interface, é como se a máquina fosse suspensa, porém o audio rolando e os coolers rodando normal, a luz do hd pisca como se estivesse tudo ok, mas a interface parada lá sem nemhem retorno.
Já utilizei Ubuntu, Pop!_Os, Mint, nesta mesma máquina e isso nunca havia acontecido. Alguém ai com uma ideia de solução?
Já instalei os drivers de video open source e os proprietarios e nada muda, até o kernel eu troquei e o problema sempre resurge, já instalei a distro duas vezes e tenho o mesmo problema sempre. Uso um AMD® Ryzen 3 3200g com placa integrada vega 8 graphics, versão do gnome 40, 8GB de ram e ssd de 250GB. Não consigo entender o motivo de tal travamento.
Desde já agradeço a todos que puderem ajudar, gostei muito da distro e não queria troca-la.
Estou usando o 5.10.34-1 LTS, mas já troquei para o 5.4.116-1 também LTS e o problema foi o mesmo. Quanto as outras distros não era gnome 40, era o 38.
Certo, vou dar uma garinpada aqui pra ver como proceder e tentar mais algumas alterações antes de pensar em mudar de distro, qualquer anvanço ou resolução estarei dexando aqui para que outros com o mesmo problema possam ter uma luz.
A Intel não tem qualquer processador em sua linha principal que tenha vídeo integrado capaz de concorrer com o do Ryzen 3 3200G. Então, se você comprou para usar o vídeo integrado, fez uma boa escolha. Os Ryzen são excelentes processadores e não devem em nada a produtos da Intel (muitas vezes é inclusive o contrário).
Você comprou 2x 4GB ou 1x 8GB? Se for 1x 8GB, é interessante adicionar outro pente de memória RAM no futuro e ativar o dual channel (o desempenho do vídeo integrado vai quase dobrar).
O problema parece não estar no kernel, tampouco no driver, uma vez que tudo funcionou bem em outras distros. Algo no Manjaro está provocando isso. É estranho, mas pode ser algo no GNOME 40 mesmo. Para tirar a dúvida, você pode tentar rodar o Fedora, que também tem GNOME 40.
Meu intuito foi exatamente esse, de usar o vídeo integrado já que placas de vídeo estão com um preço absurdo. Só tenho um pente de memória ram e já faz um tempo que quero fazer um up e colocar outro pente, muito obrigado pelas dicas.
Você diz com relação ao problema? Mencionei o fato do dual channel apenas para ressaltar a questão do desempenho. Creio que não tenha relação com o problema dos travamentos.
É um agravante com relação ao desempenho (especialmente gráfico, sendo pouco influente em uso cotidiano típico), mas não teria como causar o problema. Tanto que o Manjaro foi a única distro que “falhou”. O problema está no Manjaro ou, mais precisamente, em algo no Manjaro.
Acredito que seja exatamente isso que você falou, e por não obter nenhuma melhora eu estarei saindo do manjaro, é realmente uma pena pois gostei muito da distro. Quem sabe no futuro quando obter mais um pente de memoria ou quando houver uma grade atualização no manjaro eu resolva testa-lo de novo. No mais é isso pessoal, muito obrigado pelos feedback, agradeço de coração mesmo, boa noite a todos.
O pente de memória vai ajudar muito no desempenho em jogos. Mas não vai resolver a questão dos travamentos.
Para tirar a dúvida sobre o GNOME 40, acho que ainda vale a pena testar o Fedora. Não precisa ficar com a distro, é só para descartar a DE como origem do problema mesmo.