Qual a definição para um "Notebook Híbrido"?

Galera, já ouvi pelo menos umas 3 definições diferentes. Afinal de contas, qual a definição de fato para o famoso “híbrido”? Já ouvi falar que ele é:

  1. Aqueles notebooks que destacam do teclado e viram tablets
  2. Notebooks que possuem 2 placas de vídeo (1 dedicada e 1 integrada, como por exemplo, notebooks que possuem Intel HD Graphics e nVidia Geforce 820m)
  3. Tem suporte a todo tipo de upgrade (esse é o menos provável, e por incrível que pareça, li essa definição de um blog sobre notebooks).

Opção 2, que tem uma placa de vídeo integrada e outra dedicada.
Isso é notebook híbrido para mim.
Esses notebooks que viram tablet eu chamo de notebook 2 em 1. :thinking:

Realmente, também é citado que é chamado de 2 em 1: https://www.carrefour.com.br/dicas/tecnologia-e-eletronicos/notebook/o-que-e-notebook-hibrido

Eu tenho um ASUS X450LC, seria ele um notebook híbrido?

1 curtida

Se for esse daqui https://www.asus.com/br/Laptops/X450LC/ segundo o que diz nas especificações, é sim (Com uma placa de video dedicada e uma integrada).

O correto é o item 1… Mas no mundo Linux, a definição 2 é válida (apesar de não achar correta).

1 curtida

Hmm, interessante :thinking:
Teria uma definição específica para notebooks com placas híbridas? Ou seria somente isso mesmo?

Deixa eu por uma lenha na fogueira: eu já tive um desktop com placa de vídeo on-board, daí comprei uma placa de vídeo NVIDIA pra ele. Daí a definição para ele seria desktop híbrido? :thinking:

1 curtida

Não, pois a bios desativa a onboard e passa a processar a parte gráfica na offboard.

O mais acertivo é dizer “com gpu dedicada” (AMD/Nvidia) ou “com gpu integrada” (Intel). Os AMD Ryzen trazem mais uma classificação, já que alguns modelos não apresentam gpu onboard… que é “sem gpu integrada” (apenas para Processadores AMD).

Se vc pegar uma placa mãe de notebook… Verá que o espaço ocupado pela GPU Dedicada, é distinto; e a Intel Graphics fica embutida dentro do processador. E não tem nada de híbrido ou acoplado nas GPUs fisicamente… :rofl: :rofl: :rofl:.

1 curtida

Então, híbrido nesse caso, seria quando se tem uma “gpu dedicada” e uma “gpu integrada” ao mesmo tempo (o caso do Asus X450LC)?

Entendi, então eu estava falando os nomes errados todo esse tempo :joy::joy::joy:
Obg.

1 curtida

No caso, híbrido é aqueles notebooks que viram tablet.
Notebook com uma GPU dedicada e outra integrada não é um notebook híbrido, é apenas um notebook com duas GPUs. Bom, foi isso que entendi :thinking:

Resumindo: notebook híbrido é aqueles que viram tablets, porém as pessoas usam a expressão “notebook híbrido” para se referir aos notebooks que tem uma placa de video dedicada e outra integrada. Isso acaba ficando confuso…

2 curtidas

Talvez se fosse utilizado o termo algo como “vídeo híbrido” seria mais interessante. Aproveitando o tópico, vejo em alguns posts que o S.O. mais interessante para esses tipos de notebooks (Asus X450LC) é as vertentes do Ubuntu, alguém pode me confirmar isso? Eu instalei uma vez o Manjaro nele e não houve problemas (dedicada nvidia geforce 820m).

1 curtida

Pelo que li nesse post Manjaro rodando num notebook Avell é mais recomendado a base Ubuntu, porém não sei quase nada sobre isso, então não posso falar com certeza absoluta.

1 curtida

No meu caso, eu instalei o Ubuntu 18.10 e o driver nvidia-390 no meu ASUS X450LD (nvidia 820m) e funcionou bem. Daí instalei agora o Mint 19.01 e tentei o mesmo procedimento e não funciona de jeito nenhum. Quando instalo o mesmo driver, ao reiniciar, a tela fica preta. Mesmo seguindo o tutorial do Ricardo (canal Cara do TI) na instalação, não deu certo.

Mas estou usando o Mint ainda assim, pois estou gostando da usabilidade dele em comparação ao Ubuntu. Embora eu goste de jogar, não é o meu foco, e os jogos que tenho no Linux funcionam na placa “integrada”.

1 curtida