Manjaro rodando num notebook Avell

manjaro

Olá pessoa tudo bem?
Tenho um Avell W1513MX7 e quando o comprei tentei instalar o manjaro mas, ele não consegui subir a interface gráfica por nada, acabei optando pelo POP_OS! por que tudo funcionou sem muito trabalho.

Mas, ainda gostaria de migrar para o Manjaro, queria saber se alguém já conseguiu fazer ele rodar num notebook Avell ou pelo menos num computador com uma placa de vídeo GTX 1050Ti e tenha algum passo-a-passo pra fazer tudo funcionar.

Desde já agradeço :slight_smile:

0 Likes

Qual a definição para um "Notebook Híbrido"?

Segundo a wiki do Archlinux, o passo 3 desse tutorial aqui deve resolver seu problema.

Saudações.

0 Likes

Eu consegui instalar o manjaro no meu MSI com nVidia 1050ti, porem o hardware tinha problemas vários(aquecimento, performance).

0 Likes

Infelizmente, por hora, vc vai ter q deixar o Manjaro de lado rs. Nesses modelos hibridos, somente base Ubuntu, como o Mint e o Pop!_OS e o proprio Ubuntu, pra usar o PRIME. Usar bumblebee ou qq coisa do tipo vai dar ruim rs. Tem videos no meu canal explicando isso rs.

0 Likes

Depende de quem for usar para dar ruim, muitas pessoas usam tranquilamente, basta ler sobre o assunto. Vai do interesse em utilizar o sistema amigo, base Arch não é para quem gosta de copiar e colar.

Saudações.

0 Likes

Não meu velho, Manjaro e Arch nao funcionam em notebooks híbridos, e se funcionar vai ser de forma capenga ou utilizar tecnologias defasadas, como o Bumblebee, visto que para funcionar vai precisar do PRIME e este só esta funcionando de forma correta na base Ubuntu. Se for em um notebook com Nvidia da serie GT, ate funciona, mas nas series GTX acima da serie 7.xx fica sofrível a utilização.

1 Like

Se você está falando, quem sou eu para discordar. O povo no fórum do Manjaro (entre outros) que devem estar fazendo propaganda enganosa.

Eu não posso falar muito sobre o assunto, já que eu não possuo um notebook hibrido com essa serie. Como falei antes, muitas pessoas dizem que conseguiram e estou falando em cima disso.

Não estou afirmando que é bom, apenas comentei o que eu vejo nos fóruns, e quem está começando nessa base, normalmente tem essa dificuldades em fazer funcionar corretamente. Por isso mencionei que basta ler sobre o assunto e sobre o interesse em utilizar o sistema.

Saudações.

Ps: é totalmente diferente ser mais “difícil” de configurar e não funcionar corretamente.

0 Likes

To falando por experiencia e testes ja feitos. Ja segui e seguiram aquela tutorial q tem la, e 99% dos casos quebraram o sistema ou ficou totalmente incompleto a implementação.

1 Like

Tranquilo meu jovem, você ao menos tentou.

Quantos esses 99℅, quantos procuraram entender como funciona as coisas? Quantos além de copiar e colar sabem verificar se para ele se deve alterar alguns parâmetros do tutorial???

Esses 99% seu é relativo, pode até ser que as pessoas que você viu NET afora acabe dando isso, mas, muitas são pessoas “inexperientes” com a distribuição/base.

O Manjaro e as distribuições da base Arch tem menos material mastigado, e por esse motivo acaba acontecendo isso, se não procurar entender um pouco, acaba não dando certo as informações da wiki.

Saudações.

0 Likes

A Wiki do Arch pra híbridas novas não funciona, vc aceitando ou não. Até mesmo quem teimou em usar nas novas teve muita dor de cabeça e precisou fazer muita adaptação para funcionar minimamente aceitável. A grande maioria que tem esse tipo de equipamento, não quer entender se o sistema operacional funciona da forma X ou Y, quer sentar e usar sem maiores dores de cabeça, e pra esse tipo de pessoal q tem notebooks híbridos o Ubuntu, Mint e Pop!_OS são os mais indicados. Se querem algo alem disso, é “arrumar pra cabeça”.

2 Likes

Como mencionei anteriormente, eu sei que uma grande parte que tenta utilizar acaba com problemas, mas isso é uma característica da base que aos poucos a equipe do Manjaro está tentando ajustar.

Eu só acho meio que errado colocar a culpa no sistema que é base Arch sobre o usuários não compreender o funcionamento do mesmo e acabar não conseguindo um bom funcionamento. Acho mais correto se mencionar essa questão de que a configuração possa ser mais “complicada” e sem conhecimento o usuário pode não conseguir configurar.

E sobre eu aceitar ou não, eu aceito que não funciona com uma boa parte, mas é mais pelo fato que já mencionei. Não estou querendo puxar a sardinha para o Manjaro ou o Arch, mesmo o Manjaro facilitando muitas coisas, existem outras que é preciso um pouco mais de leitura.

Espero que entenda o que estou querendo falar, é só o modo que foi colocado que eu não concordei (ou não aceitei).

Saudações.

1 Like

@CanalOCaraDoTI realmente acho que não da pra usar ele como sistema principal ainda por conta desses problemas, vale aguardar algum update nas versões do kernel para dar um suporte melhor no futuro.

@tioguda vou tentar instalar ele em dual boot aqui e vou tentar ir ajustando esse carinha ai pra ver se vai legal. Acho que vale a pena não tirar o POP_OS por que além de tudo preciso do notebook pra trabalhar.

1 Like

Putz levei um balde de água fria agora, O Manjaro possui suporte a F2fs e estava querendo instalá-lo, mas meu note é hibrido…

0 Likes

Aqui no arch coloquei pra funcionar, funciona da mesma forma no ubuntu. fiz um script semelhante ao prime-select do ubuntu para alternar entre as duas, até o momento tudo está funcionando de boa, vulkan, nvidia-settings.

Isso não é o bumblebee.

4 Likes

Você pode compartilhar o script pra eu dar uma olhada? :slight_smile:

0 Likes

GitHub - WeeDeadPixels/prime-selector: prime-select for achlinux with sddm, tá aí, é algo bem bobo na verdade, ele exclui a configuração do driver da intel e coloca as configuração da nvidia, e quando você desativa a nvidia, ele faz o caminho inverso excluindo as configurações da nvidia e coloca as da intel.

1 Like

blz obrigado por compartilhar :slight_smile:

0 Likes